Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam abertura de poços artesianos nas comunidades rurais de Pinheiro Machado, Itapará e Cadeado Grande

por RAFAELLA publicado 11/11/2020 14h14, última modificação 11/11/2020 14h14

(Foto ilustrativa)

Na Sessão Ordinária do dia 10 de novembro, seis indicações do Legislativo foram lidas no Expediente. Na Ordem do Dia, três projetos de lei foram aprovados e na palavra-livre os vereadores discorreram sobre diversos assuntos.

O vereador José Jair Pereira apresentou indicação solicitando a instalação de iluminação no Cemitério do Monjolo, para possibilitar à população a realização de cerimônias ao entardecer e no período noturno. “Tal melhoria também servirá para resguardar e preservar o local contra a ação de vândalos”, destacou. O parlamentar também sugeriu serviço de patrolamento na Rua Nicarágua, no bairro Engenheiro Gutierrez, pois a mesma necessita de manutenção, com urgência, a fim de oferecer mais segurança no deslocamento de moradores e usuários.

O Presidente Nei Cabral solicitou a realização de abertura de poços artesianos nas localidades de Itapará e Pinheiro Machado. A solicitação, segundo ele, irá impactar diretamente na qualidade de vida de todos os moradores das referidas comunidades, razão pela qual solicita-se que seja realizado com urgência o serviço, visando atender os anseios da população. Helio de Mello reforçou a indicação do Presidente, relembrando que já fez este pedido também, incluindo além de Pinheiro Machado a comunidade de Cadeado Grande.

Roni Surek requereu a reconstrução da passarela localizada atrás do Pátio de Máquinas da Prefeitura. “A falta de uma passagem adequada e segura está causando transtornos e dificuldades aos moradores e usuários”, alertou. Solicitou também a construção de passeios públicos na Avenida João Stoklos, no trecho compreendido entre o Posto Integração e a empresa Fobrás, com a finalidade de melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança aos pedestres. E, por fim, indicou a realização de melhorias na Travessa Irmã Helena Olek, onde a falta de conservação da via tem causado transtornos a motoristas e pedestres.

Antes de passar para a Ordem do Dia, o Presidente Nei Cabral informou que o Veto Parcial encaminhado pelo Executivo, lido no Expediente da Sessão, será encaminhado para Votação Única da Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 17 de novembro.

ORDEM DO DIA

Em segunda votação, o projeto de lei nº 043/2020 (Rogério Luís Kuhn), que dispõe sobre proibição de atos de comércio, propaganda, distribuição de folhetos, arrecadação de ajuda financeira ou qualquer ato que possa gerar perigo ou obstáculo para o trânsito de pedestres e veículos nas vias públicas e logradouros do Município de Irati. foi aprovado com Emenda Modificativa de autoria dos vereadores Alberto Schereda e José Bodnar. A Emenda apresentada exclui da proposição a proibição quanto à prática de propaganda e a distribuição de panfletos, visto que referida vedação traria impactos financeiros negativos aos comerciantes locais, os quais se utilizam desta ferramenta para divulgar suas atividades. Além disso, segundo os proponentes da Emenda, entendeu-se mais conveniente que a proibição se refira apenas às faixas de segurança das vias públicas, excluindo-se do texto legal a proibição originária que abrangia as pistas de rolamento e passeios.

Já em primeira votação foram aprovados os projetos de lei do Legislativo nº 044/2020 (Helio de Mello), que altera dispositivo da Lei Municipal nº 4.652, que “Denomina ruas do Loteamento Vila Verde, no bairro Alto da Lagoa, como se indica” e o nº 045/2020 (Roni Surek), que denomina Rua Sem Denominação, no Loteamento Margarida, de Rua João Dirceu Laroca.

Na palavra-livre, os vereadores abordaram diversos assuntos.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.