Vereadores solicitam fornecimento de lanche a pacientes que realizam tratamento fora domicilio e requerem informações sobre aquisição de medicamentos à Secretaria de Saúde
Durante a 21ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 1º de julho, os vereadores apresentaram 16 indicações e dois requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 433 indicações e 54 requerimentos ao Executivo.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda sugeriu o fornecimento de lanche para os pacientes e seus acompanhantes, que utilizam o transporte destinado a Curitiba para realizar tratamento de saúde. “Muitos desses pacientes são carentes e não dispõem de recursos financeiros para fazer sequer uma refeição durante o dia em que vão à capital e, na maioria das vezes, ficam em jejum o dia todo, comprometendo ainda mais o estado de saúde de quem depende desse serviço público”, alertou. Também solicitou a manutenção das estradas rurais, especialmente nas localidades da Serra do Papuã (nas proximidades da propriedade do produtor agrícola Roberto Shasco) e do Pinho de Baixo (no trecho que dá acesso ao Barro Preto) com serviços de cascalhamento, patrolamento e alargamento, de modo a garantir melhores condições de tráfego, segurança e mobilidade rural.
SYBIL DIETRICH
A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugere que seja implantado na Secretaria de Assistência Social e na Secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, um sistema informatizado de dados dos atendimentos e famílias acompanhadas pelas equipes, como forma de facilitar e qualificar os atendimentos prestados para a população. “Para maior efetividade, sugere-se ainda que o sistema seja interligado com outras políticas públicas de saúde, educação, segurança pública e demais pertinentes”, justificou. Também apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Existem licitações vigentes para aquisição de medicamentos para a Secretaria Municipal de Saúde? Em caso afirmativo, qual prazo e quais medicamentos e quantidades serão adquiridos? Houve aquisição de medicamentos no ano de 2025? Em caso afirmativo, quais medicamentos e em quais quantidades? Quais as providências estão sendo tomadas em relação à falta de medicamentos, tanto nas Unidades Básicas de Saúde, como no Pronto Atendimento Municipal, situação que tem gerado inúmeras reclamações por parte da população?”, indagou. Também apresentou requerimento solicitando que seja encaminhado relatório com todos os dados da pesquisa realizada com os familiares das crianças que frequentam os CMEIS, a respeito da redução da carga horária de funcionamento. E que seja realizado e fornecido um levantamento detalhado das famílias que utilizam este serviço com horário estendido, para que seja possível acompanhar o processo.
SILVANA TERESINHA RZEPKA
A líder do prefeito, Silvana Teresinha Rzepka, sugeriu a realização de melhorias na via pública localizada em frente ao CEJU – Centro da Juventude, tendo em vista que o acesso ao local se encontra bastante prejudicado, dificultando a circulação de veículos e pedestres, bem como comprometendo a segurança e o conforto dos frequentadores do espaço.
HELIO DE MELLO
O Presidente Helio de Mello sugeriu a elaboração de projeto de pavimentação asfáltica no trecho que liga a localidade do Rio do Couro até o Cerro da Ponte Alta, totalizando aproximadamente cinco quilômetros, a fim de que se possa buscar recursos junto aos governos estadual e federal, bem como junto a parlamentares que possam destinar emendas, viabilizando a futura execução da obra, que trará benefícios diretos à comunidade local e ao desenvolvimento regional. Também solicitou a construção de uma mini arena esportiva do projeto “Meu Campinho” no Distrito de Itapará, o qual abrange diversas comunidades rurais, as quais, através da implantação de um espaço com gramado sintético, iluminação e estrutura de apoio, serão beneficiadas com incentivo ao esporte, maior qualidade de vida, inclusão social e fortalecimento dos vínculos comunitários.
Helio requereu a implantação de um redutor de velocidade na Rua Polônia, nas proximidades da oficina Ouro Verde, atendendo ao pedido de moradores da região, que demonstram preocupação com a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, tendo em vista o excesso de velocidade praticado por veículos que trafegam pela via. Manutenção da pavimentação asfáltica na comunidade de Gonçalves Júnior, onde diversos trechos da via apresentam buracos e desgaste, prejudicando o tráfego e colocando em risco a segurança dos motoristas e pedestres. “Ressalta-se, em especial, a necessidade de intervenção nas imediações da lanchonete Rancho do Padre, nas proximidades da ponte, onde o asfalto se encontra bastante comprometido, exigindo reparos urgentes”, alertou. Por fim, indicou serviços de abertura e cascalhamento da estrada que liga a comunidade do Rio do Couro até Boa Vista do Pirapó, via rural de grande importância, por onde são transportadas diversas toneladas de produtos agrícolas e que faz a ligação entre comunidades vizinhas, sendo fundamental a sua manutenção para o escoamento da produção, deslocamento de moradores, transporte escolar e acesso a serviços básicos.
ALCIDES CEZAR PINTO
O vereador Alcides Cezar Pinto sugeriu a realização de serviços para melhorias urgentes na Rua José Freitas dos Santos, no bairro Engenheiro Gutierrez, via que dá acesso à Unicentro e à Faculdade Campo Real. “De acordo com informações, a água fica parada no asfalto, e há um grande fluxo de veículos na via, especialmente, nos horários de entrada e saída das aulas, aumentando ainda mais o perigo de acidentes. Também se faz necessário a construção de calçadas entre as duas faculdades, visando a segurança e acessibilidade dos estudantes e demais pedestres”, alertou. Também indicou melhorias na Rua Pedro Almeida Ferreira, aproximadamente 80 metros de asfalto, no Conjunto Zarpellon. “O pedido partiu da moradora Sra. Solange Andrade, que relatou a precariedade do trecho”. Solicitou ainda ao Serviço de Abordagem - CREAS a intensificação do trabalho de abordagem das pessoas que se encontram em situação de rua neste período de dias chuvosos e frios. Por fim, sugeriu melhorias nas estradas das comunidades de Volta Grande, Linha Ordenança e Linha B que se encontram em estado precário de conservação e vem acarretando prejuízos aos usuários. “Também se faz necessário serviços de melhorias com alargamento da ponte na comunidade de Volta Grande, que é bastante utilizada por maquinários. O pedido partiu do morador da localidade Sr. Adriano Mudrei”.
TERESINHA MIRANDA VERES
A vereadora Teresinha Miranda Veres solicitou melhorias na travessia elevada localizada na Avenida Getúlio Vargas, incluindo a recuperação e o nivelamento da mesma, que está desgastada e com trechos comprometidos. “Na mesma via se faz necessária a revitalização da pintura das faixas de pedestres e da sinalização viária vertical e horizontal, oferecendo maior segurança para pedestres e motoristas”, alertou. Também sugeriu a pavimentação asfáltica da Rua São Tomé, situada no bairro Vila São João, com o objetivo atender à solicitação dos moradores da referida via, que enfrentam diariamente dificuldades de acesso devido à falta da melhoria. Por fim, recomendou serviços de recuperação no trecho da Rua Zeferino Bittencourt, em frente ao estabelecimento Móveis São José, onde houve um afundamento do asfalto, comprometendo o tráfego de veículos e colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





