Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha

Vereadores participam de inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha

por RAFAELLA publicado 23/01/2020 15h35, última modificação 23/01/2020 16h20
No mês de novembro de 2019, a Câmara aprovou por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 087/2019, que instituiu no município a referida Patrulha
Vereadores participam de inauguração da sede da Patrulha Maria da Penha

Prefeito Jorge, Presidente Nei e representantes da OAB

Na manhã desta quinta-feira (23), o Presidente Nei Cabral e o vereador Edson Luís Elias participaram da inauguração da sede própria da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM). O Presidente enalteceu o novo programa que levará serviço humanizado à mulher vítima de violência em Irati.

No mês de novembro de 2019, a Câmara aprovou por unanimidade de votos o Projeto de Lei nº 087/2019, que instituiu no âmbito do município de Irati a “Patrulha Maria da Penha”, a qual deverá contribuir com as estruturas existentes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

Além da sede própria localizada nos fundos do CAM, a administração colocou à disposição dos servidores dois veículos para o desenvolvimento dos serviços. Já a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Irati, através da Presidente Sonia Gerchevski, efetuou a doação de mesa e cadeiras para atendimento das mulheres em uma sala de escuta especializada.

Durante a inauguração, Nei relembrou a votação unânime da Câmara para aprovação deste importante programa e elogiou o prefeito Jorge Derbli pela conquista. “Estamos colhendo um fruto de uma semente lançada lá no início desta administração de efetiva proteção às mulheres que passarão a contar com o atendimento de uma equipe capacitada. Um programa que vem fortalecer a segurança das mulheres através de um atendimento de acolhimento de qualidade”, afirmou.

A presidente da OAB de Irati, Sônia Gerchevski recordou os diversos momentos de luta das mulheres em prol da instalação desta nova sede inaugurada hoje. “Estamos dando um grande passo com a colaboração de vários segmentos para a busca de uma Delegacia da Mulher no nosso município, que deverá atender também toda a região”, agradeceu. Segundo o Juiz / Diretor do Fórum de Irati, Dr. Henrique Kurscheidt  “existe uma lei bastante protetiva para a mulher, mas se não existir uma estrutura pública para que se cumpra esta lei, isto dá uma falsa sensação de segurança para a mulher que é vítima deste tipo de violência, desestimulando as demais a procurarem por ajuda”.

O prefeito Jorge Derbli afirmou que a patrulha Maria da Penha é uma conquista que vai ficar registrada na história do município. Ressaltou ainda que segundo a Procuradoria do Município, em Irati existem atualmente 374 medidas protetivas em que o cidadão não pode se aproximar da mulher em razão de violência cometida. “Portanto, este serviço vem, sem dúvida, fortalecer o atendimento e acolhimento às mulheres que sofrem muitas vezes caladas”, destacou.

Segundo informações da Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha atenderá vítimas de violência doméstica e familiar que solicitam medidas protetivas previstas em lei. Recentemente todo o efetivo da Guarda Municipal realizou Curso de Formação sobre a Lei Maria da Penha, ministrado por oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade.