Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam LDO 2023

Vereadores aprovam LDO 2023

por RAFAELLA publicado 13/07/2022 14h29, última modificação 13/07/2022 14h29
A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2023 foi aprovada por unanimidade de votos, em duas votações, e segue agora para sanção do prefeito
Vereadores aprovam LDO 2023

Os Projetos da ordem do dia foram aprovados por unanimidade de votos

   Foi realizada na noite do dia 12 de julho, a 23ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, ofícios de respostas do Executivo, sete indicações e um requerimento dos vereadores foram lidos. Na Ordem do Dia, dois projetos foram aprovados e na palavra-livre, os parlamentares parabenizaram Irati pelo aniversário de 115 anos.

   No Expediente, o 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando o envio de ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, reiterando a reivindicação de que sejam realizadas adequações e melhorias na BR 153, especialmente no trecho que compreende o trevo do Riozinho até o viaduto da BR 277, sobretudo na área da Vila São João. “O pedido se justifica pela importância da rodovia, que diariamente apresenta um alto fluxo de veículos, ciclistas e pedestres”, enfatizou.

   Jorge Luiz Zen solicitou ao Executivo construção de ponto de ônibus na estrada rural que liga Irati a localidade do Assungui, próximo à divisa com Fernandes Pinheiro, nas proximidades da propriedade que pertencia ao Senhor João, ponto final do limite do município. “A referida melhoria se faz necessária diante de pedidos de pais de alunos que utilizam o transporte escolar, objetivando evitar que os mesmos fiquem expostos às intempéries climáticas”, justificou o parlamentar.

   O 2º Secretário Leomar Jacumasso sugeriu a construção de um ponto de ônibus com cobertura na Rua Antônio Budel, ao lado do Colégio São Pedro Canísio, no bairro Canisianas. “O pedido é uma solicitação dos pais dos estudantes que utilizam o transporte escolar e visa oferecer proteção contra a ação do tempo e proporcionar maior comodidade a quem aguarda a passagem do ônibus”, justificou.

   A vereadora Vera Maria Gabardo indicou a continuidade da pavimentação da Rua Manoel da Cruz do Nascimento, sentido Paróquia São João Batista. A via citada, de acordo com Vera, possui um considerável fluxo de veículos, sendo utilizada como acesso ao cemitério e à unidade de saúde. “A melhoria também é uma solicitação da família Alessi, visto que o Sr. Moacir Alessi há 28 anos é cadeirante e, devido à precariedade da via, o mesmo tem encontrado muita dificuldade de locomoção”, alertou. A vereadora também sugeriu serviço de patrolamento na estrada da Campina do Guamirim, em um trecho de aproximadamente 100 metros, onde residem quatro famílias que necessitam do atendimento. “O pedido é uma solicitação do Sr. Pedro Pereira de Souza, proprietário da Loja Art Mix em Irati”, afirmou.

   Alcides Cezar Pinto solicita ao Executivo a realização de consertos na iluminação da pista de skate do Parque Aquático. “A iluminação permite melhor prática noturna do skate, garantindo maior flexibilidade para a utilização da pista e aumenta a sensação de segurança das pessoas que frequentam o local”, justificou.

   O Presidente Helio de Mello apresentou indicação solicitando melhorias e recuperação da estrada que liga a comunidade de Faxinal do Rio do Couro ao Cerro da Ponte Alta, conhecida como “Piasto”. “Atualmente a estrada não apresenta condições de passagem e os usuários necessitam se deslocar por uma via alternativa, aumentando em seis quilômetros o deslocamento, causando prejuízos e transtornos a quem transita pelo local”, alertou. Helio também apresentou um pedido de informações em relação aos dias, horários e locais que estão sendo realizados atendimentos por médicos pediatras nas Unidades de Saúde municipais? Solicitou que seja enviado relatório dos últimos três meses dos atendimentos realizados pelos profissionais desta especialidade.

   Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação o projeto de lei do Executivo nº 029/2022, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício 2023 e dá outras providências e o projeto do Legislativo nº 017/2022 (Jorge Luiz Zen), que denomina a Rua Sem Denominação, do Loteamento São Miguel, no bairro Lagoa, de Rua Jacirema da Luz Oliveira.

PALAVRA-LIVRE

    José Ronaldo Ferreira relembrou os últimos cinco anos da sua vida e da sua recuperação de saúde. “Hoje é meu aniversário, sou nascido em Campina Bonita do município de Inácio Martins, mas vim para Irati há 48 anos onde passamos por dificuldades, mas, hoje, com a graças a Deus estamos firmes e fortes”, afirmou. Ronaldo também prestou contas do seu projeto de partilha. “No mês de julho destinei R$ 1.160,50 para um cidadão da localidade de Rio Preto, por meio da Paróquia São Miguel, visando auxiliar o mesmo devido ao acidente que sofreu. A outra parte R$ 1.160,50 destinei a uma família do bairro Vila São João, que teve a casa toda queimada em um incêndio no mês de maio”, afirmou.

   Teresinha Miranda Veres parabenizou Irati pelo aniversário. “Querida Irati, que é cenário para histórias de vida e tem em sua raiz a marca das mãos da nossa gente que com muito suor ajudou a contribuir para quem somos hoje. Tenho imensa satisfação de ter nascido aqui e quero retribuir com dedicação, comprometimento e trabalho. Desde o início Irati sempre foi enraizada por uma rica cultura e tradição que se preservam até os dias de hoje. Pessoas, famílias e gerações que deram origem a um povo trabalhador e de alegria contagiante. Com o coração alegre parabenizo nossa cidade por seus 115 anos de lutas e muitas conquistas. Parabéns Irati”.

   Nei Cabral discorreu sobre a última sessão do primeiro semestre da 27ª Legislatura de 2022. “Hoje completamos a aprovação de 24 projetos do Executivo em seis meses, analisamos 148 indicações dos parlamentares, um trabalho extraordinário de uma câmara enxuta. Parabenizo a Mesa Diretora pela condução dos trabalhos nestes seis meses, pauta limpa, todos os projetos que deram entrada foram analisados pelas comissões e pelos vereadores e foram votados. Recesso, quer dizer que não tem sessão na câmara, mas o trabalho continua, estaremos nos bairros e no interior junto da população”, destacou Nei comentou também sobre os 115 anos de Irati. “Ficamos felizes por fazer parte desta história, tantas obras acontecendo em Irati e nós temos a nossa contribuição”. Para concluir, Nei cumprimentou o prefeito pela nova secretária de comunicação, Kelly Ramos, “uma pessoa competente com conhecimento”.

    O Presidente Helio de Mello convidou a todos para fazer um minuto de silêncio pelo passamento da primeira mulher que ocupou um assento no legislativo como vereadora, Dona Avany Caggiano Santos. “Pessoa querida, educadora, incentivadora sempre preocupada com as escolas e alunos do interior. Incentivou as pessoas que moravam no interior, dava poso e comida. Minha mãe foi professora durante 23 anos da sua vida, ganhava 60% do salário mínimo, porque não tinha o magistério. Lá em casa dos nove filhos, sete são professores, Dona Avany foi espelho para muitas pessoas”. O Presidente também convidou a população para participar das festividades alusivas as comemorações do aniversário de Irati. “O rodeio é a maior festa do município, é uma festa para todos, os hotéis estarão lotados. As comemorações estão a todo vapor, além de inaugurações e demais eventos, essa semana também entregamos Títulos ao Seu Air Cavalim e a Dona Joana Stroparo Duda, pessoas que ajudaram a construir a história de Irati”, relatou o Presidente parabenizado Irati pelo aniversário.

    Antes de encerrar a sessão, Helio comunicou que a Câmara no dia 18 de julho estará entrando em recesso parlamentar e que a próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 2 de agosto, no horário regimental.

 (Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO