Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins solicitam estudos para inclusão da disciplina de língua inglesa no ensino fundamental

por RAFAELLA publicado 10/12/2021 15h57, última modificação 10/12/2021 15h57
Durante a Sessão de Encerramento, os Mirins se despediram dos colegas na palavra-livre e receberam Certificados de Participação do Programa

Vereadores e Vereadores Mirins

Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada a sessão de encerramento das atividades da Câmara Mirim – Legislatura 2021. Na presença do Presidente da Câmara, Helio de Mello, da vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik, de secretários municipais, alunos, coordenadores e professores, os Mirins receberam Certificados de Participação do Programa. Os Vereadores José Ronaldo Ferreira, Amauri Cesar Jacumasso, Leomar Jacumasso, Vera Gabardo, Teresinha Miranda Veres, Nei Cabral, Wilson Karas e José Renato Kffuri também acompanharam a Sessão.

Durante a Ordem do Dia, os Mirins da 9ª Legislatura do Programa  solicitaram ao Executivo estudos para a inclusão da disciplina de língua inglesa, na grade curricular do ensino fundamental da rede municipal de ensino, tendo em vista a importância do idioma no mundo contemporâneo, nas relações profissionais e sociais pelo mundo. O objetivo, de acordo com a justificativa do requerimento, é a elaboração de um projeto de lei que garanta aulas de inglês nas escolas municipais, já que as crianças possuem mais facilidade para assimilar diferentes idiomas nos primeiros anos de vida, além disso a aplicação da disciplina nas séries iniciais seria uma forma de desenvolver ainda mais os conhecimentos sobre a matéria.

Na palavra-livre, os Mirins agradeceram em nome das escolas a participação no Programa e a viagem a Curitiba. Também desejaram a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. O Presidente Helio de Mello elogiou o desempenho dos estudantes na Câmara Mirim. “São poucas as cidades no Estado que possuem este importante Programa, realizado por meio de uma ação conjunta desenvolvido pela Câmara, professores, escolas, pais e alunos. Vocês foram eleitos de forma democrática nas escolas e fizeram valor os votos recebidos. Parabéns pela atuação e por já estarem, desde cedo, participando da vida pública. Sou testemunha da importância deste projeto para Irati, o qual traz grandes resultados”, destacou Mello.

A vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik cumprimentou a Câmara e a Secretaria de Educação pelo trabalho. “Tem coisas na vida que não têm preço, elas têm valor e esta experiência que vocês tiveram no Legislativo tem valor único na vida de cada um de vocês e de seus familiares. Uma oportunidade de conhecer de perto a política e suas engrenagens. As pessoas falam por ai que a política é ruim e que só tem corruptos, mas não é assim, tem muita gente séria tentando fazer o correto. Fazer politica não é fazer o bem para uma única pessoa, é preciso sempre pensar no coletivo”, salientou Ieda registrando um abraço do prefeito Jorge Derbli. A vice-prefeita ainda comunicou que o pedido da Escola Municipal Olaria Filipaki será atendido. “Já está tramitando uma emenda da Deputada Leandre Dal Ponte para que uma nova escola possa ser construída. O trabalho dos Mirins traz resultados. Continuem participando e aproveitem as oportunidades que a escola oferece. Vocês são o nosso futuro”.

Helio agradeceu a participação de todos no Programa e enfatizou: “A Escola é uma indústria que não sai fumaça, mas produz conhecimentos”. O Presidente da Câmara Mirim, Otávio Rudunike, externou sua gratidão a todos que de alguma forma apoiaram este projeto, que segundo ele, ficará para sempre na sua memória. Otavio deixou ainda uma mensagem: “Nunca deixem o Programa Câmara Mirim acabar, pois ele oportuniza às crianças o que eu vive em 2021. Levarei comigo as amizades que fiz, os ensinamentos que aprendi me tornando um cidadão ativo, preocupado com as demais pessoas tentando fazer sempre o melhor e quem sabe, um dia, ocupar novamente esta Tribuna como Vereador”, agradeceu. O Presidente encerrou a Sessão agradecendo e registrando a satisfação de presidir a Mesa Diretora e a oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo.