Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mirins prestam homenagem à memória do Vereador Nei Cabral

Mirins prestam homenagem à memória do Vereador Nei Cabral

por RAFAELLA publicado 20/10/2022 09h35, última modificação 20/10/2022 11h14
Os Mirins também participaram de uma palestra sobre “A Corrupção nos Pequenos Atos, na Família e no Poder Público

   No dia 19 de outubro foi realizada a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim– Legislatura 2022. Além de alunos e professoras, a prefeita em exercício Ieda Regina Schimalesky Waydzik, o Presidente Helio de Mello e os vereadores Leomar Jacumasso, Teresinha Miranda Veres e Vera Gabardo também acompanharam a sessão. Na Ordem do Dia, os Mirins apresentaram sete requerimentos ao Executivo e na palavra-livre prestaram homenagem ao vereador Nei Cabral (in memoriam). 

   Durante o Expediente da Sessão, a vereadora Maria Julia Gonsalves e a sua suplente Rafaelly Eduarda Ferreira Lacerda, da Escola Municipal Mercedes Braga, requereram o fechamento das laterais da quadra de esportes da instituição de ensino. Também solicitaram reparos na pintura, iluminação e nos equipamentos da quadra, possibilitando que os alunos realizem suas atividades física protegidos da ação do tempo e dos riscos que a atual situação da quadra oferece.

   Nicole Tereza Padilha e sua suplente Josiely Gaspar de Melo Andrade, da Escola Municipal Olaria Filipaki, solicitaram a edificação de uma nova Escola para a comunidade, sendo que o terreno ao lado já pertence ao município e está disponível para a construção. Geovana Ferreira de Mello e seu suplente Eduardo Primak, da Escola Municipal dos Colonizadores, requereram a adequação do refeitório e aquisição de mesas e bancos para a realização das refeições. Conforme os mirins, atualmente a escola oferece três refeições diárias, mas, infelizmente os alunos realizam as mesmas em pé ou sentados no chão, pois as mesas e cadeiras dispostas no ambiente são inadequadas e insuficientes para o número de alunos.

   Maria Vitória de Oliveira Santos e sua suplente Maria Eloisa Monteiro Pereira da Silva, da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, indicaram a reforma dos pisos das salas de aulas e da secretaria, como também a troca dos quadros de giz por quadros de giz quadriculados. Alexandro Kanarski e seu suplente Matheus Maneira, da Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini, requereram a inscrição no programa municipal para que seja realizada a castração da cachorra “Tereza” que fica abrigada na escola, o que já ocorre há algum tempo e a convivência dos alunos com ela faz parte do cotidiano.

   Pâmela Emanuele da Silva e seu suplente Kaio Henrique Purfirio, da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, solicitaram a criação e implantação de uma clínica multidisciplinar para atendimento dos alunos que possuem TEA - Transtorno do Espectro  Autista, com os especialistas aptos para esta demanda, contendo médicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, os quais têm papel decisivo na melhora da qualidade de vida de pessoas com autismo, já que ainda não há cura para essa condição.

   Emanuelly Ribeiro da Cruz e sua suplente Jamilly Graziela Juk, da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, pediram serviços de aplainamento e cascalhamento na estrada da comunidade de Campina de Guamirim para que o ônibus escolar possa ir mais próximo da residência de uma aluna cadeirante da instituição de ensino. Todos os pedidos apresentados no Expediente pelos Mirins foram bastante comentados e aprovados por unanimidade de votos.

PALAVRA-LIVRE

   Na palavra-livre, o vereador João Nicolas da Escola Tancredo Martins e a suplente Jamily Graziela Juk da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki prestaram homenagem ao Vereador Nei Cabral (in memoriam). “Não era professor, mas acreditava na educação e tal qual um professor, sabia reconhecer o potencial da educação da nossa cidade. Suas visitas na escola eram sempre alegres e traziam novidades com as quais demonstrava seu apreço e carinho por nossa instituição. Terá sempre um lugar em nossos corações”, afirmou João Nikolas.

   Jamily também relembrou a participação do Nei no Programa. “Um lutador, um guerreiro que nunca desistiu e que apesar das dificuldades nos transmitia a esperança de dias melhores. Ao mesmo tempo que deixou seu legado como vereador, deixou também o exemplo de pai, avô, irmão, filho e amigo. A saudade é imensa, mas temos certeza que está em um lugar onde não há dor e está torcendo por todos nós”.

   O palestrante Agostinho Basso ministrou palestra aos Mirins sobre o Projeto Irati - A Gente Cresce sem Corrupção, abordando o tema: “A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público”. De forma bastante dinâmica envolveu os estudantes e professores com exemplos do cotidiano, difundindo a cultura da honestidade, desde as pequenas ações do dia a dia.  O Presidente Helio de Mello reforçou a importância de bons hábitos desde a infância. “Se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo melhor. Parabéns às escolas pelos requerimentos, especialmente a solicitação para criação de uma clínica multidisciplinar para atendimento dos alunos que possuem TEA - Transtorno do Espectro Autista”, enfatizou Mello agradecendo os Mirins também pela homenagem ao Vereador Nei. A prefeita em exercício, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, elogiou o Programa, que garante um futuro promissor às crianças com a construção de cidadãos conscientes e críticos.

   Ao final da Sessão, a Presidente da Câmara Mirim, Emanuelly Ribeiro da Cruz, agradeceu a presença de todos e convocou os Mirins para a próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 30 de novembro, às 9 horas.  

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos Mirins na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO