Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores homenageiam Comunidade Ucraniana Iratiense

Vereadores homenageiam Comunidade Ucraniana Iratiense

por RAFAELLA publicado 31/08/2022 13h47, última modificação 31/08/2022 13h47
“É importante olharmos para o passado e reconhecermos o valor social, cultural e econômico dos primeiros imigrantes para a constituição do nosso município”, destacou Teresinha Miranda Veres
Vereadores homenageiam Comunidade Ucraniana Iratiense

Proponentes da Moção de Aplausos e o representante da Comunidade, Sr. Ambrósio Bulka

Na noite do dia 31 de agosto, os vereadores Teresinha Miranda Veres, Helio de Mello, Alcides Cezar Pinto e Leomar Jacumasso entregaram Moção de Aplausos à Comunidade Ucraniana Iratiense em reconhecimento à importância do seu papel no desenvolvimento e crescimento do município. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores no ano passado e agora, passado o período pandêmico, foi entregue à Comunidade.

De acordo com o Presidente Helio de Mello, a homenagem reconhece a importância dos ucranianos e seus descendentes na formação do município, “nação de povo trabalhador, abnegado, de lutas, vitórias e conquistas trazidas para o bem comum do país, estado e de nossa cidade. Nossa gratidão a esta comunidade, que admiramos e respeitamos por sua religiosidade, cultura e tradições que fazem parte do cotidiano e da identidade de Irati”, destacou.

Em nome dos autores da Moção, Teresinha Miranda Veres, discorreu sobre os 130 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil e dos 30 anos da Renovação da Independência da Ucrânia, contando um pouco da história dos primeiros grupos que chegaram ao Brasil, em 1891, instalando-se na Colônia Rio Claro, no município de Mallet. “A homenagem a esse povo trabalhador, que nos orgulha e engrandece com seu imenso e inegável legado social, cultural e econômico, se justifica pelo momento em que o Brasil e o Estado do Paraná celebram os 130 anos de imigração ucraniana. É fundamental destacar a importância deste País do leste europeu, geograficamente distante de nós, ao qual estamos ligados por laços de amizade, cooperação e, por que não dizer, de família, uma vez que o Brasil é hoje a Pátria de cerca de 600 mil descendentes desses imigrantes, que para cá vieram em busca de uma vida melhor. O Paraná é o estado brasileiro com maior influência da cultura ucraniana, que se reflete na música, na dança, no artesanato, na religião, na culinária, na pesquisa, em empreendimentos empresariais e até na política, e, em nosso Município, não é diferente. É de fundamental importância olharmos para o passado e reconhecermos o valor social, cultural e econômico dos primeiros imigrantes para a constituição de nosso município”, afirmou Teresinha.

Representando a Comunidade, o Sr. Ambrósio Bulka, agradeceu a Moção e relatou parte da história da sua família que é descendente de ucranianos. “Na época meus pais se instalaram em Mallet, era tudo sertão, não tinha estradas, a vida era difícil. Depois as coisas foram melhorando, foram construídas casas, igrejas, escolas, e foi-se criando uma nova realidade. Neste período existiam muitas doenças, portanto, perdemos muitas pessoas. O povo sofreu muito, e agora, novamente, estamos comovidos com a população da Ucrânia, que vem enfrentando uma guerra, é triste ver um país bem estruturado e bonito com povo trabalhador e patriota passando por esta situação”, lamentou.

O Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Deonisio Mazur, também agradeceu aos vereadores pela homenagem, abençoou a todos e fez uma oração para que Deus interceda pela Ucrânia, que vem sendo devastada pela guerra.

Os proponentes da honraria entregaram certificado de Moção de Aplausos à Comunidade Ucraniana. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem e reconhecimento mediante aplausos. Helio reafirmou que a honraria representa o reconhecimento a este povo que contribuiu e contribui até os dias de hoje, através de seus descendentes, para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural da cidade.