Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadoras homenageiam e parabenizam Mulheres pelo dia 8 de março

Vereadoras homenageiam e parabenizam Mulheres pelo dia 8 de março

por RAFAELLA publicado 09/03/2022 14h12, última modificação 09/03/2022 14h12
Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos sete projetos de lei em segunda votação e dois em primeira
Vereadoras homenageiam e parabenizam Mulheres pelo dia 8 de março

Vereadoras Vera e Teresinha e Mulheres da 'Associação Mulheres que Lutam'

Foi realizada na noite do dia 08 de março, a 5ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, sete indicações dos vereadores foram apresentadas no Expediente. Atendendo um convite do Presidente Helio de Mello, o Secretário Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, fez uso da Tribuna Popular para discorrer sobre projetos e ações da pasta.

Na Ordem do dia, em segunda votação foram aprovados os projetos de lei nº 003/2022, que regulamenta a atividade de agentes de reciclagem - Associações e Cooperativas, bem como os incentivos fiscais as cooperativas; nº 004/2022, dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa do município de Irati; nº 005/2022, autoriza o Executivo a contratar concessões de direito real de uso de bem municipal com Associação S.O.S. Amigo Bicho; nº 006/2022, autoriza crédito adicional especial na importância de até R$ 270.000,00 (Departamento de Turismo); nº 007/2022, autoriza a abertura de crédito especial na importância de até R$ 336.000,00 (Secretaria Defesa Animal) e o nº 008/2022, autoriza a abertura de crédito adicional especial na importância de até R$ 366.000,00 (Secretaria Habitação). Também foi aprovado em segunda votação o projeto do Legislativo nº 002/2022 (Helio de Mello), que denomina a Rua Projetada “16’, do Loteamento Vila Verde, de Rua Anselmo Zotto.

Já em primeira votação foram aprovados os projetos de lei do Legislativo nº 003/2022 (Nei Cabral), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati o “Guarani Esporte Clube” e o nº 004/2022 (Nei Cabral), que denomina a Feira do Produtor Iratiense de “Estanislau Waydzik”.

PALAVRA-LIVRE

A vereadora Teresinha Miranda Veres relatou a preocupação das gestantes sobre a descentralização da saúde da mulher. Segundo ela, a Secretaria de Saúde está buscando oferecer atendimento às gestantes mais próximo de suas residências. “Nós concordamos com isso até mesmo pelo conforto de todas, mas as gestantes precisam ser atendidas ao menos uma vez por semana e por um obstetra”, alertou.

Sobre o Dia Internacional da Mulher, Teresinha afirmou: “é uma data que merece ser lembrada para reconhecer o esforço das mulheres que lutaram para conquistar o que temos hoje. Somos mulheres e a igualdade sempre será a nossa bandeira. Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, as mulheres ainda sentem na pele diariamente o peso da opressão e da violência. Portanto, o dia 8 de março nos coloca a tarefa de reafirmar que o combate ao machismo e à opressão feminina ainda é uma luta que deve ser abraçada por todos em prol de uma sociedade mais justa. Esperamos que as mulheres sejam lembradas, homenageadas e respeitadas não apenas neste Dia, mas todos os dias. A mulher é vida. Ela dá vida. Ninguém espelha tanto a esperança quanto a mulher”, destacou Teresinha parabenizando todas as mulheres pela data.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Vera Maria Gabardo, lamentou o ocorrido neste dia 8, na Unicentro, justamente em uma data que relembra importantes conquistas das mulheres, e que acabou sendo marcada por uma tentativa de feminicídio. A vereadora discorreu sobre a data que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. “Um dia que simboliza a luta histórica das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Não é um dia voltado apenas a homenagens às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero”, afirmou.

Vera também cumprimentou a ‘Associação Mulheres que Lutam’, que estiveram prestigiando a Sessão. E como presente, repassou um vídeo homenageando todas as mulheres que trabalham nesta importante Organização. Para concluir, a vereadora encerrou dizendo: “Queremos flores, mas também queremos respeito, igualdade, liberdade de escolha e opinião. À todas as vencedoras das lutas diárias, um Feliz Dia da Mulher”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.