Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins visitam a Torre Panorâmica de Curitiba, a ALEP e o Palácio Iguaçu

por RAFAELLA publicado 24/11/2023 15h25, última modificação 24/11/2023 15h58

Vereadores Mirins durante visita na Assembleia egislativa do Paraná

Os Vereadores Mirins e Suplentes estiveram no dia 23 de novembro na Capital do Estado visitando a Torre Panorâmica de Curitiba, a Assembleia Legislativa do Paraná e o Palácio Iguaçu. Durante as visitas, as crianças foram acompanhadas pelas professoras das escolas e a vereadora Vera Maria Gabardo.

A primeira atividade de visitação foi na Torre Panorâmica de Curitiba, que com visão de 360º da Capital encantou os Mirins. Este atrativo é uma torre de telefonia que fica a mais de 100 m de altura e é possível observar o planejamento urbano de Curitiba e seu zoneamento. Também dá para visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e os arredores da cidade. Ainda no mirante, os Mirins puderam conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone e registrar muitas fotos.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, os Mirins foram recepcionados pela equipe do cerimonial da ALEP e percorreram os principais espaços do local, começando pelo Plenário onde os Deputados Estaduais participam das Sessões Ordinárias. Os Mirins puderam sentar-se nas cadeiras dos representantes e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Assembleia, a legislação e um pouco mais das atribuições dos deputados estaduais. Depois, seguiram conhecer o Plenarinho e caminharam pelos corredores e lugares onde estão localizadas obras como painéis, quadros e esculturas de artistas paranaenses, entre eles Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto.

No Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins conheceram a Capela, onde receberam explicações sobre o edifício inaugurado em 1954 pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto em comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Paraná, o acervo artístico e cultural conservado no local e a escada das debutantes. A visita foi acompanhada por uma equipe do Governo, que levou os Mirins conhecer também o Salão Nobre, um ambiente destinado aos atos mais solenes da Governadoria e recepções para embaixadores e chefes de estado e o Salão dos Governadores, destinado para reuniões administrativas.

Satisfeitos com a viagem, os Mirins voltaram felizes e eufóricos com a experiência vivenciada e os novos conhecimentos adquiridos. A Vereadora Vera Maria Gabardo elogiou o Programa. “As crianças adoram esta viagem que proporciona muitos aprendizados, diversão e momentos de lazer”, afirmou Vera salientando a importância do Programa Câmara Mirim nas escolas, um projeto que simula a atividade legislativa e permite que estudantes do ensino fundamental exerçam a função legislativa, apresentando projetos, debatendo e decidindo melhorias ligadas à educação, cultura, saúde e segurança, entre outras áreas.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim, que encerra os trabalhos da Legislatura 2023, será realizada no dia 6 de dezembro, às 9 horas no plenário da Câmara. A Sessão poderá ser acompanhada pelo site.