Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam ‘Dia Municipal do Turismo’ a ser comemorado no dia 16 de setembro

por RAFAELLA publicado 18/05/2022 13h30, última modificação 18/05/2022 13h30
A escolha da data foi realizada por meio de formulário online, sendo que 68% dos votantes optaram pelo dia 16 de setembro, data em que foi inaugurada a Imagem de Nossa Senhora das Graças

Autora do projeto - Vera Gabardo

Foi aprovado em duas votações o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2022, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Irati o “Dia Municipal do Turismo”. De autoria da Vereadora e Turismóloga Vera Gabardo, a propositura objetiva ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo no município.

Com a aprovação da Lei, fica instituído no município o “Dia Municipal do Turismo”, a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de setembro, passando a constar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município. Os órgãos competentes municipais ficam autorizados a organizar, em conjunto com associações, empresas e outras instituições da esfera pública ou privada, atividades e eventos alusivos à data.

De acordo com a autora do projeto, o município apresenta potencial considerável para desenvolver o turismo em diversos segmentos, sejam eles naturais, culturais, de eventos, de aventura, gastronômicos, religiosos, entre outros. “Nossa cidade possui equipamentos e serviços preparados para trabalhar com o turismo, tanto meios de hospedagens, como empreendimentos de alimentos e bebidas, além de grupos que preservam as diversas culturas nas mais variadas etnias, como a ucraniana, polonesa e italiana”, enfatizou. Vera disse ainda que falta um pouco mais do sentimento de pertencimento da população iratiense para abraçar o turismo como uma atividade econômica e de lazer. “E, justamente, como forma de fazer essa aproximação da comunidade com o setor de turismo, que visualizamos essa alternativa do Dia Municipal do Turismo. Ter uma data específica para comemorar vai ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo, da mesma forma que ocorre no Brasil e no mundo com datas específicas 08 de maio e 27 de setembro”, justificou.

A vereadora conta que a escolha da data não foi aleatória, pois segundo ela, o Dia precisa estar vinculado a algum acontecimento importante relacionado ao setor. “O dia Nacional de Turismo faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado, pelo Estado do Paraná, que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. Portanto, para definir o Dia do Turismo de Irati, o COMTUR optou por duas datas com relevantes valores históricos para o turismo do município: 16 de setembro (data da inauguração da Imagem de Nossa Senhora das Graças) e 03 de dezembro (data da inauguração do Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha). E, por meio de formulário on-line, google forms, foi criado um link e divulgado amplamente nos meios de comunicação e redes sociais com o intuito de chegar ao maior número possível de iratienses. A enquete ficou aberta no período de 07 dezembro de 2021 até 19 de maio de 2022, obtendo um total de 2.176 votos, sendo que 68% dos votantes (1.479 votos) escolheram o dia 16 de setembro, data em que foi inaugurada a Imagem de Nossa Senhora das Graças, popularmente conhecida como Santa”, relatou

Vera conta ainda que com a instituição da data, serão beneficiados, de modo geral, toda a comunidade iratiense, que terá novas opções de lazer e entretenimento. “O trade turístico também poderá se beneficiar, uma vez que a demanda por alimentação e hospedagem estará em alta, pois acredita-se que envolverá também visitantes de outros municípios da região turística Terra dos Pinheirais e até do Estado, numa perspectiva à médio prazo”, destacou.

Aprovado por unanimidade de votos, em duas votações, com muitos elogios a matéria segue agora para sanção do prefeito, que deve se confirmar, tendo em vista que a economia local será movimentada como um todo, tanto para os lojistas, como para os meios de transportes, ambulantes e demais estabelecimentos da cidade.