Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados

Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados

por RAFAELLA publicado 02/09/2021 10h55, última modificação 02/09/2021 11h00
A 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim será realizada no dia 20 de outubro, às 9 horas
Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados

Mesa Diretora - Legislatura 2021

   No dia 1º de setembro, foi realizada a Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins e Suplentes – Legislatura 2021, os quais prestaram compromisso, foram empossados e diplomados. Participaram da solenidade, o Presidente da Câmara Helio de Mello, a prefeita em exercício Ieda Regina Schimalesky Waydzik, os vereadores José Ronaldo Ferreira, Teresinha Miranda Veres, Vera Gabardo e José Renato Kffuri, além de  alunos, pais, professoras e diretoras de escolas.

   Na sua 9ª Legislatura, conforme o Presidente Helio de Mello, o Programa promove a interação entre a Câmara e a comunidade, especialmente no âmbito escolar, proporcionando aos participantes conhecimento sobre o papel e as funções do Legislativo e dos vereadores.  “Buscamos oferecer aos estudantes a compreensão sobre a importância da política em uma sociedade democrática e participativa. O Programa também trabalha na formação de cidadãos mais conscientes politicamente ao possibilitar aos estudantes a participação na vida pública, estimulando a cidadania e o civismo, fazendo com que os mesmos, desde cedo, desenvolvam lideranças e habilidades que poderão melhorar a qualidade de vida dos seus colegas, familiares e toda a sociedade”.

    Representando a Secretária Municipal de Educação, Adriana Menon, agradeceu aos vereadores e às diretoras das escolas por conduzirem tão bem este importante programa. “Enquanto professora sei o quanto a educação luta para desenvolver o senso crítico dos estudantes, e esse programa vem somar. O poder Legislativo é um dos pilares da sociedade e este trabalho em parceria com a educação é essencial”, enfatizou.

   O ex-vereador mirim da Legislatura de 2017, Raul Zainedin da Rocha, parabenizou os eleitos e reafirmou a importância do Programa. “No ano de 2017, como vereador, representei a Escola Rosalina Cordeiro de Araújo e foi uma experiência incrível. Quem está aqui é porque gosta de política ou se interessa pelo assunto. E as oportunidades de seguir na carreira de políticas públicas não param, mesmo depois da Câmara Mirim, em 2018, participei da Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e a experiência no Legislativo foi bastante importante. Falo isso para estimular os novos vereadores, eu enquanto puder vou defender os direitos das crianças e adolescentes para provar que política é assim assunto de criança sim e com esforço podemos formar uma sociedade melhor. Este Programa serve para que toda criança seja bem protegida contra os rigores do tempo e os rigores da vida”, destacou.

   A prefeita em exercício, Ieda Regina Schimalesky Waydzik comemorou o dia em que assumiu as funções como prefeita de Irati, segundo ela, um dia cheio de esperanças de um futuro melhor. “Precisamos de pessoas assim como estas crianças, interessadas na vida pública, pois é a política que fundamenta a nossa vida, família e trabalho, sem ela o país não funciona. Temos apenas que saber escolher as pessoas corretas para cada lugar. Parabéns à Câmara pelos noves deste programa que cria o futuro de Irati e a esperança de dias melhores”, agradeceu.

   O Presidente Helio de Mello afirmou que educação não tem preço, mas a falta dela tem custo. “No ano de 2012 criamos o Projeto da Câmara Mirim, na época pensava que seria apenas mais um projeto, mas a cada ano ele vem ganhando corpo e avançado, trazendo resultados. O Programa tem ação educativa promove atividades com os alunos do 5º ano. Irati tem 29 escolas municipais e destas 29, vocês mirins são os representantes. Aproveitem este momento histórico para contribuir da melhor maneira possível na escola, bairro e em casa para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.

POSSE DA MESA DIRETORA

            A Mesa Diretora - Legislatura 2021 ficou composta da seguinte maneira:

Presidente: Otávio Rudunike (Escola Municipal Tancredo Martins)

Vice-presidente: Ana Gabriella Maieski (Escola Municipal Antonina Fillus Panka)

1º Secretária: Hayane Alves Ferreira (Escola Municipal Francisco Stroparo)

2ª Secretária: Flávia Landucci Vieira (Escola Municipal Mercedes Braga)

   Helio saudou mais uma vez os Mirins pela participação neste Programa, que visa oportunizar a experiência e o despertar para a importância da participação política, onde os conhecimentos adquiridos pelos mirins os tornará multiplicadores em suas escolas e comunidades, além de ser uma experiência e um aprendizado para vida toda.

   O Presidente da Mesa Diretora da Câmara Mirim, Otávio Rudunike, encerrou os trabalhos da Sessão agradecendo a confiança e o voto recebido dos colegas e registrou a alegria e a satisfação de presidir a Mesa Diretora da Câmara Mirim de Irati neste ano de 2021. Otávio convidou a todos para a 1ª Sessão Ordinária, que será realizada no dia 20 de outubro, às 9 horas na Câmara.

Vereadores Mirins / Suplentes

Legislatura 2021

Escola Municipal Antonina Fillus Panka

Vereadora: Ana Gabriella Maieski

Suplente: Luiza Rafaelly Schomberger

 

Escola Municipal Francisco Stroparo

Vereadora: Hayane Alves Ferreira

Suplente: Lucas Diogo Kaliberda

 

Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo

Vereadora: Sara Alice Campos Nunes

Suplente: Mariana Cordeiro Da Silva

 

Escola Municipal Mercedes Braga

Vereadora: Flávia Landucci Vieira

Suplente: Yudi Raphael Azevedo Ribeiro

 

Escola Municipal Olaria Filipaki

Vereador: Ivan Kenedy de Assis dos Santos

Suplente: Andrey Eduardo Alves Kuller

 

Escola Municipal Professora Vilma Rossa

Vereadora: Laura Cordeiro Machado

Suplente: Gabrieli Lourenço de Souza

 

Escola Municipal Rosa Zarpellon

Vereadora: Mariana Rodrigues Koltun

Suplente: Yasmin Makiolki

 

Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo

Vereadora: Maiumy Gaioch Carneiro

Suplente: Maria Beatriz Cardoso

 

Escola Municipal Tancredo Martins                                                     

Vereador: Otávio Rudunike                                                

Suplente: Anny Kelly Cardoso Meyer

 

Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki

Vereador: Samuel Antônio Biscaia

Suplente: Evelyn dos Santos

 A Sessão Solene na íntegra pode ser acompanhada no ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO