Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores prestam homenagem à memória da iratiense Virgínia Leite

Vereadores prestam homenagem à memória da iratiense Virgínia Leite

por RAFAELLA publicado 17/09/2021 09h55, última modificação 17/09/2021 09h58
“Virgínia, ou Santa, como era chamada por seus amigos e familiares, foi um exemplo de mulher guerreira, não só porque foi voluntária durante a Segunda Guerra Mundial, mas pela garra que tinha em tudo que fazia”, afirmou o autor do projeto Nei Cabral
Vereadores prestam homenagem à memória da iratiense Virgínia Leite

Prédio construído em 1927

Na Sessão Ordinária do dia 14 de setembro, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 011/2021, que denomina o bem imóvel público, que hoje abriga o Corpo de Bombeiros de Irati, de “Prédio Virginia Leite”. De autoria do vereador Nei Cabral, a homenagem reconhece a história da iratiense, que foi professora e enfermeira voluntária durante a Segunda Guerra Mundial.
   Virgínia Leite nasceu em Irati em 1916, filha de Afonso José Leite e Eugênia de Andrade Leite. Em 1937 iniciou suas atividades no magistério passando a lecionar no Duque de Caxias, onde prestou serviços até o ano de 1956, interrompendo o exercício da profissão de 1943 a 1945 para prestar serviços voluntários durante a segunda guerra mundial como enfermeira. Licenciando-se da função de professora apresentou-se, voluntariamente, para integrar o corpo de enfermaria da Força Expedicionária Brasileira. Incorporada ao serviço do exército, no ano de 1944, passou a receber instrução militar e treinamento profissional para desempenho da função. Convocada pelo Ministério do Exército, partiu para a Itália. Após um período de trabalho, terminada a guerra, voltou ao Brasil, onde recebeu muitas homenagens, especialmente em Irati. Uma mulher símbolo de brasilidade.
   Segundo o autor do projeto, Nei Cabral, Virginia, ou Santa, como era chamada por seus amigos mais íntimos e familiares, foi um exemplo de mulher guerreira, não só pela sua participação na segunda guerra mundial, mas pela garra que tinha em tudo que fazia. “Lutava pelos seus objetivos, era perseverante e enérgica quando precisava mostrar a seriedade de suas ações, sem nunca deixar de ser a mulher emotiva, que chorava por qualquer motivo que tocasse a sua frágil sensibilidade. Ajudava a todos, estava sempre a frente de reuniões, festas e encontros, era uma mulher que não esperava nada ser feito, pois fazia acontecer. Não casou, não teve filhos, porém, era uma mãe para muita gente, principalmente para os expedicionários.  O seu lar principal era a Casa do Expedicionário, onde dedicou sua vida, ajudando na criação, organização e manutenção”, afirmou Cabral.
   Nei elogiou também o espaço que hoje abriga o Corpo de Bombeiros de Irati. “O prédio que homenageia a nossa querida Virgínia Leite está muito bem cuidado”. O presidente da Câmara, Helio de Mello também enalteceu a homenagem e afirmou: “É uma das atribuições dos vereadores a denominação de espaços e logradouros públicos e de grande importância a escolha do nome a ser homenageado, eternizando no município estas pessoas que ajudaram a construir a nossa história”.
   O edifício que receberá o nome da enfermeira foi construído em 1927. O Projeto de Lei nº 011/2021, foi aprovado em duas votações por unanimidade de votos pelos vereadores e agora segue para sanção do prefeito.