Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Stanislau Mikuczka e Sergio Luís Caetano são homenageados com nomes de ruas no Loteamento Lagoa Dourada

por RAFAELLA publicado 07/06/2023 13h15, última modificação 07/06/2023 13h15

Familiares dos homenageados e a autoria dos projetos, Teresinha Miranda Veres

Foi realizada na noite do dia 6 de junho a 17ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, seis indicações e dois requerimentos dos vereadores foram apresentados. Na Ordem do Dia, três projetos foram aprovados. As famílias dos homenageados, Stanislau Mikuczka e Sergio Luís Caetano (in memoriam), acompanharam a Sessão.

Na Ordem do dia, foi aprovado em segunda votação o projeto do Executivo nº 024/2023, que institui o Diário Oficial dos Municípios do Paraná como veículo oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos do Município de Irati; e os Projetos de Lei do Legislativo nº 007/2023 (Teresinha Miranda Veres), que denomina a Rua nº 02 do Loteamento Lagoa Dourada, no Bairro Lagoa, de Rua Expedicionário Stanislau Mikuczka e nº 008/2023 (Teresinha Miranda Veres), que denomina a Rua nº 03 do Loteamento Lagoa Dourada, no Bairro Lagoa, de Rua Sergio Luís Caetano.

De acordo com Teresinha, Stanislau Mikuczka nasceu no dia 12 de março de 1920 no Distrito de Itapará, filho de José Mikuczka e Theresa Piacezka, agricultores da região. “Casou-se com Hiaga Polinarski com quem teve 10 filhos. Trabalhou na região como agricultor até ser convocado para servir o país na 2ª Guerra Mundial. Após retornar da guerra, exerceu funções administrativas no Exército Brasileiro até o fim de sua vida. Faleceu no dia 5 de fevereiro de 1975”, contou a vereadora afirmando que o homenageado além de ter sido expedicionário de guerra, exerceu seu amor pela pátria nos campos de batalha da Itália, transmitiu aos seus filhos o amor pela lavoura, pela terra e, em especial, pelo Itapará. “Os seus filhos têm muito orgulho do Pai, não residem mais em Irati, mas sempre retornam a esta terra com muito carinho”.

Da mesma forma, conforme Teresinha, Sergio Luís Caetano nasceu no dia 28 de janeiro de 1974 em Irati, filho de Terezinha Wodete Caetano e João José (Piolli) Caetano. “Era casado com Dalva de Oliveira com quem teve dois filhos. Formou-se em Ciências Contábeis pela Unicentro e era pós-graduado em Gestão e Finanças Públicas pela Faculdade Bagosi. Foi funcionário do Estado por dois anos, atuando como Secretário no extinto Colégio Sagrado Coração, onde pediu exoneração para assumir o município. Ingressou na Prefeitura de Irati no dia 20 de maio de 1996, servindo com zelo e dedicação por mais de 26 anos ao município, atuando em diversas funções, sendo ultimamente responsável pelo Setor de Geoprocessamento na Secretaria de Planejamento e Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo. Também participou ativamente nos planos diretores e conselhos municipais. Como atividade secundária, foi professor de administração, práticas contábeis, finanças públicas e ética do curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Duque de Caxias. Na área de Geoprocessamento, junto a Amcespar assessorou contribuindo na elaboração de planos diretores de vários municípios da região”, relatou a parlamentar que leu também a biografia de Caetano elaborada por ele mesmo para um trabalho escolar da sua filha mais nova, emocionando a todos. Sergio faleceu no dia 11 de setembro de 2022.

Ambos os projetos foram bastante elogiados pelos parlamentares que enalteceram a escolha da vereadora Teresinha. As matérias foram aprovadas por unanimidade de votos e seguem agora para sanção do prefeito.

PALAVRA-LIVRE

Alcides Cezar Pinto contou que esteve na segunda-feira (5), na Capital fazendo algumas visitas nas secretarias do Governo do Estado e na Alep. “Trouxemos boas notícias. Iniciamos nossa agenda com o Secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, onde solicitamos a vinda do Programa Paraná em Ação para Irati, o qual oferece serviços que promovem cidadania, defesa de direitos e inclusão social da população. Já fiz uma indicação nesta casa solicitando que este projeto seja implantado no município. Tivemos agenda também com o Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, para tratar da pavimentação asfáltica das Ruas Henrique Meyer, Pacífico Borges, Custódio Martins e Silvério Doniak. Uma empresa havia ganho a licitação, o estado já havia enviado o recurso por meio da secretaria de Infraestrutura, o município fez o projeto, mas a empresa vencedora não cumpriu o contrato. Este ano, uma nova licitação foi realizada e já temos uma empresa vencedora. Esperamos que nos próximos dias estas obras sejam retomadas. Agradeço a secretária Jéssica e ao João Almeida que nos ajudaram bastante na garantia dos recursos para que estas pavimentações acontecessem. Por fim, estivemos também na Assembleia visitando o gabinete do Líder do Governo, Hussein Bakri, onde discutimos recursos que estão vindo para Irati e em breve teremos novidades”, contou.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.