Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apresentam propostas para as áreas de Infraestrutura, Educação e Assistência Social

por Ana Moraes — publicado 10/04/2024 13h23, última modificação 10/04/2024 13h23

Durante a sessão, os vereadores também votaram um Projeto de Lei do Legislativo

Durante a 9ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia nove de abril, os vereadores apresentaram 13 indicações e três requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

WILSON KARAS

O vereador Wilson Karas sugeriu a realização de pintura nas lombadas da estrada do Distrito de Gonçalves Junior, as quais estão totalmente desgastadas.

ALCIDES CEZAR PINTO E DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE

O 1º secretário, Alcides Cezar Pinto, e o Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, fizeram um pedido em conjunto de melhorias na Rua José Fillus, no bairro São Francisco, a qual está com a pavimentação comprometida e causa riscos e transtornos para quem a utiliza.

ALCIDES CEZAR PINTO

O vereador Alcides Cezar apresentou requerimento de informações sobre qual a situação atual do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) contratado para atender famílias de diversos bairros de Irati.

Alcides também pediu a realização de limpeza e dragagem do Rio das Antas e seus afluentes, para manter a segurança dos moradores próximos. O vereador solicitou a destinação de um aparelho de TV ao CMEI Alexandre Iarema, para proporcionar mais recursos didáticos à instituição. E, ainda, propôs serviços de melhorias na infraestrutura da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa, especialmente no que se refere à pintura, cobertura e pisos, para oferecer um ambiente mais adequado aos alunos, professores e funcionários.

LEOMAR JACUMASSO

O vereador Leomar Jacumasso apresenta demanda de implantação de um redutor de velocidade na PR 364 – Rodovia Edgard Andrade Gomes, próximo ao ponto de ônibus localizado na entrada para o Cerro do Leão, para oferecer mais segurança a quem transita pelo local.

Leomar sugere melhorias nas estradas das Linhas A, B e C, Linhas 5 e 13, Linha Ordenança, Linha Pinho e Volta Grande, situadas na região de Gonçalves Junior, as quais, devido às más condições, necessitam de recuperação com urgência.

E, também, pede que seja pintada a lombada da Rua 19 de Dezembro, em frente à Auto Escola Senno, a qual está desgastada e prejudica a visualização pelos motoristas.

VERA MARIA GABARDO

A vereadora Vera Gabardo, solicita que, através da Secretaria de Assistência Social, sejam empreendidos os esforços para inclusão de Irati no projeto Caixa D’Água Boa, desenvolvido pelo Governo Estadual. No projeto é feita a distribuição gratuita de caixas d’água e kits de instalação, além de destinar R$ 1 mil por família contemplada. A iniciativa é um dos eixos do programa Nossa Gente Paraná, estratégia do Governo do Estado de combate à pobreza, com acompanhamento familiar que envolve diversos órgãos públicos estaduais e municipais, coordenados pela SEJUF.

TERESINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres propõe o manilhamento na Rua Elias Onesko, situada no bairro Lagoa, onde há uma valeta a céu aberto, que causa riscos a quem reside e transita nas proximidades.

HELIO DE MELLO

O vereador Helio de Mello pede a realização de serviços para recuperação, com urgência, das estradas da comunidade de Faxinal do Rio do Couro e Rio do Couro. O pedido já foi realizado outras vezes e até o momento não foi atendido. A atual situação das estradas causa, além de transtornos, revolta entre os moradores.

Helio também propõe melhorias na Rua Dr. José Augusto da Silva, pois a via encontra-se comprometida e está contemplada no projeto divulgado com os recursos do Finisa.

Por último, o vereador solicitou a substituição das lâmpadas da quadra da escola municipal São Miguel, no Itapará, por lâmpadas de LED, para melhorar a estrutura e segurança no espaço.

Helio também pediu informações sobre quais obras foram realizadas nas escolas municipais desde o início de 2021 até o momento e qual o valor individualizado de cada investimento e respectiva fonte do recurso. Também pediu informações referentes à construção do refeitório na Escola Municipal do Campo Olavo Anselmo Santini, como: Qual o ⁠valor da obra? Qual a fonte dos recursos? Qual valor ainda está disponível na conta do município? E qual o ⁠prazo para utilização dos recursos?

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.