Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores acompanham Superintendente Estadual de Cultura em visita técnica em Irati

por RAFAELLA publicado 08/10/2021 09h15, última modificação 08/10/2021 09h14

Visita técnica nas obras do Centro Cultural de Irati

Na tarde do dia 6 de outubro, o Presidente Helio de Mello acompanhado dos vereadores Leomar Jacumasso e Teresinha Miranda Veres participaram de uma visita técnica no Centro Cultural Denise Stoklos, no Palácio do Pinho (Iapar), Colina Nossa Senhora das Graças e na Casa da Cultura junto com o prefeito Jorge Derbli, representantes do Conselho Municipal de Cultura, Alacs, Superintendente Geral da Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, Deputado Estadual Artagão Júnior e Secretário Municipal de Cultura, Alfredo Van Der Neut.

A comitiva participou de uma reunião e na sequência, seguiu para as visitas aos locais planejados. O primeiro espaço a ser visitado foi o Centro Cultural Denise Stoklos, uma obra que está parada há anos. Logo após, seguiram para o Palácio do Pinho, Colina Nossa Senhora das Graças e Casa da Cultura.

O Presidente Helio de Mello conversou com a Superintendente sobre a situação do Centro Cultural e infirmou que no dia 24 de setembro entregou nas mãos do Governador Ratinho um ofício solicitando apoio e intervenção do Governo para a liberação de recursos, a fim de viabilizar a conclusão das obras do Teatro. O espaço, de acordo com Helio, trará inúmeras vantagens, tanto nos campos social e cultural quanto no econômico para o município. Mello pediu que seja realizado um planejamento com o cronograma de execução da obra. “É um sonho da nossa população”, destacou.

Segundo a Superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, existe um interesse, uma sensibilidade do Governo do Estado para a retomada da obra do Centro Cultural e para viabilização de outros projetos de restauração dos espaços culturais visitados. “O Centro Cultural será nossa prioridade neste momento, pois é algo viável. Mas, precisaremos de um plano de trabalho com um cronograma físico financeiro para atualizarmos o orçamento”, esclareceu.

Em nome da Câmara e da população, o Presidente espera que o Governo do Estado atenda a todas as manifestações levantadas para a conclusão desta obra, um sonho de todos os iratienses, espaço que fica na entrada da cidade. “Cultura, assim como Educação, também é instrumento de formação do cidadão. Incentivar a cultura é preservar a nossa história, estimular o progresso e gerar novos empregos, é transformação social”, afirmou Helio.