Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores requerem à 4ª Regional de Saúde informações sobre a demora no agendamento de consultas dos pacientes encaminhados pelas UBS ao Erasto

por RAFAELLA publicado 27/10/2021 12h10, última modificação 27/10/2021 12h07

O Presidente Helio de Mello usou a palavra para lamentar a demora na fila de espera das consultas especializadas

Durante a Sessão Ordinária do dia 26 de outubro, os vereadores apresentaram seis indicações ao Executivo. Os pedidos que atendem os anseios da comunidade foram aprovados por unanimidade de votos. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 11 requerimentos e 315 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando ao Executivo esforços para destinação de recursos, mediante subvenção, à Comunidade Bethânia, sendo estes necessários para a manutenção das atividades básicas desta entidade sem fins lucrativos, que realiza um importante trabalho de acolhimento de dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto sugeriu melhorias na avenida principal do Conjunto Joaquim Zarpellon, próximo do Armazém Dias e serviço de tapa-buraco na Avenida Vicente Machado, próximo ao Posto Rotta 400, em frente à Borracharia do Ivo. “Recentemente, uma mulher caiu de moto neste local em consequência de um buraco que se formou na via”, alertou. O vereador também solicitou recape asfáltico na Travessa Trajano Grácia, trecho de aproximadamente 150 metros que precisa de melhorias, pois há um grande fluxo de veículos no local. “Esta via conta com comércio e oficinas mecânicas próximas, aumentando ainda mais o movimento e, portanto, justifica-se a necessidade de melhorias urgentes”, justificou.

HELIO DE MELLO

O Presidente Helio de Mello apresentou indicação para que seja enviado ofício à 4ª Regional de Saúde, solicitando que sejam prestadas as seguintes informações: “Quantos pacientes estão na fila de espera em cada uma das especialidades e por que os pacientes encaminhados pelas UBS ao Erasto (oncologia) precisam esperar várias semanas para o agendamento”, indagou. Os vereadores enaltecerem este pedido de informações, os quais também são procurados pela população que vem sofrendo com esta demora, causando mais dor ainda aos pacientes e seus familiares.

Helio também solicitou envio de ofício ao Núcleo Regional de Educação de Irati, sugerindo a implantação do Ensino Médio na Escola Estadual Luiza Rosa Zarpellon Pinto, no Bairro Lagoa. “O educandário, que ainda funciona em dualidade administrativa, a partir de 2022 será administrado apenas pelo Estado, visto que a Escola Municipal Professora Vilma Rossa Bartiechen, passará a funcionar nas instalações da Escola Municipal São Valdomiro, pois este espaço foi adquirido pelo município. Assim, o pedido se justifica pelo espaço disponível e com o objetivo de atender melhor as famílias e os alunos deste importante bairro, oportunizando que realizem seus estudos mais próximo de onde residem”, justificou.

Os pedidos foram reforçados pelos vereadores durante a discussão do Expediente. Aprovadas por unanimidade de votos, as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.