Vereadores apresentam 32 indicações e quatro requerimento ao Executivo
Durante a 4ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 25 de fevereiro, os vereadores apresentaram 32 indicações e quatro requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste mês de fevereiro, os vereadores já apresentaram 102 indicações e 10 requerimentos ao Executivo.
Marcelo Duda
O vereador Marcelo Duda apresentou indicação sugerindo a realização de pavimentação asfáltica das seguintes vias públicas localizadas no bairro Rio Bonito: Rua Virgínio Trevisan (aproximadamente 42 metros), Rua João Grechinski (aproximadamente 39 metros) e Rua José Chamy (aproximadamente 46 metros). Também solicitou serviços de patrolamento, cascalhamento e alargamento das estradas das seguintes localidades: Serra dos Nogueiras, Serra do Papuã, Pinho, Barro Preto e São Miguel, oferecendo melhores condições de trafegabilidade e de acesso para a passagem de máquinas e implementos agrícolas. Indicou ainda a realização de serviços de limpeza e desentupimento da boca de lobo existente nas Ruas Ubirajara de Campos e Lino Esculápio, próximo à Igreja Perpétuo Socorro, onde não está ocorrendo o escoamento adequado das águas, causando alagamentos nas residências e transtornos aos moradores; e pavimentação asfáltica na Avenida das Torres, a qual faz ligação entre os bairros Rio Bonito e Alto da Lagoa, destacando que na região estão situadas unidades educacionais, incluindo escolas, creches e a “Cidade da Criança”.
Leomar Jacumasso
O vereador Leomar Jacumasso sugeriu a realização de melhorias, com patrolamento e cascalhamento, na estrada que faz ligação entre o bairro Lagoa e a comunidade de Pedra Preta, a fim de oferecer melhores condições de tráfego aos usuários da via. Também solicitou melhorias, com patrolamento e cascalhamento, nas estradas de Cerro da Ponte Alta à Cachoeira do Palmital, Cachoeira do Palmital à Cadeado Grande e Cadeado Santana, garantindo melhores condições aos usuários das citadas vias rurais. E, por fim, indicou melhorias, com patrolamento e cascalhamento, na estrada da Linha Ordenança à Invernadinha.
Dr. João Henrique Duarte
O vereador Dr. João Henrique Sabag Duarte apresentou dois requerimentos solicitando informações ao Executivo, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica. Requereu a relação completa dos imóveis não edificados, que pertencem ao patrimônio público municipal, com as respectivas localizações e medidas; e a relação completa dos medicamentos disponibilizados à população pela Secretaria Municipal de Saúde.
Helio de Mello
O Presidente Helio de Mello sugeriu, a pedido dos moradores do Distrito de Guamirim e comunidades vizinhas, o retorno da linha do transporte escolar no período noturno, para atender estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, formação de docentes e universitários, possibilitando a continuidade dos estudos e oportunizando futuras colocações no mercado de trabalho. Também sugeriu a instalação de pontos de coleta de lixo reciclável, com espaços fechados e cobertos, nas comunidades do interior do Município, garantindo a destinação adequada destes materiais e incentivando a participação da população nesse processo. Indicou ainda a manutenção dos equipamentos da academia instalada no Parque da Vila São João; serviços de cascalhamento e patrolamento das estradas de Faxinal dos Mellos e da Cachoeira do Cadeadinho, as quais fazem parte da linha do transporte escolar e, conforme relato dos moradores, estão em más condições de trafegabilidade; e, por fim, solicitou que sejam tomadas providências para o retorno das atividades dos Correios na comunidade de Itapará, garantindo que este serviço essencial seja prestado aos moradores do local.
Alcides Cezar Pinto
O Vereador Alcides Cezar Pinto sugeriu, a pedido da família Gura, a realização, com urgência, de serviços para recuperação e melhorias da Rua Acácio Rodrigues de Oliveira, bairro Santa Fé, cuja condição tem causado transtorno e insegurança para quem reside e transita pelo local. Também solicitou a realização de melhorias nas seguintes ruas do bairro Vila Raquel: Jandaia do Sul, Londrina, Travessa Londrina, Apucarana, Cambé e Rolândia, proporcionando aos moradores melhores condições de acesso. Indicou ainda a realização de estudos para remodelação do passeio da Rua Dr. Munhoz da Rocha, mais especificamente nas proximidades da Cooperativa de Crédito Cresol, com a execução de recuo, visando a criação de mais vagas de estacionamento, onde comerciantes e clientes estão com dificuldades de estacionar seus veículos. E, por fim, requereu melhorias na Rua Deocleciano de Quadros, no bairro Jardim Viriginia, onde, devido ao entupimento das manilhas, valetas se formaram na via, prejudicando, aos moradores, o acesso às suas residências.
Alcides Cezar Pinto e Selmo Vieira
Os vereadores Alcides Cezar Pinto e Selmo Vieira apresentaram indicação sugerindo a realização de estudos e avaliação de possíveis melhorias na segurança do trânsito da Avenida Presidente Getúlio Vargas, onde vários acidentes, inclusive com óbitos, já ocorreram no local, com dois acidentes graves nos últimos 30 dias, sendo um com vítima fatal e outro com a vítima ainda em estado grave.
Teresinha Miranda Veres
A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de estudos para inversão da mão de direção da Rua Jaime Luis Stolf, também conhecida como Rua da Cidadania, visando melhorar o fluxo do trânsito e facilitar o acesso à Rua Coronel Emílio Gomes. Também solicitou o envio de um convite à Sra. Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, a fim de que compareça à Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre os programas e as ações da pasta sob sua responsabilidade. Por fim, solicitou o envio de convite também à Cathio Construtora, a fim de que um representante compareça a Casa para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre os contratos mantidos com o Poder Público Municipal e as obras executadas pela empresa.
José Renato Kffuri
O 2º Secretário José Renato Kffuri sugeriu a realização de melhorias, com patrolamento e cascalhamento, na estrada principal do Rio Corrente, bem como nas estradas do Alto Rio Corrente e do Baixo Rio Corrente, garantindo melhores condições de acesso aos moradores das localidades. Também requereu a implantação de redutor de velocidade em frente ao CMEI Padre Pedro, no bairro Alto da Lagoa e em frente ao CMEI Eduardo Laars, no bairro Camacuã, oferecendo mais segurança na região. Pediu ainda à Secretaria Municipal competente, o levantamento e o cadastramento, por bairro, dos animais abandonados, a fim de que, até que o Castramóvel retome o atendimento, se possa programar a castração, através de clínicas veterinárias conveniadas. Por fim, sugeriu a realização de serviços de limpeza e roçada na Avenida Paraná, onde a vegetação está tomando conta da via e do passeio, atrapalhando a circulação e a segurança de seus usuários.
Sybil Dietrich sugere que o espaço da antiga Escola do Arroio Grande seja utilizado pela Associação dos Agricultores
A 1º Secretária Sybil Dietrich sugeriu que sejam efetuados estudos para que, através de concessão de direito real de uso, o espaço da antiga Escola Municipal do Arroio Grande passe a ser utilizado pela Associação dos Agricultores de Arroio Grande, entidade sem fins lucrativos, onde poderão ser realizadas atividades que irão beneficiar a comunidade, como reuniões, cursos, oficinas, atividades ofertadas por secretarias, SENAR, entre outros. Solicita-se, ainda, melhorias no referido espaço para possibilitar a utilização adequada do mesmo. Também sugerindo, a pedido dos moradores, a realização de um estudo para o funcionamento do Posto de Saúde do Taquari, o qual foi reformado e depois desta reforma não teve o retorno dos atendimentos. Ainda, sugeriu, a pedido dos moradores, que este ambiente possa ser utilizado pela comunidade para atividades como reuniões, oficinas, cursos, visto que existe a necessidade de um espaço comunitário e a existência deste espaço público ocioso. Por fim, a vereadora solicitou o envio de um ofício à Casa dos Conselhos, requerendo que seja encaminhado o cronograma de datas das reuniões e atividades dos Conselhos Municipais, assim como a relação da composição de cada conselho, para que as comissões permanentes da Câmara Municipal possam participar e acompanhar.
Selmo Vieira
O vereador Selmo Vieira sugeriu que sejam tomadas medidas urgentes para fechamento dos acessos à obra do teatro “Denise Stoklos”, pois, recentemente, foi encontrada uma pessoa no local, em péssimas condições de saúde, a qual veio a falecer posteriormente. Também indicou, a pedido da comunidade, a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento nas localidades de Monjolo e Pedra Preta, a fim de oferecer melhores condições aos usuários das vias rurais. Solicitou ainda a instalação de iluminação pública no final da Rua Chile, no bairro Engenheiro Gutierrez (ao lado do bosque), onde, nos dois últimos postes, não há lâmpadas, o que gera insegurança e preocupação aos moradores da referida via.
Selmo ainda apresentou requerimento solicitando informações ao Executivo, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Por que, até o momento, não foram iniciadas as obras de pavimentação das Ruas Jamaica, Panamá e Nicarágua, cuja licitação ocorreu no dia 18/12/2024? Houve alguma impugnação ou recurso referente ao resultado da licitação? Em caso afirmativo, qual o trâmite para conclusão do processo licitatório? Qual a previsão para o início da obra?”, questionou.
Silvana Rzepka
A vereadora Silvana Rzepka sugeriu a conclusão das calçadas/passeios nas ruas que receberam pavimentação asfáltica no bairro Rio Bonito, e, também, que seja ajustado com as empresas responsáveis pela execução dos serviços, maior zelo e atenção em relação às entradas das residências, que muitas vezes por ficar acima do nível, acabam enroscando e danificando os veículos. Também pediu que seja enviada cópia do cronograma de limpeza urbana dos espaços públicos e dos serviços de manutenção realizados pelas secretarias competentes. Por fim, a vereadora apresentou um requerimento solicitando informações referentes aos Agentes Comunitários de Saúde, pois há denúncias de que os mesmos não estão fazendo as visitas domiciliares, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quantos Agentes Comunitários de Saúde estão ativos? Quantos ainda são necessários para que esse trabalho tão importante volte a atender toda nossa população?”, indagou.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





