Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores pedem ao Executivo a criação do Conselho Municipal do Bem Estar Animal

por RAFAELLA publicado 28/04/2021 10h25, última modificação 28/04/2021 10h25
“Vivemos em Irati uma situação de total descontrole de animais abandonados e negligenciados, portanto, acredita-se que a criação deste Conselho poderá discutir e buscar ações práticas para essa questão”, destacou Vera Gabardo

Foto ilustrativa (reprodução da internet)

Durante a Sessão Ordinária do dia 27 de abril, os vereadores apresentaram oito indicações ao Executivo. Os pedidos são para melhorias no trânsito, vias rurais e urbanas e estudos para criação do Conselho Municipal do Bem Estar Animal. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 136 indicações em nome da população.

VERA MARIA GABARDO

A Vereadora Vera Maria Gabardo apresentou indicação ao Executivo sugerindo – a pedido dos proprietários dos estabelecimentos comerciais situados na Av. Expedicionário João Protezek, na Vila São João – a realização de melhorias em frente aos comércios, pois devido à erosão causada pelas chuvas, assim como o fluxo de veículos pesados, os estacionamentos das empresas foram danificados, necessitando de reparos com urgência.         Vera também solicitou que sejam elaborados estudos e envidados esforços para criação do Conselho Municipal do Bem Estar Animal. “Conforme relatado na solicitação recebida da Sra. Fabiana de Godoy Rocha, que atua como protetora e defensora da causa animal, vivemos em nosso município uma situação de total descontrole de animais abandonados e negligenciados, sendo assim, acreditamos que a criação deste Conselho poderá discutir e principalmente buscar ações práticas para essa questão. A criação do Conselho é muito importante porque seria o primeiro passo para que, de fato, de forma organizada e democrática, fossem iniciadas discussões acerca de ações envolvendo a questão animal no município”, justificou a parlamentar.

A indicação que pede a criação do Conselho foi muito elogiada pelos parlamentares, que pediram associação reforçando ainda mais a solicitação que trata de um problema que aflige a cidade há anos. Conforme Vera, é preciso arregaçar as mangas e colocar um ponto final nesta situação. “É muita conversa, muita reunião, mas nada acontece de fato. Essa semana presenciei duas situações tristes envolvendo animais de rua. Precisamos unir forças, mas necessitamos da ajuda da população, as pessoas precisam se conscientizar. Tem bairros lotados de animais abandonados”, lamentou.

José Ronaldo Ferreira reafirmou a importância do Conselho Municipal do Bem Estar Animal e aproveitou a oportunidade para render homenagens aos membros da Ong SOS Amigo Bicho, que realizam um trabalho muito bonito em Irati acolhendo os animais. “Uma ong que merece o nosso respeito e a criação deste Conselho seria uma grande conquista para Irati”. Alcides Cezar Pinto também enalteceu o trabalho da Ong Amigo Bicho e a indicação da Vera. “Precisamos agir para que a Ong seja mais reconhecida e possa realizar os trabalhos com mais dignidade. As pessoas precisam se conscientizar em relação ao abandono de animais. Se não tem condições, não adote”, enfatizou o vereador.

LEOMAR JACUMASSO

O 2º Secretário Leomar Jacumasso indicou ao Executivo a construção de uma ponte sobre o Rio Preto, nas proximidades da Igreja da Volta Grande, a qual liga as comunidades de Volta Grande e Colônia Gonçalves Junior, tendo em vista que muitos moradores já tiveram prejuízos em seus meios de transporte, sendo a maioria tratores, os quais precisam passar por dentro do rio para exercer suas atividades. “A ponte solicitada manterá a segurança e integridade de quem transita pelo local, além de evitar acidentes e maiores prejuízos. O pedido é uma reivindicação dos moradores das localidades de Volta Grande, Gonçalves Junior, Linha B de Gonçalves Junior, Campina de Gonçalves Junior e Mato Queimado, os quais organizaram um abaixo-assinado que conta com diversas assinaturas”, alertou o vereador.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto apresentou indicação solicitando a realização, com urgência, de melhorias nas estradas da localidade de Arroio Grande, no interior de Irati. “Conforme os moradores, as referidas estradas não recebem manutenção há muito tempo, as quais vêm causando transtornos aos usuários”, alertou o vereador. Alcides também indicou serviços de manilhamento das ruas Wilson Trevisan, Antônio Dietrich e Gerônimo Menon no bairro Vila Matilde. O parlamentar sugeriu ainda a implantação de redutor de velocidade - travessia elevada - na Rua Virgínio Trevisan, bairro Rio Bonito. “De acordo com os moradores, há um grande fluxo de veículos na referida via e os motoristas trafegam em alta velocidade, acarretando perigo para os transeuntes”. Por fim, Alcides recomendou serviços para recuperação urgente das vias do bairro Vila Raquel, que se encontram em estado precário por falta de manutenção.

TERESINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres solicitou ao Executivo estudos para implantação de redutores de velocidade na Rua Dona Noca: em frente à Rodoviária e nas proximidades do mercado Mariano Ivasko. “A via mencionada apresenta diariamente um grande fluxo de pessoas e veículos sendo, portanto, a melhoria necessária para garantir a segurança e a integridade física de pedestres e motoristas”, afirmou a parlamentar.

Os pedidos foram bastante elogiados pelos parlamentares e aprovados por unanimidade de votos. As indicações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.