Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores entregam Moção de Aplausos à Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná

por RAFAELLA publicado 13/12/2022 14h45, última modificação 13/12/2022 14h44

Vereadores e Membros da Academia

Na noite do dia 12 de dezembro, os vereadores Helio de Mello, Amauri Cezar Jacumasso, José Ronaldo Ferreira e Leomar Jacumasso entregaram Moção de Aplausos à Alacs - Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná em reconhecimento à importância do seu papel na área social, educacional e cultural do município. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores e a entrega foi acompanhada por membros da Academia.

De acordo com o Presidente Helio de Mello, um dos proponentes da Moção, a homenagem a esta relevante entidade cultural, se justifica especialmente em razão dos 20 anos de sua instalação celebrado no dia 23 de novembro deste ano. O reconhecimento estende-se a todos os integrantes da Academia, que possui representantes nos municípios de Imbituva, Prudentópolis, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Ivaí, São João do Triunfo, Ipiranga, Inácio Martins e Irati.

“Registramos nossos agradecimentos e valorização a todos os integrantes da Academia pelo trabalho de preservação, desenvolvimento e divulgação das letras, artes e ciências, promovendo a integração regional, o avanço do processo educacional, o cultivo das humanidades e da cultura da paz”, agradeceu Helio.

Representando a Alacs, Herculano Batista Neto, fez um breve relato da história da Academia e agradeceu pela lembrança e homenagem. “Saibam que, uma vez recebia a notícia desta Moção, relativa aos 20 anos da Academia, ficamos muito felizes e estamos orgulhosos pela esta lembrança e pelo entendimento que já se passaram 20 anos que nossa Academia representa a região, conhecida como Terra dos Pinheirais. Registro o agradecimento e abraço fraterno de todos os acadêmicos”. Herculano afirmou ainda que a Academia procura sempre, resgatar e valorizar a história da nossa região, suas memórias, buscando a partir dos representantes da sua área de abrangência, assegurar que os valores da entidade nunca se percam: Letras, Artes e Ciências e tudo o que concerne aos valores humanitários. “Nossa aldeia é na Terra dos Pinheirais e aqui buscamos, dentro do nosso alcance, assegurar esse patrimônio”, agradeceu.

Os proponentes da honraria entregaram Certificado de Moção de Aplausos à Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem e reconhecimento mediante aplausos. Helio reafirmou que a honraria representa o reconhecimento à importância do relevante trabalho prestado pela Alacs, a qual promove arte e cultura, orgulhando e engrandecendo o nome de Irati. “Obrigado por contribuírem para o resgate e valorização da nossa história e memória”, concluiu Helio.