Vereadores já apresentaram este ano 415 Indicações e 53 Requerimentos ao Executivo
Durante a 19ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 17 de junho, os vereadores apresentaram 19 indicações e três requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 415 indicações e 53 requerimentos ao Executivo.
HELIO DE MELLO
O Presidente Helio de Mello solicitou a realização de melhorias nas estradas do Faxinal do Rio do Couro, onde há diversos pontos necessitando de reposição de cascalho. “Também se faz necessário o serviço de cascalhamento e construção de bueiros, especialmente próximo à Associação, ao mata-burro e nas estradas de acesso às propriedades locais: Geraldo Fracaro, Elizeu Berger, Antonio Sloboda, Cláudio Fracaro e Luís Maneira. A solicitação visa atender reivindicação dos moradores e usuários das vias rurais e se faz necessária para não comprometer, também, as linhas do transporte escolar”. Também sugeriu melhorias nas estradas da comunidade de Faxinal dos Neves, especialmente nas proximidades da Igreja e, também, de serviços através do programa “Porteira Adentro” para atendimento da família Burak Petrouski, visto que, segundo os solicitantes, algumas propriedades locais já foram beneficiadas com melhorias. Ainda solicitou que no projeto da pavimentação asfáltica anunciada para a estrada de Gonçalves Júnior à Itapará, sejam incluídos o alargamento das pontes ou a construção de novas pontes, pois as atuais ficaram estreitas dificultando a passagem das máquinas e implementos agrícolas. “Também se sugere que sejam realizados estudos sobre a possibilidade de elevação da estrada e construção de bueiros, com o objetivo de evitar constantes transtornos e melhorar a trafegabilidade na região”, destacou.
Helio também sugeriu que sejam tomadas providências, com urgência, em relação à coleta de lixo no interior, em atendimento às frequentes reclamações apresentadas pelos moradores, segundo os quais, o caminhão ficou sem passar por dois meses na linha de Itapará e Rio do Couro (1ª sexta feira do mês) e, quando passou não levou todo o lixo, que acabou ficando acumulado nos barrancos de estrada. “Em razão disso, novamente reforça-se o pedido de construção de pontos de coleta de lixo reciclável, com espaços fechados e cobertos, nas comunidades do interior do Município, garantindo a destinação adequada destes materiais”, alertou. Por fim, requereu estudos para a construção de uma quadra de esportes na Escola Municipal dos Colonizadores, no Distrito de Gonçalves Júnior, onde os alunos não têm um espaço adequado para atividades de lazer e nem para a prática das aulas de Educação Física, atividades primordiais no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “Atualmente, os professores precisam improvisar espaços para dar suas aulas, situação que fica ainda mais difícil em dias de chuva”, justificou.
SILVANA TERESINHA RZEPKA
A vereadora Silvana Teresinha Rzepka sugeriu que sejam realizadas melhorias na Travessa Sebastião Colaço Vaz, em uma extensão de aproximadamente 50 metros, com serviços de patrolamento e cascalhamento, além de verificação da necessidade de instalação de bocas de lobo ou outras medidas de drenagem pluvial, proporcionando melhores condições de tráfego, segurança e qualidade de vida aos moradores locais. Também indicou a instalação de lombadas e/ou outros dispositivos redutores de velocidade na perimetral Avenida João Stoklos, devido aos acidentes que vêm acontecendo com grande frequência no local e também ao intenso tráfego de caminhões/veículos de carga, oferecendo, dessa forma, uma melhor organização do tráfego e a redução do risco de acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motoristas.
SILVANA E TERESINHA
Silvana Teresinha Rzepka e Teresinha Miranda Veres apresentaram indicação sugerindo a realização de pavimentação asfáltica na Rua Otacília Andrade Belich, localizada no bairro Jardim Virgínia, a qual encontra-se em más condições de trafegabilidade, dificultando o trânsito de veículos e pedestres.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda sugeriu estudos para viabilizar a continuidade da via perimetral nos fundos da empresa Fobrás, ligando os bairros Lagoa, Vila Raquel e Engenheiro Gutierrez, com conexão à Unicentro, visando melhorar a mobilidade urbana e proporcionar uma rota alternativa eficiente, especialmente para estudantes, moradores e trabalhadores que transitam diariamente pelos citados locais. Também indicou a instalação de placas de sinalização nos principais acessos e cruzamentos das estradas rurais do município, com o objetivo de facilitar o deslocamento e a identificação das localidades do interior. O vereador ainda presentou requerimentos solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual o prazo previsto para a conclusão da obra de conserto do asfalto que se rompeu na Rua José Chamy, nas proximidades dos números 255 e 256, no bairro Rio Bonito?” e “Qual o prazo previsto para a conclusão das obras ou intervenções destinadas a evitar alagamentos nas imediações da residência de nº 226, localizada na Rua Santo Antônio de Pádua, no bairro Riozinho? Existe projeto ou cronograma para a construção de meio-fio ao lado da referida residência, com o objetivo de conter o escoamento de águas pluviais e evitar que a água invada o imóvel?”, indagou.
SYBIL DIETRICH
A 1ª Secretária Sybil Dietrich apresentou indicação solicitando o envio de um convite, à Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas de Irati-Pr – Asilo Santa Rita, a fim de que um representante compareça a esta Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre o valoroso trabalho executado na nossa comunidade em prol da população idosa do nosso Município e região. Também apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quais providências foram tomadas a respeito da denúncia de abuso sexual apresentada contra um conselheiro tutelar do Município de Irati? O conselheiro denunciado foi afastado? Houve abertura de procedimento de sindicância?”, indagou.
DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE
Dr. João Henrique Sabag Duarte sugeriu que sejam tomadas providências urgentes quanto à pavimentação dos dois parques industriais do município, localizados às margens da BR-153 e da BR-277, em virtude das péssimas condições de trafegabilidade enfrentadas atualmente por empresários, trabalhadores e veículos de carga. “Enquanto a pavimentação definitiva não for executada, sugere-se a realização de serviços de patrolamento e nivelamento das vias, como medida paliativa para melhorar temporariamente as condições de tráfego e garantir condições de continuidade das atividades econômicas nos locais”, alertou.
ALCIDES CEZAR PINTO
Alcides Cezar Pinto sugeriu a reforma da pista de caminhada/corrida do Parque Aquático de Irati com implantação de piso emborrachado, garantindo segurança, conforto e desempenho ideal aos usuários. “Também necessita-se de serviços de poda das árvores, as quais estão invadindo os espaços, além de ser uma prática essencial para manter a saúde das mesmas e a segurança dos visitantes”, justificou. Solicitou ainda o encaminhamento de ofício ao Diretor / Presidente do Detran do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) – Santin Roveda, solicitando recursos para pintura da sinalização viária do município de Irati, que está precária. “A sinalização viária é essencial para a segurança e organização do trânsito, atuando diretamente na orientação dos motoristas, ciclistas e pedestres, mantendo a fluidez adequada e a segurança nas ruas”, alertou.
SELMO DE LIMA VIEIRA
O vice-presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu, a pedido de moradores e da Associação de moradores, a realização de obras emergenciais de saneamento básico e o fechamento da saída de esgoto a céu aberto localizada no bairro Vila Raquel. Também indicou a realização de serviços de reperfilagem asfáltica nas ruas Santo Antônio de Pádua e São Francisco, situadas no bairro Riozinho, restaurando a qualidade do pavimento e garantindo melhores condições de mobilidade aos moradores locais. Recomendou ainda, a pedido dos moradores, a realização de pavimentação asfáltica na Rua Wladislal Marinski, localizada no bairro Lagoa, com o objetivo melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população local. Por fim, sugeriu que a Defesa Civil realize uma vistoria técnica, com avaliação e perícia, nas árvores localizadas no Parque Aquático, com o objetivo de identificar galhos secos, árvores mortas ou em risco de queda, que possam oferecer perigo à integridade física dos frequentadores do local e, após a análise, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente adote as medidas necessárias para o corte, poda ou remoção das árvores e galhos que apresentarem risco iminente, garantindo assim a segurança dos munícipes que utilizam o parque para lazer e atividades esportivas.
SELMO E SILVANA
Os vereadores Selmo de Lima Vieira e Silvana Teresinha Rzepka solicitam o envio de ofício ao Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria competente, solicitando a viabilização da construção de uma nova capela mortuária no bairro Vila Nova, atendendo um pedido da Associação de Moradores, proporcionando melhores condições para que as famílias da comunidade possam realizar as cerimônias com a dignidade e o conforto que o momento exige.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





