Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tribuna Popular - Secretário de Esportes explana sobre projetos e ações da pasta

por RAFAELLA publicado 24/02/2022 11h05, última modificação 24/02/2022 11h07

Secretário André Demczuk

A convite do Vereador Nei Cabral, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, André Demczuk, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 22 de fevereiro para discorrer sobre os projetos e ações da pasta. Os vereadores agradeceram a presença do Secretário na Casa e fizeram alguns questionamentos.
   André contou que no mês de março deste ano completa um ano à frente da pasta. “No início, quando assumi, tivemos algumas dificuldades, mas satisfatoriamente encontrei uma equipe dedicada e, portanto, conseguimos desenvolver ações mesmo diante de uma pandemia. No ano passado realizamos o circuito iratiense de habilidades, onde englobamos várias atividades como futsal, voleibol, tênis de mesa, ciclismo, corrida de rua e basquetebol. Conseguimos com este circuito ajudar as pessoas com atividade física e contribuir também com a parte psicológica. As pessoas puderem sentir novamente o prazer do esporte e se divertir, mesmo com todas as restrições da pandemia. Tivemos 400 inscritos em todas as atividades e as inscrições foram feitas através de alimentos, sendo que 230 cestas básicas foram doadas pela secretaria de assistência social. Tivemos também a parte de arrecadação para a Ong Amigo Bicho, onde foram doados mais de uma tonelada de ração.
    Segundo André, em 2021, foi criado o Projeto Bolsa Atleta. “Aproveito para agradecer pela votação unânime desta Casa, pois este programa veio para acrescentar à população esportiva da cidade, especialmente àqueles atletas que com 16 e 17 anos precisam começar a ajudar em casa e não podem dedicar-se ao esporte”, explicou. O Secretário relatou também a criação do projeto Empresa Amiga do Esporte. “Um projeto que consistente em colaborar com projetos esportivos, por exemplo, se uma empresa colabora com a modalidade de vôlei, a logomarca dela estará presente em todas as atividades esportivas do município como uma patrocinadora do esporte”, esclareceu.
   Sobre o Campeonato Varzeano de Futebol, o Secretário comemorou que foi o maior de todos os tempos, com a realização, inclusive, da 1ª edição do Campeonato Varzeano Feminino. “35 esquipes envolvidas, e pela primeira vez nenhuma equipe pagou taxas de arbitragem, pois foi tudo patrocinado pelo Deputado Aliel Machado e pelo prefeito”, destacou. André também discorreu sobre a emenda viabilizada pelo deputado Aliel para troca de pisos nos dois ginásios de esportes da cidade, sendo que a licitação ocorrerá em abril.
    Demczuk ainda citou algumas conquistas da pasta fora de quadra como a pista de skate por meio de emenda da Deputada Leandre Dal Ponte; reforma do kartódromo que já está em fase final; Parque da Vila São João; reforma do estacionamento do Ginásio de Esportes (Batatão) que hoje é mais um local para prática de atividade física; aprovação do projeto de lei de incentivo federal, onde fomos contemplados em três modalidades: voleibol, futsal e ciclismo, entre outras conquistas.
    Para 2022, André disse que Irati será sede dos JAPS (Jogos Abertos do Paraná); da Copa R10 270 de Futebol da Paraná Esportes e da fase regional do projeto Bom de Bola. “Também teremos neste ano a reforma do estádio municipal já prevista com emenda do Deputado Ricardo Arruda e a troca da iluminação por lâmpadas de led do estádio Municipal Abrahm Nagib por meio de emenda do Deputado Aliel”, afirmou. O Secretário comentou também sobre a volta das escolinhas de futebol de campo públicas e ainda anunciou antecipadamente um projeto que virá a público em breve sobre os nove quilômetros de ciclovia para Irati. “Uma obra de R$ 1,8 milhão que trará mais segurança para atletas e trabalhadores”.
   Já finalizando, André reafirmou que todas as modalidades esportivas têm apoio e incentivo da Secretaria de Esportes. Os vereadores elogiaram a explanação e o bom trabalho que o secretário vem realizando a frente da pasta e fizeram alguns questionamentos.

(Acompanha a explanação do Secretário na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)