Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins visitam Jardim Botânico, ALEP e Palácio Iguaçu

Vereadores Mirins visitam Jardim Botânico, ALEP e Palácio Iguaçu

por RAFAELLA publicado 10/11/2022 14h35, última modificação 10/11/2022 15h20
“Foi uma viagem bastante produtiva, penso que todas as crianças deveriam ter essa oportunidade. Eu nunca tinha visto um deputado pessoalmente, foi muito legal”, contou a Presidente Emanuelly
Vereadores Mirins visitam Jardim Botânico, ALEP e Palácio Iguaçu

Vereadores e Vereadores Mirins em visita a Assembleia Legislativa do Paraná

Os Vereadores Mirins e Suplentes estiveram no dia 09 de novembro na Capital do Estado visitando o Jardim Botânico, a Assembleia Legislativa do Paraná e o Palácio Iguaçu. Durante as visitas, as crianças foram acompanhadas pelas diretoras das escolas, Presidente Helio de Mello e os vereadores Alcides Cezar Pinto, Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo.

A atividade de visitação ao Jardim Botânico foi realizada dentro de uma temática turística e ambiental. O Jardim é um dos maiores cartões postais de Curitiba e o ponto turístico mais visitado da cidade, com grande potencial no processo de educar através de experiências diretas com o mundo natural. Os Mirins aprenderam sobre o local e a importância da preservação da natureza. A vereadora mirim Nicole Tereza Padilha e a sua suplente Josiely Gaspar de Melo Andrade da Escola Municipal Olaria Filipaki, ficaram encantadas com a beleza do parque e das flores. “O lugar é muito bem cuidado e preservado, queremos voltar mais vezes aqui com certeza”, descreveram.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, os Mirins foram recepcionados pela equipe do cerimonial da ALEP e percorreram os principais espaços do local, começando pelo Plenarinho, onde ficaram conhecendo como funciona a Assembleia, a legislação e um pouco mais das atribuições dos deputados estaduais. Em seguida, acompanharam a Sessão Ordinária do dia e caminharam pelos corredores e lugares onde estão localizadas obras como painéis, quadros e esculturas de artistas paranaenses, entre eles Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. Os Mirins também conversaram com o Deputado Artagão Júnior (PSD) e fizeram perguntas sobre o seu trabalho na Assembleia e no Estado.

O Vereador Mirim João Nicolas de Almeida Barbosa da Escola Municipal Tancredo Martins relatou a satisfação de conhecer a Assembleia, os deputados e toda sua equipe. “Uma experiência incrível, que nunca mais vou esquecer”. A Presidente da Câmara Mirim, Emanuelly Ribeiro da Cruz, da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki enfatizou a importância de as crianças acompanharem desde cedo a política e seus representantes. “Foi uma viagem bastante produtiva, penso que todas as crianças deveriam ter essa oportunidade. Eu nunca tinha visto um deputado pessoalmente, foi muito legal”, contou.

No Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins conheceram o acervo artístico e cultural conservado no local, a escada das debutantes e o jardim onde se encontra o mapa do Paraná, uma estrutura de concreto esculpida em alto relevo pelo artista Miguel Roger. A visita no Palácio foi acompanhada por uma equipe do Governo, que contou um pouco da história do Paraná, explicando detalhes e curiosidades do local.

Satisfeitos com a viagem, os Mirins voltaram felizes e eufóricos com a oportunidade que tiveram e as novas amizades que fizeram. “Esta viagem ampliou os nossos conhecimentos e foi incrível. Uma visita que ficará marcada para sempre nas nossas vidas”, enfatizaram as mirins Maria Vitória de Oliveira Santos e Maria Eloisa Monteiro Pereira da Silva da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo.

Desde 2013 acompanhando os mirins até a capital do estado, o Presidente da Câmara Helio de Mello conta que a cada ano o Programa se torna melhor e maior. “São 29 escolas municipais e destas 10 participam anualmente. As crianças adoram esta viagem que proporciona além de aprendizados, muita diversão e momentos de lazer”, afirmou Mello salientando a importância do Programa Câmara Mirim nas escolas, o qual amplia o conhecimento dos pequenos em relação à política”, afirmou. Os vereadores Alcides, Teresinha e Vera, também destacaram a importância do Programa para a formação cidadã das crianças.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim, que encerra os trabalhos da Legislatura 2022, será realizada no dia 30 de novembro, às 9 horas no plenário da Câmara. A Sessão poderá ser acompanhada pelo site www.irati.pr.leg.br