Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins e Suplentes visitam a Câmara Municipal de Curitiba

Vereadores Mirins e Suplentes visitam a Câmara Municipal de Curitiba

por RAFAELLA publicado 21/11/2019 15h21, última modificação 21/11/2019 15h21
Uma visita bastante produtiva que despertou nas crianças ainda mais o interesse pela vida pública e a importância do voto consciente
Vereadores Mirins e Suplentes visitam a Câmara Municipal de Curitiba

Registro em frente a Câmara Municipal de Curitiba

Os Vereadores Mirins e Suplentes estiveram ontem (20), na Capital do Estado visitando o Zoológico e a Câmara Municipal de Curitiba, onde participaram de uma conversa com a equipe da Escola do Legislativo e foram recebidos pelo 2º Secretário Vereador Professor Euler, que repassou informações da Casa respondendo questionamentos dos Mirins.

A atividade de visitação ao zoológico foi realizada dentro de uma temática ambiental, visando estimular reflexões acerca da importância da manutenção de animais em cativeiro, visando a conservação de espécies ameaçadas de extinção, bem como de ações de enriquecimento ambiental. O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados e atualmente está entre os cinco maiores zoológicos do Brasil. Os Mirins ficaram bastante empolgados com os animais em especial com o leão, a girafa e o hipopótamo que se destacam nos desenhos infantis.

Na sequência, os Mirins foram recebidos na Câmara Municipal de Curitiba pela equipe da Escola do Legislativo, que apresentou o espaço contando um pouco da história do Palácio, construído entre os anos 1891 e 1895 para abrigar o Poder Legislativo Estadual, o qual passou a ser sede da Câmara Municipal em 1963. O Vereador Professor Euler que é coordenador do Parlamento Jovem, em um bate papo, discorreu sobre a atuação dos vereadores e projetos de lei apresentados. Os mirins fizeram muitas perguntas.

O Presidente da Mesa Diretora da Câmara Mirim, Alessandro Henrique Duda da Escola Olaria Filipaki contou sobre os pedidos feitos pelos Mirins Iratienses durante as Sessões Ordinárias e destacou o Projeto da Câmara “Irati – A Gente Cresce sem Corrupção” desenvolvido nas escolas.

O Suplente da Escola Antonina Fillus Panka, Elias Gabriel Batista Neto, indagou sobre o número de vereadores e assessores na Casa e a suplente da Escola Tancredo Martins, Isadora   Letícia de Oliveira de Siqueira, perguntou sobre o número de mulheres na casa e quantas ocuparam as vagas até hoje. Bastante atencioso, o Professor Euler respondeu que são 38 vereadores hoje na casa e destes apenas oito são mulheres, sendo que até hoje 24 mulheres ocuparam as vagas no Legislativo da Capital. Sobre o número de assessores afirmou que cada vereador possui sete.

A 1ª Secretária da Mesa Diretora Mirim, Luana Ribeiro da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo perguntou: “Com uma profissão tão bonita, o que te levou a querer ser vereador?”. Euler parabenizou a vereadora pela pergunta e afirmou que é somente com politica que se pode fazer coisas boas dentro da sociedade, “é uma pena que algumas pessoas usaram a política de forma inadequada e acabou que a política virou sinônimo de coisas ruins”.

Os Mirins também perguntaram sobre os projetos mais importantes apresentados pelo Vereador na Casa. Euler discorreu sobre o projeto que obriga a adaptação de obras cinematográficas para pessoas com deficiência auditiva, utilizando o recurso da legendagem em português nos filmes nacionais e estrangeiros nos cinemas e também sobre o projeto que regula medidas obrigatórias para o reaproveitamento do óleo de cozinha, instituindo o programa “Óleo Dindin”.

Foi uma visita bastante produtiva despertando nos mirins ainda mais o interesse pela vida pública e a importância do voto consciente. Durante as visitas, as crianças foram acompanhadas pelas diretoras das escolas e pelos vereadores Alberto Schereda, Edson Luís Elias e José Bodnar.