Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores debatem dengue, escassez de água, manutenção de estradas e preservação histórica em sessão ordinária

por Ana Moraes — publicado 22/02/2024 15h50, última modificação 22/02/2024 15h48

Três vereadores utilizaram a palavra-livre na sessão

A  2ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura aconteceu no dia 20 de fevereiro.  Na ocasião foram apresentados um ofício, dois novos Projetos de Lei,  16 indicações e um requerimento dos vereadores ao Executivo. Ao final da sessão, três vereadores utilizaram a tribuna para discutir sobre os casos de dengue, falta de água, reparo em estradas rurais e conservação do acervo histórico do município.

No Expediente foi lido o Ofício n.º 010/2024, que solicita o espaço da Câmara Municipal para quarta-feira (28), às 14 horas, para realização, de forma presencial e virtual com transmissão ao vivo, de audiência pública de prestação de contas. O objetivo é apresentar os relatórios contábeis relativos ao 3º quadrimestre de 2023. Também foram lidos o Projeto de Lei 002/2024 (Alcides Cezar Pinto), que busca denominar o campo Society do bairro Jardim Planalto de “Antonio Celso de Souza”; e o Projeto de Lei 003/2024 (Mesa diretora), que concede reposição inflacionária sobre o auxílio-alimentação pago aos servidores da Câmara Municipal de Irati.

ORDEM DO DIA

Foram aprovados em primeira votação, o Projeto de Lei n.º 059/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a permutar área de terra que especifica e dá outras providências; e votação a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município n.º 001/2024, que altera o §1 º do art. 25 da Lei Orgânica do Município de Irati-Paraná.

PALAVRA-LIVRE

Durante a palavra-livre, o Presidente Interino Dr. João Henrique Duarte expressou preocupação com os casos de dengue. “Com a dengue em nosso município, já somamos 16 casos. Dez importados e seis casos autóctones (contraídos na cidade), que são os que mais preocupam. Gostaria de pedir à população que mantenha limpos seus lotes, que retire todos os recipientes e formas de acúmulo de água, para evitarmos a proliferação do mosquito que transmite a doença, não só a dengue como a zika e o chikungunya”, solicitou.

Dr. João também fez um apelo ao Executivo Municipal para a realização de um mutirão de limpeza, a fim de minimizar os focos. “Não queremos ter notícias de mortes no nosso município causadas por essa doença”, finalizou.

O vereador Jorge Zen abordou a preocupação com a falta de água na cidade. Zen pensou em fazer um requerimento, mas desistiu após ter visto vários pedidos que não tiveram resposta da Sanepar. Ele mencionou que decidiu falar sobre o assunto após ser cobrado por um eleitor e amigo, que culpou os vereadores pela falta de água. “Então pensei, será que é só ele ou várias pessoas pensam assim? Sei da batalha que esta Casa de Leis teve com a Sanepar. Foi uma luta tremenda e, mesmo assim, o escritório dela prevaleceu em Ponta Grossa. Vemos Curitiba fazendo rodízio e não está longe de acontecer isso em Irati”.

Os vereadores Vera Gabardo e Dr. João Henrique Duarte demonstraram apoio às observações de Zen. Na ocasião, Dr. João convidou a Sanepar para prestar esclarecimentos sobre os casos de restrição de água no município.

Helio de Mello, vereador, falou sobre a cerimônia de entrega do arquivo histórico digitalizado da Câmara, fruto de uma parceria entre o Legislativo e a Unicentro. “O trabalho da Unicentro mostra a importância da universidade na sociedade. Este trabalho está disponível no site da Câmara”.

Mello também comentou sobre a indicação n.º 023/2024, relacionada à manutenção das estradas rurais. “Precisamos contratar mais máquinas terceirizadas ou terceirizar um trecho de estrada para fazer essa manutenção, pois o número de máquina existente é insuficiente”, ressaltou.

Por fim, Helio complementou sobre a questão da falta de água na cidade e sugeriu que o município reforce o pedido de contemplação com o programa do Governo do Estado de aquisição de caixas d’água para atender aos moradores que necessitam desses recipientes.