Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores reafirmam a importância de combater ‘fake news’

Vereadores reafirmam a importância de combater ‘fake news’

por RAFAELLA publicado 03/06/2020 16h30, última modificação 03/06/2020 19h44
“Estamos em época de combate a fake news, espero que essa publicação da Rádio Najuá sirva de alerta para os meios de comunicação e principalmente para os leitores, que devem ler o texto corretamente para depois tecerem comentários maldosos”, alertou Rogério Luís Kuhn
Vereadores reafirmam a importância de combater ‘fake news’

As criticas e os comentários em relação a matéria foram feitas durante o Expediente da Sessão

Durante o Expediente da Sessão Ordinária do dia 2 de junho, os vereadores manifestaram descontentamento a respeito de uma matéria veiculada recentemente pela Rádio Najuá que, segundo eles, distorce informações a respeito da reposição salarial concedida ao funcionalismo público. A manchete: “Vereadores de Irati justificam reajuste de salários antes da sanção da lei que ajuda a estados e municípios” repercutiu mal e incitou leitores a críticas injustas.

O vereador Rogério Luís Kuhn criticou a matéria, que segundo ele, foi mal redigida. “Nós aprovamos no dia 22 de maio a reposição inflacionária de 2019 ao funcionalismo público de 4,48%, tudo constitucional, nada a ver com o projeto do Presidente Bolsonaro de estabilizar os salários para os próximos meses. Com isso, saiu uma reportagem na Najuá citando apenas que os vereadores aprovaram reajuste e não cita os funcionários públicos na manchete. Como o nosso leitor não perde tempo e gosta de manchete, aquilo repercutiu mal, principalmente na pessoa da Marli Traple, que espalhou para a cidade em vários grupos, despertando uma corrente com intenção maldosa de uma ‘fake news’, inclusive prevista como crime, passível de ação e o jurídico dessa casa deverá analisar. É uma matéria distorcida e replicada pela Marli com a intenção clara de prejudicar. Concordo que é fácil para as pessoas nos malharem, mas quando está errado, distorcido e é provocado por uma pessoa que tem interesse eleitoreiro, me sinto na obrigação de questionar e verificar judicialmente as sanções previstas em Leis. Estamos em época de combate a ‘fake news’, espero que essa publicação da Rádio Najuá sirva de alerta para os meios de comunicação e principalmente para os leitores, que devem ler o texto corretamente para depois tecerem comentários maldosos”, alertou.

O 1º Secretário José Bodnar contou que escutou uma entrevista na Najuá neste dia 2 de junho, com o ex-deputado estadual Paulik, falando justamente sobre as fake news e a proprietária da Rádio, Jussara Harmuch, também comentou o que o vereador Rogério disse: “as pessoas não leem a reportagem e saem fazendo comentários maldosos”. Bodnar agradeceu a Rádio T, que abriu espaço para que o Presidente desta Casa pudesse mostrar a verdade, “de que a reposição salarial foi para o funcionalismo público e que os vereadores não tiveram reajuste e estão estudando uma proposta de congelamento dos salários para os próximos quatro anos”.

Marcelo Rodrigues também manifestou seu descontentamento a respeito da matéria da Najuá. “Precisamos defender a nossa instituição, e sobre essa infeliz publicação, entrei em contato com o Paulo e o Rodrigo pedindo para que editassem a matéria e questionei a respeito da pessoa que faz as publicações nas redes sociais, a qual deveria ter feito a correção, falando que a reposição foi concedida para os funcionários públicos”, desabafou Rodrigues afirmando que a imprensa precisa levar a informação correta. “O Rodrigo disse que corrigiram no Meio Dia em Notícias, mas era preciso também editar o que foi postado nas redes sociais. As pessoas não ficam escutando as notícias, estamos vivendo um outro momento, e isso nos causou um grande desgaste. Sobre a pessoa que compartilhou a notícia sem ler e desceu a lenha na Câmara, trata-se de uma cidadã que já foi e é candidata a vereadora, tem intenção política e fez de propósito”, lamentou.