Vereadores requerem informações sobre os atendimentos do pré-natal e solicitam medidas para agilizar as consultas ginecológicas
Durante a 16ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 27 de maio, os vereadores apresentaram 18 indicações e dois requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 342 indicações e 44 requerimentos ao Executivo.
ALCIDES CEZAR PINTO
O vereador Alcides Cezar Pinto apresentou indicação sugerindo a construção de uma nova ponte na Rua Rodolfo Yurk, no bairro Vila São João, e ainda, a dragagem do rio que corta a região, com o objetivo de amenizar os constantes alagamentos que têm causado inúmeros transtornos à população local. “A presente solicitação é fundamentada no abaixo-assinado apresentado por mais de 60 moradores dos bairros Vila São João e adjacentes, representados pelo Sr. José Valdemir dos Santos. Conforme relatado pelos signatários, a ponte existente na Rua Rodolfo Yurk encontra-se em condições precárias, não resistindo às fortes chuvas que atingem a região, especialmente em épocas de enchentes. Durante a última ocorrência, as águas do rio transbordaram e alagaram toda a Avenida Paraná, isolando os bairros e comprometendo a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos moradores”, justificou. Alcides também solicitou, a pedido do morador que reside na Rua Abilio Carvalho Bastos, nº 700, o rebaixamento do meio-fio, para que possa adentrar com o veículo em sua residência, visto que após finalizadas as obras da ciclovia, o imóvel ficou sem acesso. Requereu a pedido do morador Sr. Murilo Brandalize, a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento na estrada geral da comunidade de Mato Queimado. A pedido da Sra. Carolina Marochi, sugeriu a realização de serviços de cascalhamento na única rua que dá acesso à sua residência no prolongamento da Rua Padre Delile Pinto Ribeiro, no bairro Canisianas. “Segundo a moradora, devido às enchentes a referida via ficou em péssimas condições de uso e precisa urgente de melhorias, pois a mesma dá acesso a diversas residências. Este pedido, conforme a solicitante, já foi realizado junto à Prefeitura Municipal, por meio do protocolo nº 1694/2025, mas, até o momento, não foi atendido”, justificou. Por fim, o vereador ainda solicitou que seja realizado na Rua Paulo Xisto, em frente ao terreno baldio (defronte à empresa Uliana), um recuo no passeio para que os caminhões e demais veículos possam adentrar à empresa sem dificuldades. Solicita-se também que, ao realizar a pavimentação da Rua Segismundo Gnatkoski, seja preservado o passeio público.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda sugeriu que sejam adotadas medidas urgentes para agilizar os atendimentos de ginecologia na rede municipal de saúde, considerando que, atualmente, as mulheres que necessitam de atendimento ginecológico são, inicialmente, encaminhadas a um clínico geral, o que gera atrasos no diagnóstico e tratamento. “Após essa primeira consulta, as pacientes são encaminhadas ao setor de Consultas Especializadas e Cirurgias (Casa Verde), onde enfrentam uma longa fila de espera para conseguir atendimento com um especialista ginecologista, situação que tem gerado grande insatisfação entre as usuárias do sistema público de saúde, além de comprometer a qualidade da assistência à saúde da mulher”, alertou. O vereador também indicou melhorias na Rua Gralha Azul, no bairro Alto da Lagoa, contribuindo para a segurança e qualidade de vida da população local, além de facilitar o tráfego de veículos e pedestres. Sugeriu que, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, seja realizada vistoria técnica e posterior intervenção na Rua Santo Antônio de Pádua, no bairro Riozinho, nas proximidades do número 26, onde, segundo os moradores, tem ocorrido frequentes alagamentos que atingem inclusive o interior das residências, causando transtornos e prejuízos. E, por fim, requereu a pedido dos moradores do Bairro Van Der Neut, a extensão da linha de transporte público que atende a região, para que contemple, ao menos, o trajeto até a Escola e CMEI Eduardo Laars, no bairro Camacuã, contribuindo significativamente para a qualidade de vida da população local, promovendo maior acessibilidade e inclusão social.
SYBIL DIETRICH
A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugeriu que sejam realizados investimentos em uniformes, instrumentos de trabalho e formação continuada para os agentes municipais de trânsito, profissionais que desempenham um papel fundamental na organização, fiscalização e educação no trânsito urbano, sendo responsáveis por garantir a segurança e a fluidez nas vias, motivo pelo qual é essencial que estejam adequadamente equipados e capacitados. Também solicitou estudos técnicos visando à viabilidade de implantação de um Posto de Saúde no Bairro Vila Nova, com o objetivo atender a população residente na região, proporcionando maior comodidade aos moradores, além de contribuir para a descentralização dos atendimentos, reduzindo a demanda de outras unidades já sobrecarregadas. A vereadora ainda requereu estudo técnico de viabilidade para a implantação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na comunidade do Pinho de Baixo, onde muitos pais e responsáveis enfrentam dificuldades para conciliar o trabalho com os cuidados dos filhos, pela falta de um local adequado e seguro onde possam deixá-los durante a jornada de trabalho. “A construção de um CMEI no local atenderá a essa necessidade, garantindo um espaço apropriado para o desenvolvimento educacional e social das crianças, além de proporcionar mais tranquilidade à rotina das famílias”, justificou.
Sybil também apresentou requerimento solicitando informações, referentes à equipe técnica do Centro Integrado de Atendimento à Mulher Iratiense – CIAMI, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual a atual composição da equipe técnica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM? Quantas mulheres estão em atendimento? Quais projetos estão sendo executados pelo CIAMI? Por quais motivos o automóvel recebido via SEMIPI (Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) não está sendo utilizado de maneira exclusiva e à disposição da equipe?”, questionou.
DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE
O vereador Dr. João Henrique Sabagd Duarte sugeriu que, em virtude do aumento dos casos graves de doenças respiratórias registrados nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde intensifique a campanha de vacinação contra a influenza, reforçando a importância de promover ações de imunização com equipes volantes nos locais de maior concentração de pessoas, tais como comércios, praças e eventos públicos, visando ampliar o alcance da vacina e facilitar o acesso da população. “Cabe destacar que, conforme determinação do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a vacina contra a gripe está liberada para toda a população acima de 6 meses de idade, o que representa uma excelente oportunidade para aumentar a cobertura vacinal e, assim, reduzir os riscos de agravamento de doenças respiratórias”, alertou. Dr. João também apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando atendimento de pré-natal atualmente? Quantos e quais são os profissionais que atuam no atendimento de pré-natal? Dentre os médicos que realizam o pré-natal, quais possuem formação em Ginecologia e Obstetrícia com Registro de Qualificação de Especialista (RQE)? Seja fornecida relatório detalhado com o número de consultas realizadas para gestantes no pré-natal nos últimos dois meses. Seja fornecida a relação e o número de exames laboratoriais e de imagem realizados no acompanhamento pré-natal nos últimos dois meses. Qual o índice de mortalidade materno-infantil, neonatal e fetal no município, com base nos dados mais recentes? Quantas consultas relacionadas ao pré-natal ou à atenção de gestantes de alto risco foram realizadas na Santa Casa nos últimos dois meses? Quantas gestantes de alto risco foram/estão sendo atendidas nos últimos dois meses? Quantas cardiotocografias foram realizadas no âmbito do pré-natal nos últimos dois meses? - Qual é o índice de cobertura das vacinas obrigatórias do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para gestantes? As metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Ministério da Saúde foram atingidas?”, questionou.
SELMO DE LIMA VIEIRA
O Vice-presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu a realização de pavimentação asfáltica das vias públicas localizadas no bairro Engenheiro Gutierrez: Rua Canadá, Rua Equador, Rua Francisco Olenik, Rua Jamaica, Rua Paraguai, Rua Argentina, Rua Nicarágua, Rua Cuba e Rua Carlos Basso, contribuindo diretamente para a valorização dos imóveis e a qualidade de vida dos munícipes, especialmente dos moradores locais. Também solicitou a construção de um Centro Esportivo e de Lazer no Bairro Vila Raquel, com o objetivo proporcionar aos moradores locais um espaço adequado para a prática de esportes, atividades físicas, recreação e convivência social. Requereu a realização de pavimentação em três vias do bairro Santa Mônica que ainda não contam com esse benefício, que é um antigo anseio da comunidade local, e, se atendido, representará um importante avanço para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento urbano da região. Sugeriu a pavimentação das ruas do bairro Tucholka, bem como a interligação entre o referido bairro e o bairro Fragatas, garantindo benefícios ao tráfego local, facilidade e maior segurança no acesso, promovendo maior integração urbana e valorização imobiliária. E, por fim, pediu que seja encaminhado pedido formal ao Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria competente, visando à implantação do projeto "Meu Campinho" no bairro Nhapindazal. A presente indicação visa proporcionar aos moradores do referido bairro um espaço adequado para lazer, prática de esportes e convívio social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, integração comunitária e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da atividade esportiva.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





