Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam ao Executivo a criação de Política de Resíduos Sólidos

Vereadores solicitam ao Executivo a criação de Política de Resíduos Sólidos

por RAFAELLA publicado 25/08/2021 09h45, última modificação 25/08/2021 09h43
“A sugestão é que a Secretaria de Meio Ambiente disponibilize um caminhão caçamba para recolhimento em pontos pré-determinados nas comunidades do interior e, posteriormente, o lixo seja levado ao aterro sanitário ou reciclagem”, afirmou José Ronaldo Ferreira
Vereadores solicitam ao Executivo a criação de Política de Resíduos Sólidos

As indicações foram bastante elogiadas pelos parlamentares e aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 24 de agosto, os vereadores apresentaram 11 indicações ao Executivo. Os pedidos que atendem os anseios da comunidade foram aprovados por unanimidade de votos. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 10 requerimentos e 256 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando ao Executivo a instituição de Política Municipal de Resíduos Sólidos, regulamentando a gestão e o gerenciamento dos resíduos no município, especialmente a coleta do lixo no interior. De acordo com o vereador, o acúmulo de lixo nas propriedades rurais é cada vez maior, plástico, vidros, latas entre outros, e acabam muitas vezes sendo depositados em locais inadequados ou indo parar nos rios e córregos. A sugestão é que a Secretaria de Meio Ambiente e Ecologia contrate ou disponibilize um caminhão caçamba para recolhimento em pontos pré-determinados nas comunidades e, posteriormente, seja levado ao aterro sanitário ou reciclagem, contribuindo com o meio ambiente”, alertou Ronaldo dizendo que se faz necessário ainda que seja iniciado um processo educativo para a população, visando informar e conscientizar sobre a importância do descarte e separação correta dos resíduos. “O pedido é uma reivindicação recebida de moradores e estudantes das comunidades de Rio Preto, Pirapó e Campina do Guamirim, os quais estão preocupados com a questão ambiental e de saúde pública”, justificou.

O parlamentar também sugeriu a realização de recape asfáltico na Rua Expedicionário Emílio Scheidt, na Vila São João e a retirada do ponto de ônibus situado na Rua Wilson Trevisan (próximo ao nº 196), na Vila Matilde, o qual não vem sendo utilizado, e que o mesmo seja recolocado na Rua Expedicionário Emilio Scheidt no acesso ao Residencial Cartoon, oferecendo aos usuários proteção contra a ação do tempo, proporcionando maior comodidade a quem aguarda a passagem do transporte.

LEOMAR JACUMASSO

O 2º Secretário Leomar Jacumasso apresentou indicação sugerindo melhorias na Rua Adari Fernando Vizinoni, na Vila São Pedro e na Rua das Macieiras, no bairro Floresta, a quais se encontram em condições bastante precárias, comprometendo a passagem segura dos usuários.

NEI CABRAL

Nei Cabral sugeriu a elaboração e execução de um projeto para revitalização da Rua da Cidadania, com a instalação de cobertura, bicicletário, iluminação led, bancos, lixeiras, quiosque de informações e arborização, tornando o espaço mais atrativo e agradável para seus frequentadores.

WILSON KARAS

O vereador Wilson Karas apresentou indicação solicitando, a pedido dos moradores, a realização de patrolamento e demais serviços para recuperação da estrada do Rio da Prata, pois a via apresenta muitos pontos críticos que comprometem a passagem segura dos moradores.

VERA GABARDO

A vereadora Vera Maria Gabardo, sugeriu ao Executivo, a pedido dos proprietários do Mercado Santana e dos moradores, a pavimentação asfáltica da Rua Pernambuco, visto que o calçamento é antigo e encontra-se danificado, prejudicando o deslocamento seguro de motoristas e pedestres. Também sugeriu a contratação de uma equipe de varredores das ruas para manter as vias públicas e os pontos de ônibus limpos e organizados.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto indicou ao Executivo a instalação de um parque infantil no bairro Santo Antônio, próximo da quadra de areia. “O referido playground visa estimular a atividade física, habilidades, capacidades e a interação entre as crianças, além de promover também a integração entre os moradores, garantindo mais qualidade de vida a todos”, justificou o parlamentar. Alcides também sugeriu melhorias urgentes na Rua José Calvino no bairro Rio Bonito, próximo do número 100. Segundo ele, a referida via encontra-se com muitos buracos, causando prejuízos aos usuários. Por fim, o vereador solicitou à Comissão de Trânsito estudos para implantação de um redutor de velocidade na Rua Silvério Doniak, no bairro DER. “Segundo os moradores, esta via possui grande fluxo de veículos que trafegam em alta velocidade comprometendo a segurança dos pedestres, ciclistas, crianças e idosos que também utilizam a via”, explicou o vereador.

Os pedidos foram reforçados pelos vereadores durante a discussão do Expediente, os quais explanaram sobre as demandas da população e necessidade de atendimento com urgência das indicações. Aprovadas por unanimidade de votos, as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.