Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apresentam 21 Indicações e cinco Requerimentos ao Executivo

Vereadores apresentam 21 Indicações e cinco Requerimentos ao Executivo

por RAFAELLA publicado 12/03/2025 09h49, última modificação 12/03/2025 09h49
Vereadores apresentam 21 Indicações e cinco Requerimentos ao Executivo

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 5ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 11 de março, os vereadores apresentaram 21 indicações e cinco requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 123 indicações e 15 requerimentos ao Executivo. 

ALCIDES CEZAR PINTO

   O Vereador Alcides Cezar Pinto apresentou indicações sugerindo a realização de melhorias nas ruas do Loteamento Santa Mônica, no bairro Vila São João, onde as vias estão bastante comprometidas por falta de manutenção; reforço na sinalização e instalação de redutores de velocidade, a fim de garantir mais segurança para veículos e pedestres que circulam pela Alameda Virgílio Moreira, especialmente nas proximidades da rotatória e da Praça Edgard Andrade Gomes; sugeriu ainda, a pedido do Sr. Moisés Neves, serviços de limpeza e melhorias/construção de passeio da Rua Pacífico Borges, especialmente na extensão entre a entre a praça e a Rua Abílio Carvalho Bastos, onde a vegetação tomou conta do espaço, prejudicando o deslocamento seguro dos pedestres. Também requereu a elaboração e instituição de um plano de Recuperação Fiscal de dívidas dos contribuintes do Município de Irati/PR – REFIS, com a finalidade de possibilitar aos cidadãos a regularização de seus débitos junto à Fazenda Pública Municipal. “Além disso, o plano implicará em maior arrecadação de créditos tributários como receita própria aos cofres públicos, o que será revertido em maior de serviços públicos à população”. Por fim, solicitou a realização, com urgência, de reparos na rampa de acesso ao Pronto Atendimento Municipal, tendo em vista relatos de incidentes em que veículos já caíram no local, colocando em risco a segurança de motoristas, pacientes e servidores da unidade de saúde.

SILVANA RZEPKA

   A vereadora Silvana Teresinha Rzepka sugeriu a realização de serviços para melhorias e recuperação da parte final da Rua Anastácio Delle, bairro Fósforo, a qual termina de encontro com a Rua Benedito de Moraes, onde, devido às precárias condições, só é possível transitar a pé, pois há risco de os veículos perderem o controle, tornando a circulação de automóveis insegura e perigosa. Também solicitou melhorias na Rua Francisco Ferreira Pires, especialmente nas imediações da passagem próxima à linha férrea. “No local, próximo à residência nº 10, se faz necessária também a limpeza de valetas e bueiros, com a utilização de maquinários, pois a falta de manutenção no local vem causando alagamentos, acarretando transtornos e preocupação aos moradores.

HELIO DE MELLO

    O Presidente Helio de Mello sugeriu a instalação de dois pontos de ônibus na localidade de Água Mineral, sendo um nas proximidades da propriedade do Sr. João Fedaraz e outro próximo de onde o ônibus escolar faz a volta. “A comunidade solicita, ainda, a realização de serviços de patrolamento e reposição de cascalho em alguns trechos da estrada, visando a melhoria nas condições de acesso”. Também solicitou o envio de ofício ao Executivo e ao Instituto Água e Terra, sugerindo a perfuração de poços artesianos nas seguintes comunidades de Irati: Cadeado Grande (aproximadamente 70 famílias), Cadeado Santana e Pinhal Preto (aproximadamente 50 famílias), Pinheiro Machado (aproximadamente 60 famílias), Água Mineral (aproximadamente 80 famílias) e Linha Ordenança (aproximadamente 50 famílias). “Tal solicitação visa garantir mais dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas que residem nestas comunidades, considerando, especialmente, as dificuldades enfrentadas nos períodos de estiagem”, alertou. Pediu ainda ao Executivo esforços para construção da rede do sistema de abastecimento de água na comunidade da Cachoeira do Palmital, onde já existe o poço artesiano perfurado e os moradores aguardam há um bom tempo pela implementação deste benefício, sobre o qual existem várias solicitações realizadas pela Câmara e pelos moradores. Por fim, sugeriu a instalação de cobertura do acesso da entrada da Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, que funciona em dualidade administrativa com o Colégio Estadual do Campo de Rio do Couro, a fim de proteger os alunos e evitar que os mesmos se molhem em dias de chuva. O Presidente ainda apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quais foram os critérios adotados para escolha do local em que será construído o novo pronto Atendimento Municipal, recentemente anunciado? Foram consideradas as possíveis implicações estruturais, operacionais, de acesso e de segurança, pelo fato de o local ser área de risco de alagamento?”, questionou.

LEOMAR JACUMASSO

    O vereador Leomar Jacumasso solicitou que as cozinhas das Capelas Mortuárias das comunidades de Gonçalves Júnior e Guamirim sejam equipadas, visando melhor atender a população, bem como sejam instalados ventiladores para proporcionar maior conforto aos usuários desses espaços. Também sugeriu a continuidade da construção do passeio/calçada na Rua Professor Ildefonso Zanetti (prolongamento da Avenida Vicente Machado), no trecho entre a Agropecuária Volski até a Rua Xangrilá, no bairro Marcelo, oferecendo mais segurança aos pedestres que transitam pelo local. Indicou ainda melhorias na sinalização da Rua Edgar Tavora, no bairro Canisianas (a qual dá acesso à BR 153), com a instalação de placas e pintura de faixas, contribuindo para a ordenação do tráfego e a segurança dos condutores e a implantação de um redutor de velocidade na Rua Duque de Caxias, esquina com a Rua Eugênia Leite, mais precisamente em frente à Pizzaria Nitta, oferecendo maior segurança a quem se desloca pela referida via e proximidades. “O pedido é uma solicitação do proprietário do comércio citado e dos moradores da via”, alertou.

MARCELO DUDA

    O vereador Marcelo Duda solicitou a realização de melhorias nas ruas do bairro Alto da Lagoa, que há tempos não recebem manutenção e estão bastante precárias. Sugeriu também que seja dada, pelo Poder Público, atenção especial quanto ao serviço de limpeza das ruas centrais da cidade, reforçando a frequência da varrição, da coleta de resíduos e demais ações necessárias para manter a higiene e conservação das vias. Indicou ainda serviços de alargamento e patrolamento da estrada que liga o bairro Nhapindazal até o Recanto das Jabuticabeiras, oferecendo melhores condições de trafegabilidade e acesso a quem transita pelo local e serviços de limpeza em toda a extensão da ciclovia existente no Município, tendo em vista que, em grande parte, as faixas estão tomadas por pedras, cacos de vidro e detritos de asfalto, prejudicando o uso e comprometendo a segurança dos ciclistas que utilizam o espaço.

SYBIL DIETRICH

    A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugeriu a implantação de um disque-denúncia vinculado à Secretaria de Bem-Estar Animal, com atendimento 24h para denúncias de maus tratos e orientações. “Com isso entende-se a urgência de maior estruturação física (medicamentos, licitação de clínicas veterinárias) e de pessoal, para qualificação desta Secretaria de suma importância para o nosso município”, alertou. A vereadora também apresentou requerimentos solicitando informações que devem ser encaminhadas à Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Relação com nome, função, vínculo empregatício, vencimentos e carga horária dos profissionais que atuam no Pronto Atendimento Municipal, incluindo dados do diretor geral da unidade”. “Qual o número de bolsas concedidas através do Programa Bolsa Atleta? Quem são os beneficiários e quais são os valores pagos a cada um? As bolsas estão sendo ofertadas em sua totalidade de vagas? Caso não estejam, qual o motivo?”. “Qual o motivo para encerramento do projeto Maestro da Bola, que teve suas ações interrompidas por falta de apoio? Há previsão de retomada deste projeto, que atendia cerca de 100 crianças e através do esporte trabalhava a socialização, a saúde e a inclusão social?”, questionou. Sybil também apresentou requerimento solicitando que seja designada data e providenciada, pela Presidência desta Casa de Leis, a convocação de uma Audiência Pública para tratar sobre questões relevantes relacionadas à causa animal.

SELMO VIEIRA

    O Vice-presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu a instalação de um redutor de velocidade na Rua Amadeu Ferreira, no bairro Santa Mônica, tendo em vista o excesso de poeira e os riscos ocasionados pelo tráfego em alta velocidade. “Solicita-se ainda, seja incluída no planejamento municipal a pavimentação asfáltica desta via, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores locais”.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)