Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discorrem sobre a Vila Raquel, Vila São João e IML

Vereadores discorrem sobre a Vila Raquel, Vila São João e IML

por RAFAELLA publicado 11/05/2023 11h08, última modificação 11/05/2023 11h08

Foi realizada na noite do dia 9 de maio, a 13ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, quatro novos projetos de lei e 16 indicações dos vereadores foram apresentadas.

No Expediente foram lidos os Projetos de Lei do Executivo nº 021/2023, que autoriza o Executivo a adquirir imóvel registrado na matrícula nº 6143, do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Irati, com a área de 5.475m², por desapropriação, com a finalidade de construir uma nova Escola Municipal no Guamirim e o nº 022/2023, que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens” – IX Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic e VIII Concurso de Vídeo João Wasilewski.

Do Legislativo foram lidos os projetos de lei nº 004/2023 (Helio de Mello), que denomina o Ambulatório Médico de Especialidade (AME), de “João Antonio de Almeida” e o nº 005/2023, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial do tipo visual. As referidas matérias lidas, foram encaminhadas para as Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, em primeira votação foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo nº 020/2023, que altera a Lei nº 4231/2016, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo urbano e rural do Município de Irati, acrescendo o parágrafo terceiro, ao artigo 26, da referida lei.

PALAVRA-LIVRE

A 2ª Secretária Vera Maria Gabardo explanou sobre a sua indicação apresentada, que reitera um pedido já realizado através da Indicação nº 045/2023, solicitando a abertura de uma rua no carreiro que liga o bairro da Vila Raquel ao bairro Lagoa. “Estive com o prefeito Jorge Derbli expondo a situação e as dificuldades dos moradores. Todos sabemos que a Vila Raquel é como se fosse uma ilha, sem muitas ligações e com isso o bairro não consegue crescer. Temos apenas uma mercearia lá e a escola conta com 30 alunos somente devido as dificuldades de acesso. Portanto, esta ligação seria um grande avanço para a comunidade. Felizmente, já tenho a palavra do prefeito Jorge e da empresa Rumo, que garantiu a abertura desta rua. São apenas 600 metros para que esta ligação entre os bairros aconteça e garanta mais qualidade de vida aos munícipes”. Vera também comemorou mais uma conquista para a Vila Raquel que terá, em breve, na Rua Apucarana, uma área de lazer, onde os moradores poderão desfrutar de bons momentos em família. “Investir em áreas de convivência e lazer, valoriza o bairro e as pessoas”.  Por fim, a 2ª Secretária ainda contou uma novidade para o bairro Vila São João. “Também em conversa com o prefeito Jorge, ele me garantiu que as Ruas Maranhão, Pernambuco e Padre Pedro Gavlak serão pavimentadas ainda este ano”, informou a parlamentar agradecendo ao prefeito pelo acolhimento e atendimento dos seus pedidos em nome da população.

Helio de Mello deixou um abraço à família do ex-vereador e amigo Antonio Celso de Souza, que faleceu no último dia 6 de maio. Também parabenizou o prefeito Jorge Derbli e o Secretário Esportes, André Demczuk, pela organização e abertura dos Jogos Escolares, Fase Regional do Paraná, sendo que os campeões representarão a região em todas as modalidades na fase macrorregional que acontecerá em Palmeira. Sobre a questão do IML, o vereador relatou que no dia 24 de julho de 2021, quando o governador esteve em Irati, entregou um documento a ele solicitando a implantação de um IML no município, porém, mas adiante Irati acordou com a notícia que a partir daquele momento, os cadáveres seriam levados para União da Vitória. “Nem o prefeito tinha sido informado sobre esta mudança, que foi política, e gera transtornos à população e às funerárias. É um descaso com o povo de Irati. No dia 18 de agosto de 2021, visitei as câmaras da região recolhendo assinaturas e levei documento a Curitiba para os parlamentares solicitando a implantação o IML no município e necessidade imediata do retorno a Ponta Grossa. No dia 29 de junho de 2022, quando teve a implantação do Subgrupamento dos Bombeiros em Irati, aproveitei a oportunidade, e conversei com Secretário de Segurança do Estado, Vagner Mesquita, expus as dificuldades, mas até agora nada foi resolvido”, lamentou Helio. “Conversei com o prefeito Jorge, iremos refazer este documento e o levaremos novamente ao Secretário de Segurança para que possamos, encarecidamente, ser novamente atendidos por Ponta Grossa”.

O Presidente José Ronaldo Ferreira concordou com a indignação do Helio e da população e afirmou que esta situação do IML precisa ser resolvida com urgência. “Precisamos de um Instituto dentro do município de Irati. Desde 2005 lutamos por este órgão em Irati, os deputados vêm em períodos eleitorais prometem e nada acontece. Necessitamos de representantes, que realmente vistam esta camisa e nos ajudem”, clamou.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.