Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados

Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados

por RAFAELLA publicado 06/07/2022 15h32, última modificação 06/07/2022 15h32
A 1ª Sessão Ordinária do Programa será realizada no dia 17 de agosto, às 9 horas
Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados

Os Mirins foram empossados e diplomados

No dia 6 de julho, foi realizada a Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins e Suplentes – Legislatura 2022, os quais prestaram compromisso e foram diplomados. Participaram da solenidade, o Presidente da Câmara Helio de Mello, o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik, os vereadores José Ronaldo Ferreira, Nei Cabral, Vera Gabardo e Leomar Jacumasso, ex-vereadores mirins, alunos, pais, professoras e diretoras de escolas.

Na sua 10ª Legislatura, conforme o Presidente Helio de Mello, o Programa promove a interação entre a Câmara e a comunidade, especialmente no âmbito escolar, proporcionando aos participantes conhecimento sobre o papel e as funções do Legislativo e dos vereadores.  “Buscamos oferecer aos estudantes a compreensão sobre a importância da política em uma sociedade democrática e participativa. O Programa também trabalha na formação de cidadãos mais conscientes politicamente ao possibilitar aos estudantes a participação na vida pública, estimulando a cidadania e o civismo, fazendo com que os mesmos, desde cedo, desenvolvam lideranças e habilidades que poderão melhorar a qualidade de vida dos seus colegas, familiares e toda a sociedade”.

A vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik parabenizou o Presidente por este projeto maravilhoso, que faz com que as crianças tenham uma visão mais próxima da política e de como a cidade e o país funcionam. “Teremos adultos com uma visão melhor para que o Brasil cresça e seja cada vez mais igualitário”. O prefeito Jorge Derbli parabenizou as mulheres pelo pleito, 70% são meninas. “As mulheres vem ocupando seus espaços de direito. Parabéns a todos, este programa é uma lição de cidadania que proporciona às crianças experiências e conhecimentos. Lembrando que os que não gostam de política são governados por aqueles que gostam, então é importante que todos se envolvam na política. Vamos estudar também a possibilidade para que tenhamos um gabinete mirim na Prefeitura”.

O Presidente Helio de Mello reafirmou a importância do Programa dentro de Irati. “São no total 29 escolas municipais, 10 participam, porque são 10 vereadores eleitos na Câmara. As crianças aprendem desde cedo que é na política que são resolvidas as coisas que pertencem a todos. Até o momento 200 alunos já passaram pela Câmara Mirim nas 10 legislaturas”, relatou Helio afirmando que as crianças são consideradas os seres humanos mais puros que existem. “Com sua alegria, sinceridade, energia e pureza no coração, conseguem conquistar qualquer pessoa sem esforço”, destacou o Presidente citando uma frase de Ayton Senna: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno”.

POSSE DA MESA DIRETORA

A Mesa Diretora - Legislatura 2022 ficou composta da seguinte maneira: Presidente: Emanuelly Ribeiro da Cruz (Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki); Vice-presidente: Geovana Ferreira de Mello (Escola Municipal dos Colonizadores); 1º Secretária: Pâmela Emanuele da Silva (Escola Municipal Antonina Fillus Panka) e 2ª Secretário: João Nicolas de Almeida Barbosa (Escola Municipal Tancredo Martins).

Helio saudou os Mirins pela participação no Programa, que visa oportunizar a experiência e o despertar para a importância da participação política, além de ser uma experiência e um aprendizado para vida toda. A Presidente da Mesa Diretora da Câmara Mirim, Emanuelly Ribeiro da Cruz, encerrou os trabalhos da Sessão agradecendo a confiança e os votos recebidos dos colegas e registrou a satisfação de presidir a Mesa Diretora da Câmara Mirim de 2022. Emanuelly convidou a todos para a 1ª Sessão Ordinária, que será realizada no dia 17 de agosto, às 9 horas na Câmara.

Vereadores Mirins - Legislatura 2022

Escola Municipal Ana Amaral Gruber