Vereadores solicitam ao Executivo melhorias em diversos bairros do município
Durante a 10ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 15 de abril, os vereadores apresentaram 13 indicações e dois requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 229 indicações e 27 requerimentos ao Executivo.
HELIO DE MELLO
O Presidente Helio de Mello apresentou indicação sugerindo que seja requerido, junto aos órgãos ambientais competentes, a devida licença ambiental para a retirada das árvores situadas na faixa de domínio da estrada rural que liga Irati ao Distrito de Itapará, onde, em diversos pontos ao longo da via, as árvores estão prejudicando a visibilidade dos motoristas, oferecendo riscos à segurança do tráfego local. “Sugere-se ainda que, obtida a autorização ambiental, seja possibilitado aos próprios proprietários das áreas lindeiras a realização do corte das árvores, bem como o aproveitamento da madeira retirada, conforme critérios a serem definidos em conjunto com os órgãos responsáveis, garantindo-se a legalidade e a sustentabilidade do processo”, solicitou. Também recomendou a realização, com urgência, de serviços de manutenção e adequação na estrada que liga Gonçalves Junior à Linha B de Gonçalves Junior, onde, conforme relato dos moradores, há um barranco ao longo do referido trecho com pedras se soltando, o que tem provocado desmoronamentos e comprometido a segurança de quem trafega pelo local, razão pela qual se faz necessária a realização de adequação para evitar acidentes, garantir a trafegabilidade e preservar a integridade da via.
Helio ainda apresentou requerimento solicitando informações sobre situação da regularização fundiária dos imóveis localizados no bairro Vila Nova. “Se foi realizado cadastramento para o programa? Quantas famílias serão atendidas? Qual o cronograma ou previsão de conclusão do processo, tendo em vista que algumas famílias relatam que efetuaram o pagamento, já há algum tempo e, até o momento, não receberam as escrituras?”
SYBIL DIETRICH E MARCELO DUDA
Sybil Dietrich e Marcelo Duda requerem informações atualizadas a respeito do quadro de funcionários comissionados da Prefeitura Municipal com relatório completo, contendo nomes, cargos, atribuições e remunerações.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda sugeriu que sejam realizadas obras de pavimentação no bairro Santa Mônica, onde apenas três ruas ainda não possuem a benfeitoria e estão em situação que causa transtornos aos moradores, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. Também solicitou que seja dado início ao projeto de pavimentação das vias do bairro Vila Raquel, tendo em vista a grande demanda dos moradores, que há anos pedem por melhorias na infraestrutura urbana do local.
DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE
Dr. João Henrique Sabag Duarte sugeriu a realização de melhorias na Rua Tibagi, que está com diversos pontos comprometidos, bem como a colocação de tampa no bueiro existente na esquina da Escola José Siqueira Rosas, visando melhorar as condições de tráfego e evitar acidentes. Também recomendou melhorias na quadra de esportes do bairro Jardim Virgínia, visando proporcionar um ambiente adequado para a prática esportiva e para o lazer, contribuindo com a qualidade de vida dos moradores e incentivando hábitos saudáveis. E, por fim, indicou melhorias nas ruas do bairro Choma, que não possuem qualquer tipo de pavimentação e encontram-se em condições precárias de tráfego.
TERESINHA MIRANDA VERES
A vereadora Teresinha Miranda Veres indicou a implantação de sinalização viária, horizontal e vertical, nas ruas do bairro Nossa Senhora da Luz, visando à melhoria da segurança e organização do trânsito local.
SELMO VIEIRA
O Vice-presidente Selmo de Lima Vieira apresentou indicação sugerindo a instituição, mediante Projeto de Lei, do projeto “Xadrez na Escola”, introduzindo o ensino do xadrez nas escolas públicas municipais, como componente curricular, considerando que a prática se trata de uma ferramenta pedagógica de grande valor, reconhecida mundialmente por contribuir significativamente no desenvolvimento cognitivo dos alunos, estimulando o raciocínio lógico, a concentração, a memória, a criatividade, a tomada de decisões e o respeito às regras. Também solicitou a retirada dos entulhos acumulados sobre o passeio da Rua Mato Grosso, no bairro Vila São João, que tem prejudicado o tráfego dos pedestres, além de comprometer a limpeza urbana e a salubridade do local. Pediu ainda, que seja desenvolvido um projeto para implantação de uma escolinha de futebol no bairro Engenheiro Gutierrez, visando promover a descentralização do acesso ao esporte, oferecendo oportunidade para que crianças e adolescentes do bairro possam praticar atividades esportivas, sem a necessidade de se deslocarem aos centros de treinamento localizados em regiões mais distantes.
Selmo sugeriu também, a pedido dos moradores, melhorias na infraestrutura da parte final da Rua Expedicionário José de Lima, localizada ao lado do Rio das Antas, que não possui saída e é conhecida como "rua dos canos", onde, em períodos de chuva, ocorre acúmulo de água causando transtornos e dificultando a passagem de veículos e pedestres. “Além disso, o local necessita cascalhamento, visando melhorar a trafegabilidade e a segurança para quem reside e se desloca pela via”. E, por fim, recomendou que seja requerido junto ao Instituto Água e Terra (IAT) a devida autorização para a realização de dragagem do Rio das Antas, nas proximidades da Rua Expedicionário José de Lima. “A presente solicitação atende ao pedido dos moradores da região, que vêm enfrentando alagamentos constantes, causados pela aproximação do rio às residências. A dragagem é uma medida urgente e necessária para minimizar os riscos e transtornos causados pelas enchentes, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população local”, alertou.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





