Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam recuperação de estradas rurais, manutenção de vias urbanas e criação de um programa municipal de arborização

por RAFAELLA publicado 23/02/2022 09h46, última modificação 23/02/2022 09h46
A Câmara também aprovou indicação solicitando a reposição de computadores, na Indústria do Conhecimento, da Vila São João, a fim de que o espaço possa ser melhor utilizado pela comunidade que necessita desse importante atendimento

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 22 de fevereiro, os vereadores apresentaram 12 indicações ao Executivo. Os pedidos oriundos da população foram bastante comentados pelos parlamentares e aprovados por unanimidade de votos. Desde o início dos trabalhos legislativos da Casa, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 42 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação ao Executivo sugerindo que sejam destinados maquinários e funcionários para trabalhar com exclusividade na recuperação das estradas e atendimento ao programa “Porteira Adentro”, tendo em vista que os agricultores e produtores de leite estão encontrando grandes dificuldades de deslocamento e escoamento da produção, necessitando, portanto, de atendimento com urgência. Também solicitou a realização de melhorias, com pavimentação asfáltica, na Rua Irmã Helena Olek, visto que a atual situação da via tem causado transtorno a motoristas e pedestres.

LEOMAR JACUMASSO

O 2º Secretário Leomar Jacumasso apresentou indicação sugerindo a implantação de um redutor de velocidade na Rua João Cândido Ferreira, próximo à pracinha (esquina com a Rua Lino Esculápio), a fim de garantir maior segurança aos usuários da referida via e proximidades. Também solicitou melhorias na Rua Otacilia Andrade Belich, no bairro Stroparo, visando melhorar a trafegabilidade e oferecer mais segurança a quem transita pelo local.

LEOMAR JACUMASSO E NEI CABRAL

Os vereadores Leomar Jacumasso e Nei Cabral, apresentaram indicação sugerindo serviços de recuperação do bueiro existente na Rua Estefano Betezek, esquina com a Rua Adari Fernando Visinoni, no Jardim Virgínia, a fim de que o escoamento da água das chuvas ocorra de maneira adequada.

HELIO DE MELLO

O Presidente Helio de Mello apresentou indicação sugerindo estudos e planejamento para implantação de rede de esgoto na Rua Francisco Setenarki e adjacências, no bairro Lagoa. “Trata-se de uma solicitação dos moradores e sua realização é de extrema importância, visto que o acesso ao saneamento básico é um direito humano e, portanto, deve ser tratado como prioridade, preservando a saúde da população e o desenvolvimento sustentável”, justificou.

Mello também sugeriu trabalho de manutenção das estradas principais que dão acesso ao Distrito de Itapará, pois a comunidade já está empenhada na organização das atividades para a Romaria Penitencial que acontecerá no próximo dia 03 de abril de 2022. O Presidente apresentou indicação também solicitando a criação de um programa municipal de arborização, com o objetivo de, além de embelezar as vias públicas, proporcionar a renovação do ar, elevação da permeabilidade do solo, controle da temperatura e da umidade do ar, controle do clima, poluição sonora e também bem-estar psicológico. Por fim, sugeriu a instalação de internet na UBS do Rio do Couro. “Atualmente os atendentes necessitam se deslocar para utilizar o acesso em uma propriedade particular, o que torna as operações de agendamento de consultas e de coleta de dados pessoais dos pacientes mais lentas e aumenta o tempo de espera. Cabe informar que, em frente à Unidade de Saúde, está disponível a rede de fibra óptica”, afirmou.

VERA GABARDO

A vereadora Vera Maria Gabardo apresentou indicação solicitando a realização de reparos na Rua Ernesto Barby, próximo à Mercearia Dias, no conjunto Joaquim Zarpelon e melhorias na Rua Emílio Scheidit, situada na Vila São João, a qual está bastante esburacada e a falta de conservação. Também sugeriu serviço de patrolamento nas ruas do conjunto Santa Mônica, na Vila São João e a reposição de computadores, na Indústria do Conhecimento, da Vila São João, a fim de que o espaço possa ser melhor utilizado pela comunidade que necessita desse importante atendimento.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Acompanhe as discussões completas do Expediente da Sessão Ordinária no site www.irati.pr.leg.br no ícone “Sessões Gravadas).