Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discorrem sobre lotes e imóveis sujos, Capela Mortuária da Vila São João, Programa Porteira Adentro e indagam Comissão Municipal de Trânsito

por RAFAELLA publicado 16/03/2023 09h35, última modificação 16/03/2023 13h19

Segundo os vereadores, o desleixo de proprietários com seus lotes e imóveis urbanos vem causando preocupação

Os Vereadores usaram a palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 14 de março para discorrer sobre o desleixo dos proprietários de lotes e imóveis urbanos, sobre a construção da nova Capela Mortuária da Vila São João, projeto que trata do Programa Porteira Adentro e indagam Comissão Municipal de Trânsito sobre o Estar e reuniões que não estão sendo realizadas.

Como médico e legislador, Dr. João Henrique Duarte, discorreu sobre saúde, que segundo ele, é responsabilidade dos poderes executivo e legislativo conforme a Constituição Federal e, dentro deste tema amplo, está inserida a limpeza urbana, considerado um serviço essencial para a população e de responsabilidade de todos especialmente dos órgãos públicos. Citou alguns exemplos como varreção, capinação, roçadas, coletas de resíduos e desobstrução de bocas de lobo. “Em Irati, tenho observado um desleixo por parte dos proprietários de lotes e imóveis. Em muitas ruas centrais é possível identificar enormes quantidades de lixos e entulhos nas calçadas, falta de limpeza e descontrole da vegetação. Registramos, inclusive, o caso de um menino que foi picado por uma cobra brincando no meio da rua no bairro Pedreira. A poluição material e visual causa a desvalorização do turismo e aumento da poluição do meio ambiente. Diante desta situação, peço ao prefeito que urgentemente faça a contratação de fiscais que trabalhem fiscalizando os lotes e apliquem multas aos proprietários que não realizam a limpeza nos seus imóveis”, enfatizou o vice-presidente alertando ainda sobre o perigo do mosquito da dengue, que aumenta ainda mais neste período de chuvas.

O Presidente José Ronaldo Ferreira apresentou uma Ordem de Serviço, repassada pelo prefeito Jorge Derbli, no dia 6 de março, informando que a empresa Una Construtora iniciou a obra de construção da nova capela mortuária no bairro Vila São João, conforme especificação no contrato, em atendimento à Tomada de Preços nº 29/2022 e Contrato de Obra e Serviço de Engenharia nº 003/2023. “Estamos muito contentes, pois já tivemos nesta tribuna muitas vezes aborrecidos pedindo uma capela ampla, nova e moderna para atender o nosso povo da Vila no momento de dor e de perda. Temos a capela antiga, mas muitas vezes as famílias ficam para fora nos velórios no tempo. Este novo espaço deverá atender não somente a Vila, mas todo o município de Irati, trazendo melhores condições. Agradeço ao Deputado Artagão, que prontamente nos atendeu e garantiu verba para que este sonho se concretizasse. Precisamos citar o nome de quem trabalha por Irati. Serão aproximadamente R$ 600 mil em investimento. Cumprimento o prefeito Derbli que, mesmo quando eu perdi a verba com um deputado, me garantiu que a capela seria realidade”, agradeceu. Segundo a vereadora Vera Garbado esta é uma conquista do povo da Vila e do povo de Irati.

Helio de Mello também enalteceu o trabalho do Deputado Artagão, que sempre esteve presente com ações voltadas para o município. Sobre a indicação do João Henrique convidando o Secretário Raimundo Gnatkoski para esclarecer o projeto do Programa Porteira Adentro, Mello agradeceu as repostas enviadas pelo Executivo e solicitou uma cópia. “É um programa que já existe, só que agora passará a ser cobrado dos agricultores. Acredito que o Porteira Adentro poderia ser tratado nos mesmos parâmetros do Progride, onde as máquinas ou veículos terceirizados fazem terraplanagem sem custo algum. Já no Porteira Adentro, o agricultor terá que pagar. Sugiro uma emenda no projeto, priorizando aqueles que já tem protocolo pra que não precisem fazer este pagamento, tem pessoas há dois anos aguardando”, alertou. O vereador informou ainda que a partir do dia 15 de março, estará de licença da função de vereador pelo período de 31 dias. “Neste período uma mulher, enfermeira, competente, uma pessoa que teve seus méritos e votos estará representando os seus eleitores na Casa, vereadora Genilse. Estarei licenciado das sessões e votações, mas não da fiscalização e do encaminhamento de pedidos. Estou à disposição da comunidade”. declarou.

Alcides Cezar Pinto discorreu sobre o requerimento nº 010 de sua autoria, que solicitou informações à Comissão Municipal de Trânsito. “Sabemos que em Irati tem muito a ser melhorado no trânsito, são várias situações de pontos de ônibus, travessias elevadas em frente as escolas, e de acordo com informações, as reuniões da comissão não estão sendo realizadas. Somos constantemente indagados sobre melhorias na trafegabilidade e não sabemos o que responder, por isso, solicito à comissão que encaminhe as atas de 2022, de reuniões e votações, para que possamos responder a população”, pediu Alcides afirmando ainda que precisa ser feito um estudo mais elaborado para melhorar o trânsito de Irati. “Também estamos com dúvidas em relação ao Estar Digital. Ano passado foi conversado que o bloco de papel não seria extinto, mas estamos sem saber. Sobre as reuniões de 2023 até agora não temos informação nenhuma. Estou à disposição da comissão para que possamos trabalhar junto por um trânsito melhor”, enfatizou.