Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores requerem informações sobre as consultas médicas realizadas pelo município, obras do canal hídrico e sobre o Programa “Trabalho e Cidadania”

Vereadores requerem informações sobre as consultas médicas realizadas pelo município, obras do canal hídrico e sobre o Programa “Trabalho e Cidadania”

por RAFAELLA publicado 26/03/2025 10h50, última modificação 26/03/2025 10h50
Vereadores requerem informações sobre as consultas médicas realizadas pelo município, obras do canal hídrico e sobre o Programa “Trabalho e Cidadania”

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 7ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 25 de março, os vereadores apresentaram 24 indicações e três requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 173 indicações e 18 requerimentos ao Executivo. 

SELMO VIEIRA

   O Vice-presidente Selmo Vieira apresentou Indicação sugerindo, a pedido dos moradores, a realização de melhorias na Rua Augusto Born, localizada no bairro Colina Nossa Senhora das Graças, onde várias pedras do pavimento se soltaram, resultando em buracos que dificultam o tráfego de veículos e pedestres, podendo inclusive causar acidentes. Requereu também o levantamento das ruas com denominação repetida no município, considerando que a existência de vias com o mesmo nome tem causado dificuldades na localização de endereços, problemas na entrega de correspondências e demais serviços essenciais. “Como exemplo, há três ruas denominadas Rua Argentina em diferentes bairros, o que gera confusão tanto para os cidadãos quanto para prestadores de serviço”, informou. Selmo também solicitou que sejam tomadas as providências necessárias para o conserto da boca de lobo localizada na Rua Herbert Alberto Stein, em frente ao CMI Pastor Alves de Araújo, a qual encontra-se danificada, trazendo riscos aos pedestres e motoristas que transitam pelo local, especialmente alunos, pais, professores e funcionários da referida instituição de ensino. Por fim, indicou estudos e providências para o aumento de vagas de estacionamento na Rua Getúlio Vargas, ao lado da Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, visando melhorar a acessibilidade e a organização do trânsito no local. “A região enfrenta uma grande demanda por espaços para estacionamento, considerando o fluxo constante de pacientes e funcionários da UBS”, enfatizou.

TERESINHA MIRANDA VERES

   A Vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a pintura da faixa de pedestres ou implantação de travessia elevada na Avenida Vicente Machado, em frente à Farmácia Heroos e ao Posto Aquarius, visando oferecer mais segurança a quem transita pelo local, que é bastante movimentado, especialmente em horários de pico. Também solicitou o encaminhamento de um convite, à engenheira de alimentos, Daniele Schlumberger, responsável pelo Centro de Processamento de Alimentos de Irati, a fim de que compareça a esta Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre os programas e as ações do órgão.

DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE

   O vereador Dr. João Henrique Sabag Duarte apresentou requerimento solicitando informações sobre consultas médicas: “Quantas consultas médicas foram realizadas, desde o início da atual gestão, no Pronto Atendimento Municipal? Quantas consultas médicas foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, no mesmo período? Quais os critérios para a distribuição de consultas entre os médicos que realizam atendimento na rede pública de saúde municipal”, questionou. Dr. João também apresentou indicações sugerindo a realização de melhorias na iluminação da quadra esportiva do bairro Vila São Pedro, a fim de possibilitar que a comunidade utilize o espaço de forma adequada e com segurança, especialmente no período noturno; e a realização estudos para a construção de um estacionamento específico para caminhões e carretas, a fim de proporcionar um local adequado para esses veículos, evitando que precisem ser estacionados nas vias públicas, o que além de, muitas vezes, prejudicar a organização do trânsito, gera insegurança, expondo os trabalhadores do transporte a riscos de danos e furtos.

ALCIDES CEZAR PINTO

   O vereador Alcides Cezar Pinto sugeriu a implantação de medidas visando melhorar a segurança do trânsito na Rua Ladislau Grechinski, no bairro Clina Nossa Senhora das Graças (em frente ao comércio do Tio Cláudio – nº 996), proporcionando um trânsito mais seguro para os usuários da referida via e proximidades. Também indicou a instalação de lixeiras na Rua da Liberdade, especialmente na extensão do Clube do Polonês ao Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), visando melhorar o sistema de limpeza e higiene da via; e a implantação de medidas visando melhorar a segurança do trânsito na Rua Manoel Cruz do Nascimento, no bairro Vila São João, visando garantir que veículos e pedestres possam se deslocar de forma mais segura. O parlamentar também apresentou requerimento solicitando informações as obras do canal hídrico: “Qual o prazo para conclusão da obra de alargamento do Arroio dos Pereiras - Canal Hídrico II? Em qual fase de execução do projeto a obra se encontra? Quais providências estão sendo tomadas para amenizar a situação dos alagamentos, que prejudicam moradores e comerciantes, até que a obra seja concluída? Por quais razões não estão sendo realizados serviços de limpeza e manutenção no local?”, questionou.

LEOMAR JACUMASSO

   Leomar Jacumasso solicitou o encaminhamento de ofício ao Deputado Estadual Hussein Bakri, solicitando a destinação de recursos para realização de pavimentação asfáltica de dois trechos de estrada no Distrito de Gonçalves Junior, sendo um de aproximadamente 300 metros entre o Clube da comunidade até a Igreja Luterana, e outro, de aproximadamente 420 metros, se estendendo da ponte da estrada da Linha da B até o Cemitério Ucraniano, melhorando a qualidade de vida da população local, tendo em vista que a via é utilizada diariamente por moradores, produtores rurais, estudantes da região. Também solicitou o envio de ofício ao Deputado Estadual Hussein Bakri, solicitando a destinação de recursos para realização de pavimentação asfáltica da estrada que liga o Distrito de Gonçalves Junior ao Rio do Couro, com extensão de aproximadamente 800 metros, proporcionando maior segurança e qualidade de vida às comunidades locais, bem como facilitando o transporte de quem utiliza diariamente a via. Por fim, sugeriu a realização de melhorias, com serviço de patrolamento na Linha Velha de Gonçalves Junior, a fim de melhorar as condições de trafegabilidade na localidade.

MARCELO DUDA

   Marcelo Duda sugeriu a realização de pavimentação asfáltica nas ruas dos bairros Nhapindazal, Tucholka e João Vieira da Rosa, visando garantir melhores condições de mobilidade e segurança para os moradores dos locais mencionados. Também recomendou a elaboração de um projeto para construção de uma nova escola no bairro Nhapindazal, proporcionando um ambiente mais adequado e estruturado para os alunos, garantindo condições dignas de ensino e aprendizado, além de contribuir para a melhoria da qualidade educacional e desenvolvimento social da região. Por fim, indicou a pintura da faixa de pedestre e a implantação de um redutor de velocidade – travessia elevada ou lombada – na Rua Tibagi, nas proximidades do nº 48, divisa entre os bairros Jardim Virgínia e Fernando Gomes.

SYBIL DIETRICH

   A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugeriu a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento da estrada que dá acesso à Capela do Guamirim, garantindo mais segurança e acessibilidade à comunidade. Também apresentou requerimento solicitando informações, sobre o Programa “Trabalho e Cidadania”: “Por qual o motivo os cidadãos inscritos e que prestam serviço no programa “Trabalho e Cidadania” estão sem receber a bolsa no valor de R$ 150,00, desde o início deste ano? Há previsão de retomada do pagamento, bem como de concessão do reajuste, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), previsto na Lei Municipal nº 4.984/2022, que instituiu o programa?”, questionou.

HELIO DE MELLO

   O Presidente Helio de Mello sugeriu a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas de acesso às comunidades de Cerro do Canhadão e Faxinal dos Da Luz, as quais estão em às más condições, apresentando pontos críticos de possíveis atoleiros, comprometendo o tráfego seguro de moradores e produtores rurais. “Além disso, faz-se necessária a abertura das laterais da estrada, garantindo melhor circulação e segurança para veículos e máquinas agrícolas que utilizam tais vias para seu deslocamento diário”, alertou. Também sugeriu que sejam empreendidos esforços para construção de uma capela mortuária no Distrito de Itapará, proporcionando à população local um espaço adequado para a realização de velórios e despedidas dignas de seus entes queridos. Solicitou reforma do Posto de Saúde da comunidade de Palmital, considerando que o espaço destinado ao atendimento da população é pequeno e não comporta adequadamente a demanda existente. E, por fim, recomendou a realização de estudos para a instalação de redutores de velocidade na comunidade do Rio do Couro, onde há escola, estabelecimentos comerciais, igreja e posto de saúde, o que gera um considerável fluxo de pedestres, tornando imprescindível a implementação de medidas de redução de velocidade que aumentem a segurança viária na localidade.

SILVANA TERESINHA RZEPKA

   A vereadora Silvana Rzepka sugeriu a realização de pintura nos postes a fim de identificar as vias públicas que não possuem identificação. “O nome dos logradouros é imprescindível para localização dos moradores, principalmente na entrega de correspondências e acesso de outras pessoas que necessitam destas informações”, alertou. Também indicou a implantação de sinalização adequada para estacionamento exclusivo de veículos de transporte escolar nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do Município, com o objetivo de garantir maior organização e segurança no embarque e desembarque de alunos, evitando transtornos e possíveis acidentes. “Como exemplo, citamos a Escola Municipal Padre Wenceslau, localizada no bairro Rio Bonito, onde, frequentemente, no horário de entrada e saída dos alunos, os veículos de transporte escolar encontram dificuldades para estacionar devido à ocupação dos espaços por outros veículos, gerando congestionamento e dificuldade no fluxo seguro do trânsito”, salientou.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)