Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apontam necessidades em diversas vias, setor esportivo e de saúde

Vereadores apontam necessidades em diversas vias, setor esportivo e de saúde

por Ana Moraes — publicado 02/05/2024 10h43, última modificação 02/05/2024 10h43
Vereadores apontam necessidades em diversas vias, setor esportivo e de saúde

Ao todo, os vereadores apresentaram 17 indicações ao Executivo Municipal

Durante a 12ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 30 de abril, os vereadores apresentaram 17 indicações ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

HELIO DE MELLO

O vereador Helio de Mello sugere a aquisição e destinação, às escolas públicas municipais, de kits de material esportivo, com bolas diversas (de borracha, futsal, vôlei, basquete), cordas, bambolês, cones, coletes, jogos de tabuleiro (dama, trilha, xadrez). Helio também pede a criação dos jogos das escolas municipais, para incentivar aos alunos e proporcionar diversas oportunidades, inclusive a de socialização.

Ainda referente a área do Esporte, o vereador solicita a construção de uma quadra de areia no Rio do Couro. A comunidade não conta com este tipo de espaço esportivo e desenvolve atividades na grama.

ALCIDES CEZAR PINTO

O 1º secretário, Alcides Cezar Pinto, pede, em nome do morador Eder, a realização de serviços de limpeza e roçada na Rua 26 de Agosto, curva com a Rua Araçatuba, no bairro Fragatas, onde a vegetação toma conta da via.

Também, a pedido do Sr. Daniel M. Ruzza, solicita melhorias nas ruas do bairro de Engenheiro Gutierrez. Conforme os moradores, que fizeram abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas, a segunda etapa de pavimentação foi prometida em várias reuniões com a equipe da Associação de Moradores e nas rádios locais. Mas, enquanto os serviços estão sendo planejados, solicitam que haja uma sequência de prioridades, contemplando primeiramente as ruas com necessidades urgentes de melhorias, entre as quais estão as Ruas Jamaica, Francisco Olenik, Canadá, Miguel Gadens, Antonio Simionato e José Freitas dos Santos.

ALCIDES CEZAR E JOÃO HENRIQUE DUARTE

O 1º secretário, Alcides Cezar, e o Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, solicitam que seja enviado ofício à concessionária Via Araucária, administradora do pedágio em Irati, pedindo que o material fresado retirado do asfalto das rodovias seja doado e possa ser reutilizado pelo Executivo de Irati para melhorar as condições das vias rurais.

VERA MARIA GABARDO

Vereadora Vera Gabardo aponta demanda de serviços de manutenção do acostamento da BR 153, no trecho entre o bairro Riozinho até o trevo de entrada da cidade. Especialmente em frente às empresas situadas na via, visto que é constante o acúmulo de água nos buracos que se formam.

Vera também sugere a manutenção nas ruas de pedras irregulares do bairro Ouro Verde, onde, devido à situação das vias, os moradores encontram dificuldades de acesso. Também pede manutenção na Rua Espírito Santo, em frente à Transiratiense, pois há necessidade de reparos urgentes e, inclusive, já existe um abaixo-assinado solicitando a pavimentação.

A vereadora também  solicita a realização de serviço de cascalhamento em alguns trechos da antiga Rua da Olaria Michalak, visto que a via dá acesso a diversas propriedades, sendo também uma alternativa de acesso aos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez.

Por fim, sugere a realização de reparos na calçada da Rua Estefano Gil, em frente à Igreja Assembleia de Deus, no bairro Lagoa.

TERESINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres sugere, a pedido da comunidade, a construção de uma capela mortuária na localidade de Pirapó, onde, inclusive, um morador se dispõe a doar a área para viabilizar a realização da obra.

Também sugere a instalação de placas no cruzamento das Ruas Vitório Woicjik e Adão Panka, para garantir a segurança do trânsito no local.

Teresinha solicita a realização, pela Secretaria Municipal de Saúde, de vistoria e providências em relação à Rua da Constelação e à Rua Antônio Borazo, no bairro Lagoa, onde existe grande incidência de casos de dengue. Por último, pede a manutenção de um bueiro na estrada dos Cochinhos.

LEOMAR JACUMASSO

O vereador Leomar Jacumasso pede melhorias na Rua Ladislau Bonki, continuidade da Rua José Kloster, no bairro DER, a qual necessita de serviços de recuperação com urgência.

JOÃO HENRIQUE DUARTE

O Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, sugere que parte dos recursos do ISS (Imposto Sobre Serviços) recebidos da concessionária Via Araucária, que administra a praça de pedágio de Irati, sejam repassados à Santa Casa de Irati, para auxiliar e amenizar a crise financeira enfrentada pela entidade.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.