Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apresentam diversas indicações para atender demandas da população

Vereadores apresentam diversas indicações para atender demandas da população

por Ana Moraes — publicado 13/03/2024 11h30, última modificação 13/03/2024 13h13
Vereadores apresentam diversas indicações para atender demandas da população

A sessão contou com indicações de seis parlamentares

Durante a 5ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 12 de março, os vereadores apresentaram 15 indicações e um requerimento ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

HELIO DE MELLO

O vereador Helio de Mello requereu informações referentes aos Projetos de Lei nº 004 e 005/2024, questionando: Qual será a fonte dos recursos utilizados para aquisição dos terrenos? Qual o valor de cada terreno individualizado? Qual será a forma de pagamento? Qual o cronograma para construção das unidades habitacionais? Qual será o custo para construção de cada unidade habitacional? Qual o critério utilizado para escolha da localização dos imóveis (bairro e loteamento)? Quais serão os critérios para contemplar os beneficiários? Considerando que o Município possui um número razoável de terrenos sem edificação, qual a razão para optar-se pela aquisição de outros imóveis? Qual a fundamentação para adoção do processo de inexigibilidade de licitação?

Helio também solicitou, a pedido dos moradores, providências em relação à construção da ponte entre as comunidades de Cadeado Santana (Irati) e Água Fria (Prudentópolis), a qual foi levada pelas chuvas em julho de 2023 e, até então, não foi construída outra passagem. Moradores da região precisam desviar quase 10 km para chegar às suas lavouras, o que gera transtornos e prejuízos aos mesmos.

TERESINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de serviços na Rua São Judas Tadeu, na Vila São João, onde o nível da pavimentação está mais alto que o nível das casas, o que prejudica os moradores locais. Outra rua em que pede por melhorias é a Rua Adari Fernando Vizinoni, na Vila São Pedro, a qual se encontra em condições precárias. E, também, a Rua Agostinho Zarpellon Sobrinho, no bairro Fósforo.

ALCIDES CEZAR PINTO

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto solicitou melhorias/recuperação do passeio para pedestres na extensão do Posto Rebesco até a rotatória do Panka, para oferecer mais segurança, especialmente para idosos e trabalhadores, que transitam pelo local diariamente. A solicitação é feita em nome do Sr. Jocimar, morador da Avenida Noé Rebesco.

JORGE LUIZ ZEN

O vereador Jorge Luiz Zen sugeriu, a pedido dos moradores, a realização, com urgência, de serviços de manutenção na iluminação pública da Rua das Pedras, em frente ao nº 150, no bairro Lagoa, e da Rua Vergílio Trevisan, em frente ao nº 615, no bairro Rio Bonito.

Zen também solicitou que sejam realizados reparos na irregularidade no asfalto causada pela passagem do ônibus circular e limpeza de boca de lobo para desobstrução do sistema de drenagem pluvial, na Rua das Perdizes, no bairro Alto da Lagoa, especificamente em frente ao Bar do Piazinho.

O vereador ainda prestou agradecimentos à Deputada Federal Leandre Dal Ponte, pelas recentes indicações de emenda parlamentar, no valor de mais R$ 3,5 milhões, para o município de Irati. Também agradeceu pela Indicação Parlamentar nº 37020008, que contemplou Irati com um montante de R$ 1 milhão para o custeio dos serviços de Atenção Primária de Saúde.

VEREADORA VERA MARIA GABARDO

A vereadora Vera Maria Gabardo pediu a realização de um levantamento para identificar a necessidade de implantação de redutores de velocidade (travessias elevadas ou lombadas) e faixas de pedestres, em todos os bairros e também na região central de Irati. Especialmente onde há grande circulação de veículos e pedestres, como em frente a escolas e mercados, para oferecer mais segurança para a população.

Vera também sugeriu, até que seja solucionado definitivamente o tráfego na BR 153, que sejam tomadas medidas de segurança no trecho entre a Arena e o Supermercado New, onde a Guarda Municipal passe a auxiliar no trânsito, para que os pedestres possam fazer a travessia sem riscos, principalmente nos horários de pico.

JOÃO HENRIQUE DUARTE

O Presidente Interino da Câmara, Dr. João Henrique Duarte, sugeriu a realização, com urgência, de reparos e manutenção do bueiro localizado na esquina entre as Ruas Abdala Jabra Pedro e José Fillus, o qual representa perigo a pedestres e veículos. E, na Rua José Fillus, pediu por reparos na pavimentação.

Dr. João também apresentou demandas de serviços de limpeza e manutenção dos bueiros existentes ao longo da Avenida Getúlio Vargas onde, em razão de entupimento, não ocorre o devido escoamento das águas pluviais. Ainda na Avenida Getúlio Vargas, pediu a realização de serviços de recuperação dos pontos de ônibus.

O Presidente Interino também sugeriu serviços de patrolamento nas estradas das comunidades de Caratuva I e Caratuva II, bem como na estrada que liga o Pinho de Baixo ao município de Imbituva e na estrada que liga o Pinho de Baixo à São Miguel.

Dr. João pediu a instalação de redutores de velocidade nas proximidades dos pontos de ônibus existentes nas estradas pavimentadas do interior, para oferecer mais segurança aos moradores da área rural. E, por fim, solicitou melhorias na quadra esportiva do Bairro Jardim Virgínia, localizada na Rua Virgínia Rebesco, especialmente na cobertura e no piso, para oferecer melhores condições para quem pratica atividades esportivas e de lazer no local.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.