Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins eleitos serão empossados no dia 13 de setembro

Vereadores Mirins eleitos serão empossados no dia 13 de setembro

por RAFAELLA publicado 01/09/2023 13h55, última modificação 01/09/2023 14h00
Vereadores Mirins eleitos serão empossados no dia 13 de setembro

Vereador e Suplente da Escola João Paulo II

Após o período de campanha eleitoral nas Escolas Municipais participantes do Programa Câmara Mirim deste ano, os estudantes elegeram os Vereadores e Suplentes da Legislatura 2023. Assim como nos últimos anos 2021 e 2022, as meninas dominaram o pleito, o parlamento mirim será delas, representando 70% dos eleitos.

O Programa realizado desde 2012, consiste no desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, apostando na educação cidadã. Todos os anos, são eleitos 10 Vereadores Mirins, do 5º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais. Conforme o Presidente José Ronaldo Ferreira, o Programa promove a integração entre escolas e a Câmara. “Os mirins aprendem sobre o processo legislativo, desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutem problemas das comunidades e formulam propostas para solucioná-los. Atuam igual aos vereadores, apresentando indicações e propondo projetos que possam melhorar a vida das pessoas”, informa.

Todos os anos, os estudantes demonstram bastante interesse pelo Programa, realizando amplas campanhas eleitorais nas escolas com o intuito de convencer os colegas que serão os melhores representantes para a comunidade escolar. Segundo o Presidente, é uma verdadeira aula de democracia e cidadania.

A cerimônia de posse da Legislatura 2023, ocorrerá no dia 13 de setembro, às 9 horas com a diplomação, juramento e a eleição da Mesa Diretora. Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim pelo site.

Vereadores Mirins – Legislatura 2023

Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento