Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projeto que institui o Dia do Bombeiro em Irati

Vereadores aprovam projeto que institui o Dia do Bombeiro em Irati

por RAFAELLA publicado 01/11/2018 11h11, última modificação 01/11/2018 11h11
Vereadores aprovam projeto que institui o Dia do Bombeiro em Irati

Os vereadores aprovaram quatro projetos na Ordem do Dia

   Durante o Expediente da Sessão Ordinária do dia 30 de outubro, foram lidos no Expediente um novo Projeto de Lei e um Substitutivo do Executivo e três Indicações do Legislativo. Na Ordem do Dia, foram analisados e aprovados quatro projetos em segunda votação. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre diversos assuntos.

   O vereador Nivaldo Bartoski indicou ao executivo melhorias na Rua Nagib Bader Maluf (última rua), localizada no bairro Alto da Glória. De acordo com ele, os moradores estão com dificuldades de acesso devido à má conservação da via, o que pode ocasionar danos em veículos ou até mesmo acidentes de trânsito. Apresentou indicação também solicitando melhorias urgentes na localidade do Itapará sentido Água Clara. Os usuários, segundo ele, estão com muitas dificuldades de trafegabilidade devido aos atoleiros que se formaram na referida via. Por fim, Bartoski sugeriu ainda a realização de melhorias nas estradas das localidades de Água Mineral, Vista Alegre e Pinheiro Machado.

ORDEM DO DIA

   Foram aprovados em segunda votação os projetos nº 117/2018, que institui o Dia do Bombeiro de Irati no Município e nada mais justo que marcar esta data com a data de instituição do Corpo de Bombeiros em Irati o dia 8 de dezembro; nº 118/2018, institui e autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria da obra de pavimentação asfáltica da Rua Nestor Clair, no bairro Canisianas; nº 119/2018, autoriza o Executivo a abrir créditos adicionais especiais e suplementares na importância de até R$1.298.000,00 para dar cobertura orçamentária às ações de custeio da Iluminação Pública, Programas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e atividades institucionais do Funrebom – Irati e o nº 120/2018, autoriza o Executivo a efetuar a doação de materiais de construção para a Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro / Campus Irati, destinado para a realização de melhorias nas instalações da Incubadora Tecnológica.

PALAVRA-LIVRE

    O vereador Rogério Luís Kuhn discorreu sobre a eleição. “Elegemos o Bolsonaro com 57,8 milhões de votos, em segundo ficou o PT com 47 milhões, totalizando 104,8 milhões, porém 43 milhões não embarcaram neste navio. Mas, agora é hora de todos remarmos na mesma direção independentemente das nossas crenças e votos. De agora em diante estaremos todos no mesmo barco remando no mesmo sentido”. Sobre o Regimento Interno, Kuhn agradeceu ao Presidente Helio por estender o prazo para aprovação das alterações. “Assim poderemos analisar melhor, até sugeri uma comissão para avaliarmos e apresentarmos uma contraproposta, pois o que nos veio foi algo pronto, feito e, com isso, eu obviamente não concordei, são 102 observações, algumas para alterações de leis, outras contrárias e explicações. Agradeço a perspicácia do Presidente de dar um tempo maior para que possamos palpitar ou opinar e corrigir algo que não esteja conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Orgânica ou a Constituição”. Sobre o PMAI (Programa Municipal de Atração de Investimentos), o vereador criticou a casa, “não é função do legislativo patrocinar ou liberar dinheiro extra para uma intenção do Progride ou da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou seja de quem for, não é nossa função pegar dinheiro do orçamento público e transferir para PMAI, patrolas, colégio, seja lá o que for, mas agora que já aconteceu teremos que cobrar”, finalizou.

   Sobre o Regimento Interno, o presidente Helio de Mello informou que ele encontra-se na casa, o qual está sendo estudado desde as legislaturas anteriores, “há necessidade de adequações, e portanto, está a disposição de todos para que dentro das possibilidade apresentem emendas necessárias, se houver mudança maior do que 50% ele deverá ser substituído, se não, as emendas serão votadas separadamente”. Sobre o PMAI, Mello disse que “o pedido foi protocolado na casa por representantes do executivo e pela ACIAI, da qual o cunhado do vereador Rogério era presidente e foi o grande articulador do repasse. Naquele momento era viável, inclusive informo que a prestação de contas desta casa de 2017, já veio e está aprovada pelo Tribunal de Contas”, esclareceu.

   O vice-presidente Roni Surek também abordou a eleição entre Bolsonaro e Haddad. “Nestes últimos dias o Brasil respirou civismo e patriotismo. Ficamos entre a exclamação do que é estar e da interrogação de não saber o que pode vir. Vejo que este gigante está doente de lideranças, que inspirem confiança, esperança, tranquilidade e segurança. Queira Deus que aqueles que se elegeram à Presidência, ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa tenham sapiência e sabedoria para conduzir melhor este país, pois se tivéssemos uma distribuição de renda melhor e menos corrupta, não moraríamos num país chamado Brasil e sim num paraíso chamado Brasil. Espero que os novos líderes tenham consciência que esta nação clama, precisa, necessita e implora por uma vida melhor. Que haja diálogo, compreensão e que reine a paz. É triste ver imagens de países em guerra com dificuldades na política, de crianças com fome, passando três quatro dias sem se alimentar. Espero que as nossas leis possam ser mudadas é inadmissível o cidadão que comete feminicídio se apresente numa delegacia e devido a lei eleitoral que o beneficia, saia pela porta da frente. É inadmissível, onde um presidente nacional do partido, do qual faço parte, esteja sendo procurado pela polícia federal por fraudes em licitações e seja beneficiado pela lei eleitoral. Que tenhamos reforma política, e seja extinguido fundo partidário, eleitos os mais votados e que a democracia seja exercida dentro do país”, clamou. Sobre o PMAI, Roni disse que a Câmara repassou o valor para tal, mas que já foi cobrado duas vezes sobre o referido repasse. “Fica a interrogação, onde está o dinheiro?”. Em relação ao Regimento Interno, Surek afirmou ter participado de todas as reuniões, sendo que o mesmo foi bastante discutido. “Tenho carregado o regimento de baixo do braço e parabenizo a todos pela reforma do mesmo, que está ultrapassado, precisamos melhorá-lo”, concluiu.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO