Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam ao Executivo estudos para isenção de tributos às empresas de transporte de passageiros

por RAFAELLA publicado 09/06/2021 10h14, última modificação 09/06/2021 10h14

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 8 de junho, os vereadores apresentaram 11 indicações e um requerimento ao Executivo. Os pedidos apresentados atendem os anseios da população e foram aprovados por unanimidade de votos. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura oito requerimentos e 166 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira requereu informações sobre a previsão de entrega dos cartões do Programa Municipal “Cartão Prato Cheio” à população, tendo em vista que a Lei nº 4.883 que instituiu o benefício foi aprovada e encaminhada ao Poder Executivo em 22 de abril de 2021.

Ronaldo justificou dizendo que havia protocolado este requerimento na semana passada, porém, nesta segunda-feira (7 de junho) a Secretaria de Assistência Social informou que no dia 14 será iniciada a entrega dos cartões do Programa, que beneficiará famílias com três parcelas de R$ 150,00 para compra de alimentos. O vereador disse ainda que os cartões serão repassados pelas equipes dos CRAS às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.

VERA GABARDO

A vereadora Vera Maria Gabardo apresentou indicação solicitando a pavimentação da Rua São Paulo (trecho de aproximadamente 300 metros), iniciando na Av. João Protezek, sentido Pró Morar II. “O pedido é uma reivindicação dos moradores, pois tal pavimentação atenderá diversas famílias e, inclusive, já existe um abaixo-assinado protocolado junto a administração”, justificou a parlamentar.

Vera também sugeriu que seja realizada com urgência nova pintura nas faixas de pedestres e travessias elevadas em todas áreas do município. “Os referidos dispositivos visam proporcionar respeito mútuo entre motoristas e pedestres. A ausência e a má sinalização fazem com que os pedestres, muitas vezes, deixem de usar as faixas e atravessem as vias públicas em locais impróprios, colocando em risco a própria segurança e a segurança de terceiros”, alertou Gabardo.

NEI CABRAL

O vereador Nei Cabral sugeriu que seja reinstalado o parquinho infantil na Vila São Pedro, no espaço localizado junto à quadra esportiva. De acordo com Nei, através das brincadeiras, as crianças desenvolvem muitas habilidades: perceptivas, motoras, raciocínio, criatividade e têm grande capacidade de estimular o convívio em grupo, ou seja, brincar é ingrediente fundamental na infância tanto para o desenvolvimento físico e intelectual, quanto para a saúde mental da criança por meio da socialização e da interação”, justificou o vereador.

TERESINHA MIRANDA VERES

A Vereadora Teresinha Miranda Veres recomendou que sejam adotadas as medidas necessárias, a fim de assegurar agilidade na vacinação dos profissionais de Educação Física, conforme orientação para distribuição de vacinas contra Covid-19 encaminhada pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado. “Os profissionais de Educação Física integram grupos multiprofissionais em diversas esferas na área da saúde, atuando no atendimento direto ao público e, muitas vezes, em contato com indivíduos portadores de comorbidades que estão associadas às complicações fatais da Covid, além de estarem em contato direto com crianças e adolescentes durante o período letivo”, alertou. Tere também solicitou a instalação de um ponto de espera, com bancos e cobertura, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de oferecer mais segurança e dignidade para os pacientes e seus acompanhantes, que se deslocam em tratamento para a capital do Estado.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto solicitou a reconstrução da ponte de madeira sobre o rio localizado entre as ruas Teixeira Soares e Aurora, no bairro Rio Bonito, próximo a residência do Sr. Marcelo Fink. “A referida ponte foi levada pelas águas na última enchente registrada em janeiro deste ano”, contou. Sugeriu também a troca de manilhas entre as ruas do Sossego e João Anciutti, no bairro Vila Matilde; implantação de uma travessia elevada na Rua Adão Panka, no bairro Rio Bonito e a troca da tampa de boca de lobo na Rua das Funcionárias, no bairro Jardim Planalto. Por fim, Alcides ainda recomendou à Secretaria Municipal de Assistência Social a inclusão de álcool em gel nas cestas básicas distribuídas à população.

HELIO DE MELLO

O Presidente Helio de Mello requereu estudos a fim de conceder isenção de tributos, para o exercício de 2021, às empresas de transporte de passageiros, escolar, fretamento e turismo. “A proposta é uma medida justa para atender essa parcela da população, que vem sofrendo com severas dificuldades, tendo em vista, que o segmento está há mais de um ano sem operar, devido à pandemia do Coronavírus e não recebeu durante esse período qualquer forma de auxílio governamental”, justificou Mello.

Os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos e encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.