Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Drenagem Urbana

por RAFAELLA publicado 07/05/2019 16h40, última modificação 07/05/2019 16h42

Aconteceu na noite do dia 6 de maio, na Câmara, uma Audiência Pública para apresentação do Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município (PDDU). O 1º Secretário, Vereador José Bodnar esteve representando o Legislativo ao lado do prefeito Jorge Derbli, da Deputada Federal Leandre Dal Ponte, do representante da empresa Ferma Engenharia, André Malheiro e de secretários municipais. Também marcaram presença os vereadores Alberto Schereda, Rogério Luís Kuhn e Roni Surek e o Observatório Social de Irati.

O Plano Diretor de Drenagem Urbana é um dos instrumentos de planejamento que vem se somar ao plano diretor municipal. Tem como objetivo conhecer a realidade territorial do uso do solo urbano, o comportamento dos corpos hídricos, estudos a partir das principais microbacias e seu comportamento, as restrições ambientais, o zoneamento e o uso do solo e as intercorrências com a drenagem natural e pluvial. Com o plano de drenagem, a administração municipal dispõe de elementos técnicos para sua tomada de decisões e através de medidas estruturais e não estruturais, reduzir os impactos de enchentes, inundações e enxurradas.

Representando o Legislativo, José Bodnar, funcionário público e fiscal do contrato do Plano de Drenagem enfatizou a importância do mesmo, o qual dará suporte à equipe técnica para o problema dos alagamentos e enchentes. “Com o Plano, a equipe poderá elaborar projetos mais precisos visualizando se existe ou não a necessidade de se fazer lagoas de retenção, caixas de retenção e galerias de águas pluviais com um melhor embasamento. O Plano também poderá ser usado em melhorias na nossa legislação”, afirmou Bodnar agradecendo a Deputada Leandre Dal Ponte, que destinou o valor de R$ 300 mil para elaboração deste importante plano e a as secretarias de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo e Planejamento e Coordenação.

Os vereadores Alberto, Rogério e Roni também parabenizaram pela apresentação e elaboração do Plano, considerando a importância do mesmo por tratar de um tema tão importante, que são as enchentes e alagamentos. Elogiaram também o número de cidadãos na Audiência, que compareceram para acompanhar as explanações e aos engenheiros e arquitetos da cidade presentes também.

Durante a Audiência além do representante da empresa Ferma, o prefeito Jorge e a Deputada Leandre também fizeram uso da palavra. Mais informações sobre o Plano Diretor de Drenagem Urbana  podem ser obtidos através do link da prefeitura: http://irati.pr.gov.br/…/122_Audiencia-Publica-de-Apresenta…