Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discorrem sobre o trabalho de dragagem no Rio das Antas, Dia das Crianças e Campo Society do Jardim Planalto

Vereadores discorrem sobre o trabalho de dragagem no Rio das Antas, Dia das Crianças e Campo Society do Jardim Planalto

por RAFAELLA publicado 11/10/2023 15h01, última modificação 11/10/2023 15h01
Vereadores discorrem sobre o trabalho de dragagem no Rio das Antas, Dia das Crianças e Campo Society do Jardim Planalto

José Ronaldo Ferreira, Vera Gabardo e Alcides Cezar Pinto

   No dia 10 de outubro, foi realizada a 11ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, três Projetos de lei do Executivo, uma Moção de Aplausos e oito indicações dos vereadores foram apresentadas. Na palavra-livre, os Vereadores discorreram sobre o trabalho permanente de dragagem no Rio das Antas, a importância do Dia 12 de Outubro que marca o conjunto de direitos e deveres da criança conferidos na Constituição Federal e sobre o Campo Society do bairro Jardim Planalto, que será aberto à população.

   No Expediente, foram lidos os Projetos de Lei nº Projeto de Lei nº 040/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção à Comunidade Bethânia, no valor de até R$ 36.000,00; nº 041/2023, que autoriza o Poder Executivo municipal a contratar operações de crédito com a Agência de Fomento do Paraná S.A.; e o nº 042/2023, que autoriza o Poder Executivo municipal a efetuar a abertura de crédito adicional especial no PPA, LDO e no orçamento do Município de Irati. Também foi lido um ofício do Executivo solicitando que os Projetos de Lei nº 041/2023 e 042/2023 sejam analisados com a dispensa do interstício legal de votação, considerando a urgência na aprovação das matérias, que têm como objetivo a contratação de operação de crédito com a Agencia de Fomento do Paraná S.A para a retomada das obras do Ginásio de Esportes Municipal. Foi lida ainda a Moção de Aplausos nº 007/2023 que, registra e concede, por meios dos Vereadores Alcides Cezar Pinto, José Ronaldo Ferreira, Leomar Jacumasso e Vera Maria Gabardo Moção de Aplausos ao Canal Foco Esportivo.

PALAVRA-LIVRE

   O Presidente José Ronaldo Ferreira parabenizou o prefeito Jorge Derbli e sua equipe pelo trabalho permanente de dragagem no Rio das Antas. “Neste final de semana, em especial no domingo dia 08, a precipitação foi de aproximadamente 90 milímetros. A equipe da Prefeitura, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o secretariado municipal, esta Casa de Leis, estávamos todos atentos à disposição da população. Mas, graças a deus não tivemos enchentes como nos anos anteriores. Notamos que as ações estão surtindo efeito e o problema dos alagamentos enfrentados pela cidade foram minimizados. Segundo o prefeito Jorge Derbli, este trabalho vai continuar até o final da sua gestão”, comentou. Ronaldo também contou que participou na semana passada, do evento de Lançamento do Outubro Rosa em Irati. “Um belíssimo evento, que contou com a participação de 300 mulheres e palestra do ex-ministro da Saúde e idealizador do Sistema Único de Saúde (SUS), Alceni Guerra. Parabéns a Prefeitura e aos envolvidos pelo grandioso evento”. Durante o lançamento da campanha, o Presidente disse que acompanhou a entrega de quatro veículos para a Saúde, por meio do deputado estadual Hussein Bakri. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 300 mil. “Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia, ainda atendeu um pedido do prefeito Derbli para construção de uma unidade básica de saúde no bairro Nhapindazal. O Deputado vem olhando por Irati com carinho colaborando com investimentos em pavimentações, no esporte, na educação, e ainda se comprometeu a ajudar a Anapci no que precisarem. Só temos a agradecer a este representante que vem reconhecendo os votos que teve em Irati. Solicito, que em nome da Câmara Municipal, seja encaminhado um ofício em forma de agradecimento ao deputado pelo trabalho que vem realizando no nosso município”.

   Vera Gabardo discorreu sobre o Dia das Crianças. “Neste dia 12, infelizmente não temos muito o que comemorar, ainda mais com a fatalidade registrada neste final de semana onde perdemos uma criança de dois anos. Os dados de 2023 também nos mostram que ainda temos crianças, infelizmente, sofrendo diferentes formas de violências em nosso município. O Direito da Criança e do Adolescente é um tema de grande relevância para a sociedade, pois é fundamental garantir a proteção desses grupos vulneráveis e muitas vezes vítimas de violência, abuso e negligência. O Dia das Crianças é uma data que nos convida a refletir sobre a importância da proteção e dos direitos da infância e da adolescência. Embora o 12 de outubro tenha se tornado um grande sucesso comercial, este dia significa muito mais que vendas e diversão, ele reforça o conjunto de direitos e deveres da criança, os quais estão conferidos na Constituição Federal, na Declaração Universal dos direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desde a sua publicação, o Estatuto é o principal instrumento normativo de combate a evasão escolar, mortalidade infantil, analfabetismo e trabalho infantil. Contudo, mesmo com uma melhora significativa nas últimas décadas, o Brasil ainda tem muitos desafios pela frente. A proteção integral da criança e do adolescente, sem dúvida, é uma corrente social, em que esforços conjuntos são necessários para o pleno desenvolvimento social dos pequenos. Precisamos estar atentos e defender as nossas crianças que são indefesas e precisam do nosso apoio e olhar”.

   Alcides Cezar Pinto explanou sobre o trabalho do Deputado Hussein Barki, que destinou a Irati quatro veículos para a Saúde. “Fiz campanha para o Hussein em 2022 e ele tem representado e trazido respostas à nossa população por meio de investimentos. Já tem projeto de pavimentação próximo ao condomínio industrial, a capela mortuária que está em fase de finalização na comunidade de Gonçalves Junior, a cobertura do posto de saúde do bairro Rio Bonito, o projeto Gari, entre outras conquistas”, afirmou. Alcides comentou também que esteve conversando com secretário de esportes, Andre Demczuk, a respeito da obra do Campo Society do bairro Jardim Planalto, a qual já foi finalizada, e a inauguração aconteceria nesta quinta-feira (12), mas por conta da chuva, foi reagendada. “A boa notícia é que a partir de amanhã o Campo será a aberto à população”, contou. O vereador também informou que a Praça Eduardo Letchakoski, no bairro Rio Bonito, será revitalizada. “Nós membros da Igreja Quadrangular fizemos várias solicitações para que esta revitalização acontecesse e o prefeito nos atendeu. Agradeço ao Executivo e a todos que trabalharam para que este projeto se concretizasse”.

 (Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO