Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discorrem sobre a Campanha Agosto Lilás, situação do lago do Parque Aquático e nova Escola Antonina Fillus Panka

por RAFAELLA publicado 04/08/2022 09h31, última modificação 04/08/2022 09h31

Foi realizada na noite do dia 2 de agosto, a 1ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, ofícios de respostas do Executivo, um projeto de lei do Legislativo e nove indicações dos vereadores foram lidas. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rodrigues, que explanou sobre a 1ª ExpoIrati, que acontecerá nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto no CT Willy Laars. Os vereadores enalteceram o trabalho do Secretário e a organização da festa, que deverá movimentar a economia do município.

No Expediente, além das nove indicações dos vereadores, foi lido o Projeto de Lei nº 018/2022 (Vera Maria Gabardo), que denomina a Rua A do bairro Riozinho de Rua João Cumin. A referida matéria já lida será analisada pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 9 de agosto, caso aprovada, entrará para primeira votação.

PALAVRA-LIVRE

A vereadora Vera Maria Gabardo discorreu sobre a campanha Agosto Lilás. “Neste mês de agosto, de acordo com a Lei Estadual 19.972/2019, a primeira semana é dedicada às ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher e divulgação da Lei nº 11.340, Lei Maria da Penha. Atualmente mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. Em Irati, segundo a Delegacia de Polícia Civil, em 2022, de janeiro até agora, foram confeccionados 130 Boletins de Ocorrências com a solicitação de medida protetiva. Precisamos relembrar esta importante data para que possamos ficar atentos para identificar as situações de violência. Lembrando que a Procuradoria da Mulher da Câmara acolhe e encaminha denúncias de violência contra as mulheres nas suas mais variadas formas. Portanto, você mulher, pode nos contatar para sanar dúvidas, pedir ajuda e denunciar situações voltadas à violência. Estamos aqui para te ajudar”, afirmou. Vera ainda contou que participou da inauguração da Casa de Apoio a Mulher no município. “No total são 10 Casas no Paraná, e uma é em Irati. A casa é sigilosa para que as mulheres possam estar seguras por seis meses. Parabéns a equipe da Assistência Social pelo trabalho”.

José Ronaldo Ferreira explanou sobre a construção da passarela que liga a perimetral ao bairro Pedreira, “uma passagem moderna, bonita e agradável. Parabéns ao Executivo pelo trabalho, este era um pedido antigo do povo e deste Legislativo. A obra ficou excelente, e todos podem utilizar a passagem com segurança. A palavra hoje é de gratidão”, enfatizou. Ronaldo também parabenizando o Executivo e o secretário Marcelo Rodrigues pela ExpoIrati, que será realizada no final de semana. “Estarei ajudando no Rodeio Country, sendo que os animais das pessoas que vêm do sudoeste do Estado ficarão em minha propriedade, já está tudo pronto para recebê-los”.

Alcides Cezar Pinto lamentou a situação do lago do Parque Aquático de Irati. “O mau cheiro vem incomodando os turistas e visitantes, a água está contaminada. Em fevereiro deste ano enviei ao ofício à Secretaria do Meio Ambiente relatando denúncias que vinha recebendo sobre essa situação desagradável. Relatei também denúncias de que esgoto estava sendo descartado na água, causando contaminação e a morte de peixes. Pedi à Secretaria que tomasse alguma providência. Em resposta, a secretaria informou que o lago se encontrava com uma grande presença de algas dado a alta carga de matéria orgânica. E que na tentativa de melhorar a situação da qualidade da água a Secretaria estaria instalando três bombas para areação da água. Também veio um anexo da Comissão de Manutenção, Proteção, Fiscalização, Melhorias e Embelezamento do Parque Aquático do Rio Bonito da Cidade de Irati afirmando que haveria uma reunião para resolver tal situação”, esclareceu. Porém, Alcides cobrou que o tempo passou e nada foi resolvido. “Eu não fui convidado para nenhuma reunião, e as pessoas continuam sofrendo com este problema em um dos principais pontos turísticos da nossa cidade”, lamentou.

O Presidente Helio de Mello discorreu sobre a inauguração e entrega da Escola municipal no bairro Vila Nova, um importante espaço para a comunidade. “Os poderes constituídos deste município tem investido em educação, tanto na estrutura física dos espaços, quanto na valorização dos profissionais. A participação do Legislativo nesta conquista foi importante, pois esta casa devolveu R$ 360 mil para que executivo pudesse comprar o terreno e construir a tão sonhada escola. Hoje respondo um processo por ter devolvido o dinheiro na metade do ano em prol desta aquisição, o qual segundo o Tribunal de Contas deveria ter sido devolvido no final do ano. Estou sendo penalizado pelo bom uso do dinheiro público”, lamentou. Helio contou ainda que a antiga escola será transformada em Capela Mortuária, “uma ação que desencadeou outras ações em prol da comunidade”. O Presidente relembrou também o dia do Agricultor, comemorado recentemente. “No município, dentro de uma pesquisa, o valor bruto arrecadado pela produção chegou a quase R$ 1 bilhão, sendo 76% da agricultura, portanto, é preciso investir mais naqueles que produzem o nosso sustento. Esse resultado é fruto do trabalho realizado, do uso de novas técnicas e equipamentos. Parabéns aos agricultores, lembrando que este parlamento também repassou um valor para compra de 500 sacas de feijão para ser distribuída aos agricultores”, destacou.