Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins apresentam sete Requerimentos ao Executivo solicitando manutenção e melhorias nas Escolas

por RAFAELLA publicado 17/08/2022 14h43, última modificação 17/08/2022 14h43

Palestrante Guilherme, Vereadores Mirins e Suplentes

Na manhã do dia 17 de agosto, aconteceu a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim – Legislatura 2022. Durante a Sessão, os vereadores apresentaram sete requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nas escolas. A Sessão foi prestigiada pelo Presidente Helio de Mello e pelos vereadores Leomar Jacumasso, Vera Maria Gabardo e Teresinha Miranda Veres, além de professoras e diretoras. O funcionário do Banco do Brasil, Guilherme Serbai, ministrou palestra aos Mirins sobre Educação Financeira.

Durante a Ordem do Dia, a vereadora Kamile Pereira Barby e o suplente Guilherme Strona da Cruz da Escola Ana Amaral Gruber requereram ao Executivo a implantação de um redutor de velocidade em frente à Escola visando aumentar a segurança do trânsito, possibilitando o cruzamento seguro de pedestres, especialmente pais, alunos e funcionários da instituição. Emanuelly Ribeiro da Cruz e a suplente Jamilly Graziele Juk da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki solicitaram esforços para a compra de um terreno e futura edificação de uma nova sede para a Escola no Distrito de Guamirim.

O vereador João Nicolas de Almeida Barbosa e a suplente Manuela Geovana Gomes de Oliveira da Escola Tancredo Martins requereram a realização de consertos e reparos na estrutura da instituição, como término da cobertura da quadra poliesportiva, substituição de telhas quebradas que causam goteiras e apodrecimento do teto das salas e beirais externos, reposição de telhas retiradas da cobertura da cozinha em função de tentativas de invasão para furto sofridos no final de 2021, além de outras necessidades.  A vereadora Geovana Ferreira de Mello e o suplente Eduardo Primak da Escola dos Colonizadores solicitaram a construção de uma quadra poliesportiva, visto que a atual não possui espaço adequado para realizar aulas de educação física. O vereador Cristiano Luis Santana e o suplente Leandro da Silva do Nascimento da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa indicaram a manutenção no prédio da Escola, como troca de lâmpadas, reparo nos banheiros, troca do piso de algumas salas e pintura externa da mesma.

A vereadora Pâmela Emanuele da Silva e o suplente Kaio Henrique Purfirio da Escola Professora Antonina Fillus Panka, solicitaram a instalação de alarme monitorado e grades nas portas e janelas da nova sede da instituição de ensino, visando oferecer segurança e resguardar a estrutura física do local. Conforme os mirins, também se faz necessário o fechamento do refeitório com esquadrias e vidro temperado. O vereador Alexandro Kanarski e o suplente Matheus Maneira da Escola Rural Olavo Anselmo Santini requereram a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula das escolas municipais, visando proporcionar mais de bem-estar e conforto tanto aos estudantes quanto aos professores do sistema público de ensino. Também solicitaram a construção de uma quadra de areia para vôlei de praia na instituição, incentivando a prática de mais uma modalidade de esporte.

Os pedidos foram comentados e justificados pelos mirins, os quais foram aprovados por unanimidade de votos e encaminhados ao Executivo.

PALAVRA-LIVRE

Na palavra-livre, a vereadora da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, Emanuelly e a suplente Jamilly agradeceram ao prefeito e à secretária de educação pelo acervo literário adquirido para as escolas, “materiais que irão fortalecer a prática pedagógica dos professores da educação básica”, afirmaram.

A vereadora da Escola Mercedes Braga, Maria Julia e sua suplente Rafaelly, também parabenizaram a secretaria de educação pela aquisição dos mais de 300 exemplares de livros para as bibliotecas das escolas. Convidaram ainda a população para a “Tarde da Família”, que será realizada na Escola no dia 4 de setembro, visando integrar a escola e a comunidade. “Todos estão convidados a prestigiar o evento a partir das 13 horas, o qual terá bingão, vendas de pasteis, brinquedos e muito mais”.

Pâmela da Escola Professora Antonina Fillus Panka e seu suplente Kaio destacaram a recente inauguração da nova sede da escola, “um sonho que nasceu no ano de 2014 que agora é realidade e só foi possível porque contou com a colaboração da Câmara de Vereadores. Gratidão também ao Executivo e a todos que colaboraram de alguma forma para que a construção da nova sede acontecesse”.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo funcionário do Banco do Brasil, Guilherme Serbai, que discorreu sobre Educação Financeira e respondeu muitas dúvidas dos Mirins sobre como e onde guardar dinheiro, porque investir e muito mais. O Presidente Helio de Mello agradeceu a participação das escolas no programa e enfatizou a importância do assunto abordado pelo Guilherme. “Ao lidar com o dinheiro desde pequenos, as crianças crescem mais conscientes de que precisam economizar para conseguir algo. Aprendem a poupar e a planejar o futuro”.

A Presidente da Câmara Mirim, Emanuelly Ribeiro da Cruz, agradeceu a participação do palestrante Guilherme e do Presidente da Câmara pela contribuição na Sessão. Também convocou os Mirins para a próxima Sessão Ordinária que será realizada no dia 19 de outubro, às 9 horas.