Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores expõem situação financeira da Santa Casa de Irati e pedem socorro

Vereadores expõem situação financeira da Santa Casa de Irati e pedem socorro

por RAFAELLA publicado 30/03/2023 09h18, última modificação 30/03/2023 09h18
Vereadores expõem situação financeira da Santa Casa de Irati e pedem socorro

Santa Casa de Irati

A palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 28 de março foi utilizada pelo Vice-presidente, Dr. João Henrique Duarte, que discorreu sobre a situação financeira da Santa Casa de Irati. Os vereadores enalteceram a explanação e reafirmaram a importância da região buscar junto aos representantes das esferas municipais, estadual e federal recursos para que a entidade, que é referência na região, continue oferecendo atendimento de qualidade à população.

Dr. João informou que a Santa Casa é um hospital filantrópico, cuja classificação é de média complexidade, considerado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) como um hospital referência nas redes de urgência e emergência, gestação de alto risco, saúde mental, gestantes com patologias psiquiátricas (dependência química e outros transtornos mentais) e Rede Paranaense para os municípios da 4 ª Regional de Saúde, totalizando mais de 180 mil habitantes entre os nove municípios atendidos. “Atualmente oferece diversos tipos de atendimento e conta com 320 colaboradores diretos e mais 45 profissionais médicos terceirizados, sendo uma importante instituição para a comunidade e uma das maiores geradoras de empregos em Irati”, afirmou.

O vice-presidente informou que há uma média de 500 internações mensais; 1500 exames laboratoriais; 2000 exames de imagem (RX, mamografia, tomografia, endoscopia, colonoscopia); mais de 1600 atendimentos no Pronto Socorro; média de 130 partos (cesárea e normal) e mais de 230 cirurgias realizadas por mês. “80% dos atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde e 20% entre particulares e convênios. Apenas 6% da população tem convênios de saúde privado, portanto, o índice de pacientes que utilizam o atendimento SUS só tem aumentado e o custo do hospital também”, alertou.

Conforme Dr. João, o custo mensal para manutenção geral da Santa Casa é de R$ 2,8 milhões. “O faturamento mensal é em média de R$ 2,4 milhões. Os repasses dos governos Federal e Estadual é de R$ 1. 545.000,00 e de particulares e convênios R$ 855 mil. Portanto, a Santa Casa de Irati está com um déficit mensal médio de R$ 400 mil”, lamentou. Segundo o médico, é uma grande responsabilidade manter o título de referência e atender a todas as exigências dos órgãos como vigilância sanitária, Corem, CRM, Conselho de Farmácia, Conselho de Fisioterapia, Conselho de Nutrição, etc. “Além disso, são apenas 320 colaboradores e mais 45 médicos terceirizados para atender 180 mil habitantes. São quase R$ 2 milhões somente em salários; R$ 250 mil em medicamentos; R$ 50 mil em água, luz e gás; R$ 30 mil em material de limpeza; R$ 70 mil em alimentação para todos os pacientes; mais empréstimo de R$ 170 mil. O custo mensal chega a R$ 2,8 milhões. Ou seja, o que recebe dos governos em torno de R$ 1.500.000,00 não cobre a folha e nem os plantões médicos”.

Outra questão apontada por Dr. João, é que os municípios e prefeituras que são atendidos pela Santa Casa de Irati não colaboram com nem um real mensal. “A Santa Casa está a ajoelhada pedindo ajuda há muito tempo. Faz mais de 15 anos que não tem reajuste nos valores repassados. Infelizmente, a entidade corre o risco de não conseguir mais dar continuidade nos atendimentos. E aí fica a pergunta: o que será do paciente infartado, da vítima de acidente, da gestante que precisa de um parto de emergência, da criança que precisa de internamento, do paciente que está entubado na UPA de qualquer município e precisa de um leito de UTI?”, questionou.

“A Santa Casa precisa de ajuda, de socorro, precisa que as esferas municipais, estadual e federal, e que os deputados que representam a região façam alguma coisa urgente. Precisamos que os deputados indiquem emendas para custeio. É preciso que os prefeitos participem com a parte que lhes cabem através de incremento”, clamou.

O Presidente José Ronaldo Ferreira afirmou que o Dr. João trouxe um grito de socorro para o Legislativo. “Lembro quando o Dr. Ladislau esteve nesta Casa e já tinha exposto a situação crítica da entidade. R$ 400 mil de déficit mensal, imagine daqui um tempo o tamanho que a dívida vai estar. Quando que teremos um projeto de lei a nível de estado para que a Santa Casa não precise mais pagar água e luz? Quanto que sobra de faturamento da Sanepar e da Copel, será que não poderiam zerar as contas do hospital? Faria tanta falta nos cofres?”, questionou o Presidente afirmando: “e se a Santa Casa fechar, o que será da nossa população? Precisamos travar uma luta com toda a região, junto com o prefeito Jorge Derbli, fazer uma audiência pública com todos os prefeitos e vereadores, incluindo também os deputados e expor a situação do hospital para que possamos encontrar uma solução urgente. Não podemos mais esperar. Vamos mandar um ofício para todos os municípios, trazer as autoridades, montar uma Comissão e seguirmos até o Governo do Estado”.

Acompanhe a palavra-livre na íntegra por meio do ícone “Sessões Gravadas”