Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projeto que institui a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Vereadores aprovam projeto que institui a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

por RAFAELLA publicado 22/05/2019 15h20, última modificação 22/05/2019 15h23
Vereadores aprovam projeto que institui a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Suplente Alceu Hreciuk despediu-se na palavra-livre agradecendo a todos pelo tempo em que esteve na Casa

    Na Sessão Ordinária do dia 21 de maio, sete novos projetos de Lei do Executivo e uma indicação do Legislativo foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, seis projetos foram analisados e aprovados. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre temas diversos. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Servidor, Leonardo Schenato Barroso, que realizou uma apresentação do Projeto Irati em Imagens 2019, que contempla o 6º Concurso de Vídeos João Wasilewiski e o 7º Concurso Fotográfico Padre Tadeu Dziedzic.

     O vereador Edson Luís Elias apresentou uma indicação, aprovada por unanimidade, sugerindo a instalação de lixeiras nas vias públicas do Município, especialmente na área central, em frente às agências bancárias. Conforme o vereador, tal indicação visa melhorar o sistema de limpeza e higiene, evitando que o lixo seja jogado no chão ocasionando além de sujeira e mau aspecto, o entupimento de bueiros.

   Na Ordem do Dia, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 042/2019, que institui a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Irati. Em primeira votação foram aprovados os projetos do Executivo nº 044/2019, que concede reposição salarial aos servidores públicos municipais de forma linear e o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 043/2019, que institui o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, no município de Irati. Também foram aprovados os projetos do Legislativo nº 014/2019 (Nei Cabral), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais – ASSOCAMPOS”; nº 015/2019 (Mesa Diretora), que  concede reposição salarial aos servidores da Câmara Municipal de Irati e o nº 016/2019 (José Bodnar), que denomina a Rua “C”, do Loteamento São Miguel, de Rua Basílio Ianiski.

PALAVRA-LIVRE

    O Suplente Alceu Hreciuk que encerrou o período na casa agradeceu os vereadores pela parceria. “Espero ter desenvolvido o meu trabalho da melhor forma possível”. Como Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irati comentou a respeito da reforma da previdência. “Nós como lideranças da área rural não podemos nos aquietar com o que querem fazer com os trabalhadores rurais na reforma. Somos contra elevar a idade da mulher de 55 para 60 anos. Não vamos aceitar. Estamos lutando via federação para manter a aposentadoria rural da forma como está. Além disso, nós contribuímos com o imposto para previdência social e na hora da venda dos nossos produtos temos que contribuir com mais R$ 600,00 por ano para ter direito a aposentadoria. Fica a pergunta: será que as famílias vão ter este valor na hora da crise, quando a produção for baixa?”, lamentou Hreciuk pedindo ajuda de todos para assinarem junto um documento que será enviado através da FETAEP para cada Deputado Federal, solicitando que a área rural permaneça como está. Antes de concluir, Alceu referiu-se ao líder do prefeito Marcelo: “sobre os pedidos de informações acredito que o município precisa zelar pelo patrimônio público e os questionamentos são dever e direito dos vereadores, estamos aqui para fiscalizar e legislar”, concluiu.   

    Marcelo Rodrigues rebateu Alceu dizendo que “todas as secretarias estão abertas para qualquer esclarecimento e quando estas se negarem a repassar dados aí sim cabe o pedido de informações”. Sobre a Lei Municipal que trata dos carros parados em vias públicas, Rodrigues contou que já entrou em contato centenas de vezes com o secretário de segurança pública cobrando e até agora não obteve respostas, “teremos que convocá-lo para vir até esta casa prestar esclarecimentos. A lei existe, temos que resolver, pois a sociedade nos cobra”, declarou. Sobre a obra do Centro Cultural Denise Stoklos, o vereador disse que esta semana entrou em contato com a secretária do Meio Ambiente, Magda para tratar sobre a sujeira e os entulhos que estão no local. “Esta obra vem prejudicando a imagem de Irati. Temos que unir forças e cobrar do governo do estado”, lamentou. Marcelo contou ainda que recebeu uma ligação de uma ex-moradora de Irati que quer trazer um grupo de pessoas da melhor idade para conhecer os pontos turísticos do município. “Entrei em contato com o Alfredo Van Der Neut, que irá recebê-los. Temos que aproveitar essa linha de turismo e mostrar a parte boa de Irati. Precisamos fomentar o desenvolvimento, através do turismo”, destacou o líder do prefeito afirmando que é um representante do executivo na casa, mas lembrou que se eventualmente o mesmo não atender as demandas do povo, buscará mostrar o que está errado para que a gestão possa melhorar.

A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

 

 

 

 

LesImmigh
LesImmigh disse:
21/01/2020 08h05
Amoxicillin Tablets 100mg For Dogs [url=http://cialibuy.com]Cialis[/url] Is Orlistat On 340b <a href=http://cialibuy.com>Buy Cialis</a> Suprax 400mg For Sale
Comentários foram desativados.
NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO