Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam pavimentação e melhorias de vias urbanas

Vereadores solicitam pavimentação e melhorias de vias urbanas

por RAFAELLA publicado 28/08/2019 10h45, última modificação 28/08/2019 10h53
Vereadores solicitam pavimentação e melhorias de vias urbanas

Sete projetos foram apreciados na Ordem do Dia

   Na Sessão Ordinária do dia 27 de agosto, quatro novos Projetos de Lei do Executivo e Legislativo, além de quatro Indicações dos vereadores foram lidas no Expediente. Na Ordem do Dia, sete projetos foram apreciados. A Tribuna Popular foi utilizada pela Secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski, que discorreu sobre a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Irati, que será realizada no dia 25 de outubro.

   O vereador Alberto Schereda apresentou indicação sugerindo a realização de serviço de tapa-buracos na Rua Beija Flor, no bairro DER e na Rua Angelim Mosele, no bairro Jardim Califórnia. Nivaldo Bartoski solicitou que seja refeita, com urgência, a ponte na comunidade de Faxinal dos Antônios, que passa pela residência do Sr. Carlinhos Diatchuk e também a construção de uma nova ponte nas proximidades da residência do Sr. José Ternopouski.

    José Bodnar sugeriu a execução de pavimentação no Bairro São Francisco I: Rua Nestor Clair entre a Rua Nove e a Rua Sete; Rua Nove entre a Rua Albino Grigoleti e Alameda Virgilio Moreira; Rua Justina Stankzyk de Castro Entre a Rua Albino Grigoleti e Alameda Virgilio Moreira. “As vias mencionadas estão localizadas nas proximidades da Recapadora do Gaúcho e da Mecânica Agrícola Sabiá. O trecho de pavimentação solicitado corresponde a aproximadamente 600 metros lineares com 7,00 m de largura, compreendendo aproximadamente 4.200,00 m². O pedido se justifica pelo fato de que os moradores dessa localidade estão solicitando há muito tempo essa melhoria. Além disso, após a pavimentação, se tornará uma rota rápida de acesso aos Bairros Canisianas e Vila Nova e ao Hospital Agnus Dei, melhorando a qualidade de vida dos moradores das redondezas, além da melhoria da acessibilidade”, destacou.

   Os Presidente Nei Cabral e o vereador Rogério Luís Kuhn solicitaram que seja enviado ofício ao Colégio Estadual de Gonçalves Junior, direcionado à Diretora Eliane, a fim de convidar o aluno Alan Henrique Pedroso a comparecer nesta Casa de Leis para explanar sobre os projetos dos quais tem desenvolvido, participado e se destacado, referentes ao Meio Ambiente.

ORDEM DO DIA

    Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados os projetos nº 069/2019, que autoriza o Executivo a receber em reversão, imóvel que especifica e dá outras providencias; nº 071/2019, autoriza abertura de crédito adicional suplementar e especial na importância de até R$ 2.850.000,00 para dar continuidade na execução de projetos de construção de creches municipais e os do Legislativo nº 032/2019 (Edson Luís Elias, Alberto Schereda e Helio de Mello), que denomina ruas do bairro Colina Nossa Senhora das Graças, como se indica e o nº 033/2019 (Roni Surek), que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor Sandro Alex.

   O Projeto de Lei nº 031/2019 (Roni Surek), que institui no Calendário Oficial de Eventos no Município o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal teve pedido de vistas feito pelo vereador José Bodnar aprovado.

   Em primeira votação foram aprovados os projetos do Executivo nº 072/2019, que autoriza o Executivo a doar área de terra para implantação de Delegacia Cidadã no Município de Irati e dá outras providências e o do Legislativo nº 034/2019 (Marcelo Rodrigues), que altera a denominação da Rua Bolívia, localizada em Engenheiro Gutierrez, para Rua Osvaldo Correia dos Santos. 

PALAVRA-LIVRE

    Roni Surek disse ter recebido inúmeras ligações de funcionários referente ao Substitutivo ao Projeto de Lei nº 046/2019, que adentrou nesta Casa. “Muitos até pedindo desculpas, mas sempre digo que político tem que estar 24 horas disponível para o povo”, afirmou. Surek agradeceu a visita do Padre Mansueto nesta terça-feira (27), que esteve visitando meu gabinete junto com a Presidente da Câmara de Imbaú, Professora Maristela. O vereador contou que eles vieram visitar e conhecer a Santa, pois pretendem, através um voto de fé investir no turismo religioso daquele município colchoando lá a imagem de São José no morro. “Na sexta-feira (30), estarei indo para lá retribuir a visita e participar de uma cavalgada, além de conhecer a Casa de Leis”. Surek agradeceu a presença da Diretora da Escola Padre Wenceslau, Claudia e das vereadoras mirins na Sessão. “Se nós investirmos e cuidarmos das nossas crianças não precisaremos puni-los mais tarde”. Referindo-se ao Padre Wenceslau, o vereador lembrou algumas indicações. “Faz três meses que estive lá e a promessa de que iriam instalar as redes de proteção não foi cumprida até agora. Isso se estende também à Escola Tancredo Martins. Serviço importante, pois recebi a mensagem de uma diretora repassando uma nota de saúde pública, para que as crianças não cheguem perto dos pombos, pois quando eles batem as asas, é necessário prender a respiração para não aspirar a meningite fúngica, causada por um fungo presente nas fezes dos mesmos”, alertou. Roni chamou atenção também para a Academia Impacto, onde o Leandro Bugai dá aulas para alunos recomendados por psicólogos. “Em dezembro foram encerrados os pagamentos, ficou de ser reenviado em fevereiro, e até agora nada. Existe inclusive um abaixo-assinado dos frequentadores da Academia”. Por fim, o parlamentar agradeceu pela melhoria que foi feita na praça da Matriz Etelvina Gomes.

   Nivaldo Bartoski registrou os pêsames à família da Professora Margarida Folmer que faleceu recentemente, a qual foi sua professora. “Registro meu apreço à família”. O vereador leu também uma mensagem do Padre Dionísio da Paróquia de Irati, o qual agradeceu pelo seu apoio e presença na Festa do Itapará. Bartoski comentou: “é para isso que serve o celular, como ferramenta de trabalho, as vezes nos entristece receber mensagens marotas, ou publicações que denigrem a imagem das pessoas. Que isso sirva de exemplo, não compartilhe mensagem que denigrem a imagem das pessoas. Faça a diferença”, alertou.

   Helio de Mello comentou a respeito do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 046/2019 que trata do sistema de classificação do plano de carreira dos servidores públicos municipais. “É um PL que está voltando para esta casa e deverá ir para as comissões, não tem muito o que a câmara alterar no projeto. Confesso que ainda não li, estamos recebendo hoje. Precisamos montar uma comissão e conversar com as pessoas e com o sindicato para analisarmos se aprovamos ou não. Ainda temos bastante tempo para trabalhar”. Mello cumprimentou também os alunos do Colégio Padre Baltzar do Itapará, que estavam presentes na Sessão e as mirins da Escola Padre Wenceslau. “Acredito que é através da educação e de projetos dentro da escola que podemos fazer a sociedade pensar. Se hoje temos grandes profissionais na sociedade é porque temos professores. Parabéns por estarem participando da Sessão. Precisamos mostrar que o espaço eletivo não pode se tornar emprego e sim espaço de pessoas comprometidas com a comunidade”, destacou. Mello também alertou: “O nosso interior precisa de mais atenção, tenho usado essa frase neste espaço. No requerimento nº 023, semana passada, solicitei informações sobre o quanto foi arrecado em 2018 através da nota do produtor rural, o quanto eles contribuíram de imposto para Irati e o país. Precisamos de melhor atendimento para as pessoas que residem no interior. Que tipo de lazer eles tem na área rural?”, indagou. O parlamentar comentou que no dia 15 de novembro de 2013 esta casa aprovou o projeto do Porteira Adentro. “Na cidade existe o Progride, ou seja, quando o empresário quer construí, ele tem direito a tantas horas máquinas, no interior o agricultor vai plantar fumo e não tem direito a uma hora de máquina para construir sua estufa. Na época, fomos atrás e criamos a lei autorizando o prefeito a fazer este tipo de serviço. Mas não é o que vem ocorrendo. Todos os agricultores precisam ser atendidos de forma igual. Ou faz para todos ou não faz para nenhum”, concluiu.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO