Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara apresenta 472 indicações e 58 requerimentos ao Executivo no primeiro semestre de 2025

Câmara apresenta 472 indicações e 58 requerimentos ao Executivo no primeiro semestre de 2025

por RAFAELLA publicado 09/07/2025 10h05, última modificação 09/07/2025 10h02
Câmara apresenta 472 indicações e 58 requerimentos ao Executivo no primeiro semestre de 2025

Todos os pedidos foram feitos em nome da população que aguarda por soluções

   Durante a 22ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 8 de julho, os vereadores apresentaram 23 indicações e dois requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Neste primeiro semestre de 2025, os vereadores apresentaram 472 indicações e 58 requerimentos ao Executivo.

HELIO DE MELLO

   O Presidente Helio de Mello sugeriu a revitalização da pintura das faixas no asfalto que liga Irati ao Distrito de Gonçalves Júnior, onde a sinalização apresenta faixas apagadas, desgastadas ou sobrepostas, o que prejudica a segurança dos motoristas. Solicitou que seja mantido o padrão das cores oficiais do Município na confecção dos uniformes escolares fornecidos aos estudantes da rede municipal de ensino, visando a valorização da identidade municipal por meio de uma medida simples, mas de relevância simbólica e educativa. E, por fim, recomendou que seja dado cumprimento à Lei Municipal nº 4.566, de 12 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e procedimentos cirúrgicos na rede pública municipal de saúde do Município de Irati. “A propositura estabelece uma listagem de precedência, segundo a ordem de inscrição e, principalmente, a sua divulgação, que além de moralizar e dar transparência no atendimento público da saúde, auxiliará também Administração, que terá um novo mecanismo para avaliar a demanda existente em cada tipo de atendimento, podendo otimizar o serviço”, justificou.

SYBIL DIETRICH

   A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugeriu que seja ampliado o kit de uniforme escolar fornecido aos alunos da rede municipal de ensino, incluindo, além das peças já distribuídas, meias, calçados adequados e também jaquetas e calças próprias para o período de inverno, valorizando, desta forma, a educação pública e o bem-estar das crianças. Também apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Seja fornecida cópia integral do projeto de arborização do Município, contendo as espécies a serem plantadas e os respectivos locais”.

LEOMAR JACUMASSO

   Leomar Jacumasso sugeriu melhorias na Rua das Laranjeiras, localizada na Vila São João – especialmente no trecho de aproximadamente 100 metros que ainda não possui pavimentação – garantindo melhores condições de mobilidade, segurança e bem-estar aos munícipes.

LEOMAR E DR. JOÃO HENRIQUE

   Leomar Jacumasso e Dr. João Henrique Sabag Duarte apresentaram requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual o motivo do fechamento do Posto de Saúde da comunidade do Pirapó? Por que foram retirados equipamentos da referida unidade? Qual o destino dos equipamentos retirados? Existe previsão para a reabertura do posto de saúde? Caso positivo, qual a data estimada?”, questionaram.

TERESINHA MIRANDA VERES

   A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu que sejam adotadas, com urgência, medidas de segurança viária na Rua Coronel Grácia esquina com a Rua Coronel Emílio Gomes, com o objetivo prevenir acidentes e promover maior segurança para pedestres e motoristas que transitam diariamente pelas citadas vias. Indicou ainda a aquisição de camas hospitalares, cadeiras de rodas e cadeiras de banho, para que, através da gestão da Secretaria de Assistência Social, sejam cedidos a pacientes carentes que não têm condições financeiras de alugar ou adquirir tais equipamentos, que são essenciais para o cuidado e o conforto de pessoas em situação de vulnerabilidade temporária ou permanente.

TERESINHA E DR. JOÃO HENRIQUE

   Teresinha Miranda Veres e Dr. João Henrique Sabag Duarte apresentaram indicação sugerindo que seja realizada a pavimentação asfáltica da Travessa Engenheira Márcia Cenci, localizada no Bairro Stroparo, proporcionando melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos moradores da região.

SELMO DE LIMA VIEIRA

    O vice-presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu a instalação de lâmpadas nos postes existentes no prolongamento da Rua Uruguai, trecho que liga o bairro Engenheiro Gutierrez à localidade de Pedra Preta, visando garantir maior segurança e visibilidade para os moradores, pedestres e motoristas que transitam pelo local no período noturno. Recomendou também realização de convênio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) visando à instalação de iluminação pública na Rua Antonio Borazo, via que liga os bairros Engenheiro Gutierrez e Lagoa, tendo em vista que a falta de iluminação tem gerado sensação de insegurança para quem circula, no período da noite, pelo local. Solicitou que seja elaborado e encaminhado ao Governo do Estado do Paraná projeto visando à implantação de uma pista de ciclismo no bairro Engenheiro Gutierrez, preferencialmente em torno do Campo do Juventus, visando proporcionar um espaço seguro e adequado para a prática do esporte, promovendo saúde, lazer e integração social aos cidadãos iratienses. E, por fim, sugeriu a inclusão do projeto de reforma da Unidade de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Irati no plano estadual de reformas e investimentos em saúde pública, com o objetivo de oferecer um ambiente mais adequado, seguro e humanizado aos pacientes e profissionais.

SELMO E MARCELO

   Selmo de Lima Vieira e Marcelo Duda sugerem a implantação de uma lombada entre as ruas Ubirajara de Campos e Abílio Carvalho Bastos, no bairro Rio Bonito, atendendo ao pedido dos moradores locais, que relatam o movimento intenso e o excesso de velocidade de veículos, colocando em risco a segurança de pedestres, ciclistas e demais usuários da via.

MARCELO DUDA

   Marcelo Duda sugeriu melhorias nas estradas rurais da localidade de Faxinal dos Neves, especialmente nas proximidades da propriedade da produtora Marineia Costa Ribeiro, onde o estado das vias é precário, dificultando o tráfego de veículos, inclusive para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento dos moradores. Pediu atenção especial às estradas rurais da localidade de Pinhal Preto, especialmente nos pontos críticos que se encontram em más condições de tráfego, dificultando o deslocamento dos moradores, transporte escolar e escoamento da produção agrícola. E, por fim, indicou a implantação de sinalização viária na esquina entre as ruas Abílio Carvalho Bastos e Moisés de Oliveira, onde há um cruzamento com alto fluxo de veículos, onde frequentemente ocorrem acidentes de trânsito.

SILVANA TERESINHA RZEPKA

   A Líder do prefeito, Silvana Teresinha Rzepka, sugeriu realização de cascalhamento em toda a extensão da estrada do Rio Corrente, de ponta a ponta, onde a máquina já realizou o serviço de nivelamento, garantindo maior durabilidade do serviço e segurança aos usuários da via.

ALCIDES CEZAR PINTO

   O vereador Alcides Cezar Pinto Indicação sugeriu a instalação de um dispositivo de segurança, no trânsito na Rua Sanhaço, no bairro DER, próximo a Barbearia do Miguel, com o intuito de trazer mais segurança aos pedestres e moradores da local. Também solicitou a criação de uma Sala de Recursos na área de Altas Habilidades na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento. “Alunos com superlotação demonstram grande potencial, apresentam elevada criatividade e grande envolvimento na aprendizagem, portanto, essa sala de recursos suplementaria o atendimento educacional já realizado em sala de aula. Sugere-se ainda que estas Salas de Recursos sejam criadas em todas as escolas municipais, pois os estudantes precisam que suas habilidades sejam potencializadas e não sejam perdidas ou desperdiçadas, visto que estas crianças e jovens gostam e precisam de ambientes estimuladores, desafiadores e promovedores de atividades que levem ao exercício e a ampliação de seus talentos para desenvolver suas criações”, justificou. Ainda sugeriu serviços para substituição da ponte de madeira existente por uma de concreto na continuação da Rua Bem Te Vi, no bairro DER, via que dá acesso ao Espaço Stepka e a diversos moradores; e serviços para troca ou a limpeza do bueiro localizado na via que liga os bairros Tucholka e Nhapindazal, pois valetas de água estão se formando no local por falta de escoamento correto da água, causando transtornos no trânsito.

DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE

   Dr. João Henrique Sabag Duarte sugeriu a realização de pavimentação asfáltica das ruas do Bairro Ouro Verde, em especial da Rua Brasil, que se encontram em péssimas condições de trafegabilidade, comprometendo a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. “Até que seja viável a realização da pavimentação definitiva, solicita-se que sejam realizadas melhorias emergenciais no calçamento existente, com o objetivo de amenizar a situação precária das vias”, alertou. Também solicitou melhorias na Rua Estephano Bescorovaine, localizada no bairro Stroparo, oferecendo melhores condições de mobilidade, aumentando a segurança e promovendo mais qualidade de vida para os moradores da região.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)