Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apontam necessidades locais e apresentam soluções em sessão ordinária

por Ana Moraes — publicado 28/02/2024 10h14, última modificação 28/02/2024 10h14

A sessão foi transmitida ao vivo e pode ser acessada no canal do Youtube da Câmara

Durante a 3ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 27 de fevereiro, os vereadores apresentaram 17 indicações e dois requerimento ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

ALCIDES CEZAR PINTO

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto solicitou recursos financeiros, ao Secretário de Estado das Cidades do Paraná, na importância de R$ 300.000,00, para aquisição de um veículo para o transporte de atletas iratienses em competições para representar o Município.

O vereador também pediu a instalação de um parquinho infantil no CMEI Planalto do Futuro.

Outra sugestão do vereador foi a realização de melhorias na iluminação da quadra esportiva da Vila Nova, para oferecer mais segurança a quem utiliza o espaço.

VERA MARIA GABARDO

A vereadora Vera Gabardo sugeriu a instalação de um redutor de velocidade na Rua Apucarana (próximo ao n.º 210), na Vila Raquel, a pedido dos moradores.

Vera também propôs que seja estudada uma reestruturação referente ao recesso escolar para atender alunos dos CMEI’s. O intuito da indicação é auxiliar pais e responsáveis que trabalham e enfrentam dificuldades em administrar as férias dos filhos.

Outra solicitação da vereadora foi que seja estudada a criação de projetos de oficinas destinados a crianças e adolescentes em contraturno. A proposta busca aumentar as oportunidades de aprendizado e garantir um ambiente seguro fora das salas de aula.

JORGE LUIZ ZEN

O vereador Jorge Luiz Zen solicitou a realização, pelo Departamento de Iluminação Pública, da troca das luminárias da Rua Agenor Soares do Bonfim e Rua Antônio Borazo, que se encontram queimadas, no menor prazo possível.

Zen apresentou demandas de serviços de manutenção no início da Rua Antônio Borazo, que se encontra esburacada. A situação atual da referida rua tem causado transtornos aos moradores e usuários da via.

Também pediu com urgência, serviços de tapa-buracos na Rua dos Periquitos, no bairro Alto da Lagoa, uma via asfaltada da cidade.

Além disso, expressou agradecimentos à Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, ao Secretário e aos funcionários pela qualidade dos serviços de patrolamento e cascalhamento realizados no Alto da Lagoa.

Jorge também requereu informações sobre a situação do pedido realizado por ele referente à pavimentação da Avenida das Torres, localizada no Alto da Lagoa. Incluindo informações sobre os procedimentos adotados, prazos previstos para realização da obra e quaisquer outras informações relevantes sobre o assunto.

TERESINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres requer a instalação de mais uma vaga para Pessoas com Deficiência (PCD) na Rua Dr. Munhoz da Rocha, no lado direito da via, entre o Banco do Bradesco e o Banco do Brasil.

Teresinha solicitou também a realização de estudos para inversão da mão de direção da Rua Jaime Luis Stolf, também conhecida como Rua da Cidadania, para melhorar o fluxo do trânsito e facilitar o acesso à Rua Coronel Emílio Gomes.

E, ainda, apresentou indicação para reiterar o pedido, apresentado anteriormente, que sugere a implantação de um redutor de velocidade na Rua Caetano Zarpellon, no bairro Rio Bonito.

HELIO DE MELLO

O vereador Helio de Mello fez um agradecimento especial à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Administração por ter uma solicitação atendida com relação ao atendimento no Posto de Saúde da comunidade de Pirapó.

Helio também solicitou serviços de patrolamento e manutenção das estradas da comunidade de Faxinal do Rio do Couro, pois estas apresentam muitas pedras, o que dificulta o trânsito dos moradores e do transporte escolar.

Outra via em que pediu patrolamento e colocação de cascalho é a que liga a comunidade do Palmital a granja do Marcos Pauluk. E, ainda, pediu o patrolamento e cascalhamento nas estradas das comunidades de Pinheiro Machado, Campina Branca, Cachoeira do Cadeadinho e Vista Alegre, as quais necessitam de melhorias com urgência.

Por fim, Helio apresentou requerimento para obter informações sobre quantos professores de educação física, aprovados no último concurso público realizado, foram chamados para assumir vaga e atuar na rede municipal de ensino.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.