Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discorrem sobre a Resolução do Contran nº 912/2022 e sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas

por RAFAELLA publicado 17/08/2023 11h03, última modificação 17/08/2023 11h03

Helio de Mello e Vera Gabardo

Foi realizada na noite do dia 15 de agosto, a 3ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, foram lidos dois projetos de lei, cinco indicações e um requerimento dos vereadores. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre a Resolução do Contran nº 912, Dia Internacional dos Povos Indígenas e sobre a Secretaria da Mulher que será instalada em Irati.

Helio de Mello falou sobre a sua indicação apresentada, que trata da Resolução do Contran nº 912 de 28/03/2022, referente a flexibilização para o trânsito de máquinas agrícolas. “Manifesto meu apoio à flexibilização, no que se refere ao trânsito de tratores, colheitadeiras e pulverizadores nas vias públicas federais, estaduais e municipais, a fim de prezar pela segurança de quem utiliza as estradas sem prejudicar o desenvolvimento do agronegócio”, comunicou.  Informou ainda que solicitou o envio de ofício aos Deputados Estaduais e Federais com representação em nosso município, ao Conselho Nacional de Trânsito e ao Ministério da Agricultura manifestando a necessidade de estudo e análise levando em consideração aqueles que produzem o alimento nosso de cada dia”. Helio contou ainda que fez uma visita ao Sindicato dos Trabalhadores e sugeriu ao Presidente Mesaque uma grande mobilização, onde os agricultores da cidade possam manifestar apoio à causa.

A Procuradora da Mulher, Vera Maria Gabardo, contou que participou no dia 15, de um grande evento no Centro da Juventude por meio da Secretaria de Assistência Social, onde foi comemorado o Dia internacional dos Povos Indígenas. “Foi muito emocionante ver os Kaingangs cantando e dançado as suas músicas, representando o nosso Brasil. Parabéns pelo evento. Registro também a presença da Clemilda Santiago Neto, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Estado. Os acadêmicos da Unicentro e os estudantes do Colégio Antônio Xavier da Silveira também fizeram presentes”. Vera também cumprimentou a prefeita em exercício, Ieda, pela Secretaria da Mulher e do Idoso que será instalada em Irati. “Da mesma forma, agradeço a Deputada Leandre Dal Ponte pela Cidade do Idoso e pela Secretaria”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.