Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins visitam o Jardim Botânico, a Câmara Municipal de Curitiba e o Palácio Iguaçu

por RAFAELLA publicado 09/12/2021 14h54, última modificação 09/12/2021 14h54

Visita na Câmara Municipal de Curitiba

Os Vereadores Mirins e Suplentes estiveram ontem (8 de dezembro), na Capital do Estado visitando o Jardim Botânico, a Câmara Municipal de Curitiba e o Palácio Iguaçu. Os estudantes participaram na Câmara de Curitiba de uma conversa com a equipe da Escola do Legislativo, que repassou informações da casa respondendo dúvidas. Durante as visitas, as crianças foram acompanhadas pelas diretoras e professoras das escolas, Presidente Helio de Mello e os vereadores Teresinha Miranda Veres, Nei Cabral, Leomar Jacumasso e Vera Maria Gabardo. O ex-vereador mirim, Raul Zainedin da Rocha, também acompanhou o passeio.

A atividade de visitação ao Jardim Botânico foi realizada dentro de uma temática turística e ambiental, ampliando a vivência dos estudantes em meio à natureza. O jardim Botânico é um dos maiores cartões postais de Curitiba e o ponto turístico mais visitado da cidade. Os Mirins aprenderam um pouco sobre o local e a importância da conservação da natureza, os quais ficaram encantados com os Jardins, registrando cada momento. A vereadora mirim Mariana Rodrigues Koltun da Escola Rural Municipal Rosa Zarpellon, que visitou o Jardim pela segunda vez, disse ter ficado encantada com os canteiros de flores e o pinheiro de natal. “O lugar está ainda mais bonito e preservado”, afirmou.

Na Câmara Municipal de Curitiba, os Mirins foram recebidos pela equipe da Escola do Legislativo, que apresentou o espaço contando um pouco da história do Palácio, construído entre os anos 1891 e 1895 para abrigar o Poder Legislativo Estadual, o qual passou a ser sede da Câmara Municipal em 1963. Também discorreram sobre a atuação dos vereadores, trabalhos das comissões permanentes da casa e projetos de lei. Os mirins fizeram algumas perguntas. O Presidente, Otávio Rudunike, da Escola Municipal Tancredo Martins, elogiou a visita, que segundo ele, foi muito produtiva. “Aprendemos ainda mais sobre os processos legislativos, especialmente a função dos vereadores e um pouco da história de Curitiba”, afirmou.

No Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins conheceram o acervo artístico e cultural conservado no local, a escada das debutantes, o jardim onde se encontra o mapa do Paraná, uma estrutura de concreto esculpida em alto relevo pelo artista Miguel Roger, o salão nobre, entre outros espaços. A visita no Palácio foi acompanhada por uma equipe do Governo, que contou um pouco da história do Paraná, explicando detalhes e curiosidades do local.

Raul Zainedin da Rocha, que foi Vereador Mirim em 2017, e hoje é um dos quatro representantes do Brasil no programa NiñoSur do Mercosul, elogiou a atividade da Câmara. “Dentre as atribuições dos Mirins no Programa esta viagem é sem dúvida um momento marcante. A visita na Câmara de Curitiba foi enriquecedora, aprendemos mais sobre a história desta importante cidade, que é a capital do Paraná e sobre a importância das comissões permanentes da casa e a forma de votação, que estão ocorrendo de maneira híbrida”, destacou Raul elogiando o Programa que desperta nas crianças o interesse de assuntos ligados à democracia, política e cidadania.

Já encerrando as atividades anuais, a Câmara Mirim – Legislatura 2021, realizará amanhã (10 de dezembro), às 9 horas, a Sessão de Encerramento do Programa. A Sessão será transmitida ao vivo pelo site.